Conecte-se conosco

Cotidiano

Fundação Hospitalar do Acre introduz novo tratamento para “Pé Torto” em recém-nascidos

Publicado

em

O tratamento oferecido pela FHA consiste na técnica de gessos seriados, que são aplicados semanalmente. Essa abordagem envolve a colocação de gessos que corrigem progressivamente a posição do pé, seguido pelo uso de uma órtese, conhecida como “botinha”

O pé torto é caracterizado pelo desvio dos pés, que se voltam para dentro e para baixo, dificultando a mobilidade e o desenvolvimento motor da criança se não tratado adequadamente. Foto: assessoria 

A Fundação Hospitalar do Acre (FHA) anunciou a implementação de um novo tratamento para crianças diagnosticadas com pé torto, uma malformação congênita que afeta milhares de recém-nascidos todos os anos. O pé torto é caracterizado pelo desvio dos pés, que se voltam para dentro e para baixo, dificultando a mobilidade e o desenvolvimento motor da criança se não tratado adequadamente.

A condição, que ocorre em 1 a cada 1.000 nascidos vivos, é considerada de origem idiopática – sem causa determinada, embora estudos da Universidade de Oxford indiquem uma possível relação genética. O tratamento oferecido pela FHA consiste na técnica de gessos seriados, que são aplicados semanalmente. Essa abordagem envolve a colocação de gessos que corrigem progressivamente a posição do pé, seguido pelo uso de uma órtese, conhecida como “botinha”, que deve ser utilizada entre 23 e 14 horas por dia, conforme a fase do tratamento, até os quatro anos de idade.

Jasmin Almeida, mãe de um menino de sete meses que está se beneficiando desse tratamento, compartilha sua experiência: “A princípio foi bem difícil, porque o gesso é a parte mais desafiadora até ele se adaptar. Mas depois que tudo passou, ver o pezinho dele normalizado trouxe uma alegria imensa ao nosso coração.”

A médica ortopedista responsável pelo acompanhamento das crianças esclarece que o tratamento envolve de quatro a oito gessos, e pode incluir uma procedure conhecida como tenotomia para garantir melhores resultados. Os pacientes são monitorados até a adolescência, garantindo um desenvolvimento saudável e adequado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Inmet emite alerta de tempestade para todo o Acre no dia de Natal

Publicado

em

Aviso aponta risco de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo

Foto: Sérgio Vale

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na véspera de Natal, um aviso de tempestade com perigo potencial válido para todo o estado do Acre nesta quarta-feira (25). O alerta tem início à 0h e segue até as 23h59.

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia. O aviso também indica a possibilidade de ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h, além de queda de granizo em pontos isolados.

Apesar do alerta, o instituto destaca que o risco é considerado baixo para ocorrências mais graves. Ainda assim, não estão descartadas interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas urbanas.

O Inmet recomenda que a população adote medidas preventivas, como evitar abrigo sob árvores durante tempestades e manter atenção a possíveis alterações nas condições do tempo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez vence o Independência em jogo treino visando o Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Independência e Galvez são favoritos ao título do Estadual 2026

O Galvez venceu o Independência por 3 a 0 nesta terça, 23, no Tonicão, em um jogo treino como parte da preparação das duas equipes visando a disputa do Campeonato Estadual. Ricardo Rato, Kaká e Anderson marcaram os gols do Imperador.

Galvez

O técnico Maurício Carneiro aprovou o desempenho do Galvez no treinamento e acredita na evolução física e tática até a estreia no Estadual

“Fizemos esse jogo treino e a avaliação precisa ser feita sob vários aspectos. Estamos no começo do trabalho, mas gostei da parte física, movimentação e foi possível começar a pensar nos encaixes do time”, declarou Maurício Carneiro.

Independência

Segundo Ivan Mazzuia, comandante do Tricolor, o treinamento foi bem avaliado por ser no início da fase de preparação.

“Estamos priorizando o condicionamento dos atletas e ainda iremos trabalhar os aspectos do jogo. Vamos evoluir e isso é o mais importante”, afirmou o treinador do Independência.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo e Dheryke são mais duas contratações do Rio Branco

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Dheryke estava atuando no futebol do Paraná

Em doses homeopáticas, a diretoria do Rio Branco segue a montagem do elenco para a disputa do Campeonato Estadual. O zagueiro Marcelo, ex-Náuas, e o meia Dheryke, ex-Cambé do Paraná, são mais duas contratações do Mais Querido visando à temporada de 2026.

“São mais duas peças importantes. Estamos montando esse trabalho e queremos uma equipe competitiva no Estadual”, declarou o técnico Ulisses Torres.

Apresentação do elenco

O elenco do Estrelão foi apresentado nesta terça, 23, no José de Melo, e o professor Selcimar Maciel explicou o planejamento do trabalho para o Estadual.

“Estamos exigindo dos atletas, mas com todos os cuidados para evitar lesões. Essa fase de pré-temporada é fundamental para podermos ter um time forte”, explicou Selcimar Maciel.

Faz treinamento

O elenco do Rio Branco realiza nesta quarta, 24, no José de Melo, mais um treinamento na sequência da preparação para o Estadual. O Estrelão estreia no Estadual no dia 17 de janeiro contra o Vasco, no Tonicão.

Comentários

Continue lendo