Geral
Fundhacre e acadêmicos de medicina realizam ação em alusão ao Dezembro Laranja
Por Suene Almeida
A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio da Liga Acadêmica de Dermatologia e Cirurgia Plástica, realiza entre os dias 12 a 16 de dezembro, durante todas as manhãs, na unidade, uma ação de conscientização e combate ao câncer de pele. A programação faz parte da campanha Dezembro Laranja, mês dedicado à prevenção da doença.
O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil. Por ano, são registrados cerca de 185 mil casos, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Fundhacre e acadêmicos de medicina realizam ação em alusão ao Dezembro Laranja. Foto: Suene Almeida
Durante a ação, os acadêmicos dos cursos de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da União Educacional do Norte (Uninorte) alertam para a importância da prevenção e possíveis sinais que identifiquem o câncer de pele.
“Com essa ação, temos o intuito de estar explicando para as pessoas como os sinais de um possível câncer de pele podem surgir. Falar sobre pintas na pele com bordas assimétricas, de cores diferentes, alertar do perigo da exposição prolongada ao sol, sobre a necessidade do uso contínuo de protetor solar, e como essas pessoas podem estar procurando ajuda médica para diagnóstico da doença”, destaca Mariana Gouveia, estudante da Uninorte.

Durante a ação, os acadêmicos dos cursos de Medicina da UFAC e da Uninorte alertam para a importância de prevenção da doença. Foto: Suene Almeida
O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém registra números altos de casos. Já o melanoma, forma mais rara da doença, é o mais agressivo. Dados do Inca apontam ainda que esse tipo de câncer responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, fato que alerta para a importância da campanha Dezembro Laranja ser realizada. É o que ressalta, Rosangela Farias, chefe do Ambulatório da Fundhacre, setor de maior movimento do complexo.
“O Dezembro Laranja é um alerta para todos nós, sobre a importância de observar e buscar combater o câncer de pele, que é uma doença que tem cura. É muito importante, nós, como profissionais de saúde, estarmos levando conhecimento à população. A Fundhacre recebe pessoas de todo o estado do Acre, e até de países vizinhos, o que torna ainda mais importante a realização dessa ação em nossa unidade”, diz a servidora.

Ação ocorreu por meio da Liga Acadêmica de Dermatologia e Cirurgia Plástica. Foto: Suene Almeida
Sintomas e Diagnóstico
Os sintomas mais comuns do câncer de pele são: pintas/sinais que aumentam de tamanho, coçam ou sangram, que mudam de cor ou que têm formato irregular. Além disso, existem alguns tumores que podem ter aparência de lesões, tipo verrugas, nódulos avermelhados e manchas.
Ao notar qualquer sinal suspeito da doença, a pessoa deve procurar atendimento médico para avaliação e posteriores exames, se confirmada a suspeita pelo profissional. O diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento e cura deste tipo de câncer.
Comentários
Geral
PM apreende drogas, arma e ‘contabilidade’ do tráfico durante patrulha em Plácido de Castro
Suspeito abandonou sacola com entorpecentes, revólver e caderno de anotações criminosas ao fugir da polícia. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de venda de drogas. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma carga completa de materiais usados no tráfico de drogas durante um patrulhamento realizado na manhã desta quarta-feira (24) em Plácido de Castro. A ação, executada por uma guarnição do 4º Batalhão, ocorreu após denúncias de intensa movimentação suspeita em uma área periférica da cidade.
Por volta das 8h, os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma casa já mapeada pelas autoridades como ponto de venda de entorpecentes. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.
Dentro do objeto, a polícia encontrou porções de crack, maconha e cocaína, uma balança de precisão, embalagens plásticas para fracionamento, um revólver calibre .32 com munições, dinheiro em espécie e um caderno com anotações detalhadas sobre a atividade criminosa – que funcionava como uma espécie de “contabilidade” do tráfico.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, onde o caso segue em investigação. As autoridades buscam identificar e localizar o suspeito que conseguiu fugir.
Comentários
Geral
Vídeo: PM prende homem com arsenal e drogas durante patrulhamento em Rio Branco
Suspeito de 23 anos jogou arma sobre muro ao ver policiais, mas foi detido com carregador; ação apreendeu pistola, escopeta e cocaína
Um homem de 23 anos foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Dioney Bruno Ferreira de Souza foi detido após tentar se desfazer de uma pistola ao perceber a aproximação dos agentes, que realizavam patrulhamento ostensivo devido a conflitos recentes entre facções rivais na região.
Ao abordarem um grupo que consumia bebidas alcoólicas com som alto em via pública, os policiais perceberam movimentos suspeitos. Enquanto parte dos presentes fugiu pulando muros, Dioney correu até um muro e arremessou uma arma para um terreno vizinho. Durante a revista, foi encontrado em seu bolso um carregador de pistola com sete munições calibre 9mm.
No terreno ao lado, os militares localizaram uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, com 12 munições. Dentro da residência do suspeito, foram apreendidos ainda uma escopeta calibre 28, seis cartuchos e 42 trouxinhas de cocaína prontas para venda.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo (de uso permitido e restrito) e tráfico de drogas. Ele foi conduzido algemado e sem lesões à delegacia especializada para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco
Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada
O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.
Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.
Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.
A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.











Você precisa fazer login para comentar.