Cotidiano
Fundação Hospitalar do Acre introduz novo tratamento para “Pé Torto” em recém-nascidos
O tratamento oferecido pela FHA consiste na técnica de gessos seriados, que são aplicados semanalmente. Essa abordagem envolve a colocação de gessos que corrigem progressivamente a posição do pé, seguido pelo uso de uma órtese, conhecida como “botinha”

O pé torto é caracterizado pelo desvio dos pés, que se voltam para dentro e para baixo, dificultando a mobilidade e o desenvolvimento motor da criança se não tratado adequadamente. Foto: assessoria
A Fundação Hospitalar do Acre (FHA) anunciou a implementação de um novo tratamento para crianças diagnosticadas com pé torto, uma malformação congênita que afeta milhares de recém-nascidos todos os anos. O pé torto é caracterizado pelo desvio dos pés, que se voltam para dentro e para baixo, dificultando a mobilidade e o desenvolvimento motor da criança se não tratado adequadamente.
A condição, que ocorre em 1 a cada 1.000 nascidos vivos, é considerada de origem idiopática – sem causa determinada, embora estudos da Universidade de Oxford indiquem uma possível relação genética. O tratamento oferecido pela FHA consiste na técnica de gessos seriados, que são aplicados semanalmente. Essa abordagem envolve a colocação de gessos que corrigem progressivamente a posição do pé, seguido pelo uso de uma órtese, conhecida como “botinha”, que deve ser utilizada entre 23 e 14 horas por dia, conforme a fase do tratamento, até os quatro anos de idade.
Jasmin Almeida, mãe de um menino de sete meses que está se beneficiando desse tratamento, compartilha sua experiência: “A princípio foi bem difícil, porque o gesso é a parte mais desafiadora até ele se adaptar. Mas depois que tudo passou, ver o pezinho dele normalizado trouxe uma alegria imensa ao nosso coração.”
A médica ortopedista responsável pelo acompanhamento das crianças esclarece que o tratamento envolve de quatro a oito gessos, e pode incluir uma procedure conhecida como tenotomia para garantir melhores resultados. Os pacientes são monitorados até a adolescência, garantindo um desenvolvimento saudável e adequado.
Comentários
Cotidiano
Inédito no Juntos pelo Acre, implante contraceptivo é ofertado a mulheres da regional do Calafate
A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis

Método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. Foto: Daniel Villamor/SEASDH
Mais de 100 adolescentes foram beneficiadas com a inserção do implante contraceptivo subdérmico, conhecido como Implanon, durante a edição do programa Juntos pelo Acre, realizada neste sábado, 28, na regional do Calafate, em Rio Branco.
O método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a prevenção de gestações não planejadas, fortalecendo as políticas públicas voltadas à saúde e ao cuidado com adolescentes no estado.
Ao todo as 100 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos, foram atendidas. A iniciativa é financiada pelo Comitê do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCAD) e já está presente em 15 municípios do estado.
A chefe da Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Temos fortalecido essa política pública para cuidar das jovens, que são o futuro da nossa sociedade. Trata-se de uma ação inovadora na Região Norte, que demonstra o compromisso do governo em investir em políticas voltadas às crianças e aos adolescentes”, afirmou.

Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Foto: Daniel Villamor/SEASDH
Moradora da região, Lorhany Silva também aprovou a iniciativa. “Estou muito feliz com a oportunidade que o governo do Acre está trazendo para a população. Sem dúvida, são mais benefícios para toda a comunidade”, disse.

Lorhany Silva, moradora da região, também aprovou a iniciativa. Foto: Daniel Villamor/SEASDH
A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis.
A vice-governadora, Mailza Assis, destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. “Este é um projeto construído para a população. Convido todos a participarem e a aproveitarem os diversos serviços oferecidos. Agradeço aos presidentes de bairros e às lideranças comunitárias que se mobilizaram para envolver a comunidade. Estar aqui, prestando atendimento com diversos serviços, é gratificante e reforça o nosso compromisso de continuar trabalhando pela população”, ressaltou.

Vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. Foto: Deyse Cruz/SEASDH
Mailza Assis também enfatizou o papel das lideranças comunitárias. “Esse trabalho, desenvolvido ao longo dos últimos anos, só é possível graças à atuação dessas lideranças, que estão diariamente ouvindo, acolhendo e identificando as necessidades da comunidade. Nosso papel é ouvir, acolher e encaminhar soluções”, completou.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também participou da ação, levando atividades educativas voltadas ao público infantil. O orientador de trânsito Victor Silva destacou a iniciativa. “Pensando no bem-estar das crianças e na educação para o trânsito, o Detran trouxe jogos interativos que ensinam de forma lúdica. Também disponibilizamos um espaço para fotos com carrinhos, motos e bicicletas, promovendo aprendizado por meio da brincadeira”, explicou.
A estudante Thalia Freitas, de 8 anos, participou das atividades e aprovou a ação. “Estou muito feliz com todas as brincadeiras oferecidas. Muito obrigada”, afirmou.
Comentários
Cotidiano
PSDB inicia nova rodada de filiações com entrada de Giovanni Casseb
Partido reforça mobilização política e amplia base com foco nas próximas articulações e desenvolvimento local.
O PSDB deu início a mais um dia de mobilização política com a realização de novas filiações ao longo desta semana. Entre os destaques, a sigla oficializou a entrada de Giovanni Casseb em seus quadros.
A filiação ocorreu nesta semana e foi apresentada como parte do processo de fortalecimento interno do partido, que busca ampliar sua base de apoio visando as próximas articulações políticas.
Lideranças da legenda, entre elas o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacaram a importância da chegada de novos integrantes, ressaltando a união e o engajamento como pilares para o desenvolvimento de pautas voltadas à população.
A movimentação integra uma série de ações do partido para consolidar sua atuação e ampliar sua presença no cenário político local.
Comentários
Cotidiano
Gerson Boaventura explica ausência do Rio Branco no Estadual Sub-20
O presidente do Rio Branco, Gerson Boaventura, explicou ao phdesporteclube.com.br o motivo da ausência da equipe Sub-20 na disputa do Campeonato Estadual.
“Realizamos uma reunião de diretoria na semana e definimos pela não participação no Sub-20. O clube precisaria realizar um investimento acima de 40 mil para jogar o torneio e neste momento resolvemos priorizar a reforma da piscina e o equilíbrio financeiro”, explicou Gerson Boaventura.
Precisa investimento
Segundo Gerson Boaventura, a estrutura para jogar o Sub-20 é semelhante a do futebol profissional e por isso foi necessário fazer escolhas.
“Temos um calendário garantindo para a próxima temporada e não podemos comprometer, agora, as nossas cotas. Ainda temos pendências financeiras e essa é a prioridade”, afirmou o presidente.
Pagamentos honrados
Gerson Boaventura confirmou o pagamento do prêmio aos atletas pelo vice-campeonato Estadual.
“Tínhamos um acordo com os atletas e o prêmio foi pago pela minutagem no Estadual. Estamos cumprindo tudo e isso precisa enfatizado”, declarou Gerson Boaventura.


Você precisa fazer login para comentar.