Acre
Fundhacre oferta exame diagnóstico do câncer de próstata a servidores e reforça importância do autocuidado masculino
A ação faz parte das atividades do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (NASTT) da Fundhacre, e é promovida durante o mês do Novembro Azul, campanha voltada à conscientização da saúde masculina

Exame foi ofertado aos funcionários com idade a partir de 35 anos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Em uma ação de cuidado e valorização dos servidores, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizou, na quinta-feira, 14, uma ação voltada para a saúde do homem, com a realização de exames de PSA. O exame, que detecta alterações indicativas de câncer de próstata, foi oferecido a todos os funcionários com idade a partir de 35 anos, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, ressaltou a importância da iniciativa, não apenas para a saúde dos servidores, mas também como um incentivo à prevenção. “Agradecemos aos servidores não só por terem vindo fazer o exame e cuidarem da saúde, mas também por nos darem essa oportunidade de conscientizar a população. Quando divulgamos uma ação como essa, estamos reforçando a importância de prevenir o câncer de próstata. Nosso agradecimento a todos pela parceria e confiança”, destacou Steiner.

Presidente Soron Steiner agradeceu a todos pelo envolvimento na ação. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
A ação faz parte das atividades do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (NASTT) da Fundhacre, e é promovida durante o mês do Novembro Azul, campanha voltada à conscientização da saúde masculina. “Com essa iniciativa, buscamos valorizar nossos servidores. Sabemos que o exame, se feito na rede privada, teria um custo considerável. Estamos aqui para incentivá-los a fazer o PSA, pois a prevenção é fundamental. Obrigada a todos que participaram e estão cuidando da saúde”, declarou Aglanair Pascoal, coordenadora da Divisão de Apoio Diagnóstico da Fundhacre.

Iniciativa faz parte das atividades da campanha de Novembro Azul. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Para José Augusto Marques, servidor da Fundhacre, a oportunidade de fazer o exame na instituição é um gesto de cuidado com a própria saúde. Aos 53 anos, ele já realizou o PSA em outras ocasiões e entende a importância do exame. “É uma obrigação nossa, que temos essa idade, nos prevenir contra o câncer de próstata, que é uma doença muito agressiva. Os sintomas, geralmente, aparecem quando a doença já está avançada, então é importante correr atrás enquanto é cedo”, afirmou o servidor.
O exame de PSA é feito com uma amostra de sangue e mede os níveis de uma proteína produzida pela próstata. Esse exame ajuda a detectar o câncer de próstata, mas também pode identificar problemas como a hiperplasia benigna, que é o aumento natural da glândula, e a prostatite, uma inflamação que causa desconforto. É um jeito simples e eficiente de cuidar da saúde do homem e prevenir doenças antes que se tornem mais graves. Na Fundhacre, o exame de PSA é realizado regularmente para todos os pacientes, mediante solicitação médica.

José Augusto realiza o exame regularmente, por conta da idade. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.