Geral
Fundação Elias Mansour divulga programação para este fim de semana, em Rio Branco
Exposições, museus, sessão de cinema e atração de dança fazem parte da programação cultural apoiada pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), neste fim de semana, em Rio Branco. As atrações são gratuitas e possuem classificação livre para todas as idades.
Já nesta sexta-feira, 10, a população pode prestigiar gratuitamente o filme Divertida Mente, um sucesso em bilheterias, às 15h, na Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2016, o longa ganhou uma sequência em 2024.
Para os amantes da dança, das 18h às 21h, será realizado o encontro de formação em Dança do Ventre – Sherazade, na Usina de Arte João Donato, localizada na Rua das Acácias, n° 1155, Distrito Industrial. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (68) 9 9221-6421.

Usina de Arte João Donato é um espaço público do governo do Estado que oferece diversos cursos e atividades nas áreas artística e cultural. Foto: Hannah Lydia
Nesta sexta, sábado, 11, e domingo, 12, os museus dos Povos Acreanos e da Borracha estarão disponíveis das 13h às 18h e das 13h às 17h, respectivamente, para receber a visita da população, com uma vasta quantidade de exposições em cada um deles.
O coordenador do Museu dos Povos Acreanos, Ferleno Ferreira, destaca a importância do espaço para a história do Acre: “O Museu dos Povos Acreanos desempenha um papel fundamental nesse processo, sendo um instrumento de diálogo com a sociedade e as instituições. Ele promove maior interação social e oferece educação, pesquisa e lazer para toda a população”.

Museu dos Povos Acreanos resgata história do Acre. Foto: Alice Leão
No Museu da Borracha, como principal exposição, os visitantes irão encontrar um mapa que relata, de forma cronológica, a chegada dos primeiros nordestinos em terras acreanas, a trajetória da extração e produção do látex e como se deu a expansão para o exterior, além de um rico acervo de livros e revistas.
O Memorial dos Autonomistas, localizado no Centro de Rio Branco, está com uma exposição permanente em memória ao Movimento Autonomista do Acre. Com entrada franca, o espaço funciona das 13h às 17h.

Memorial dos Autonomistas. Foto: FEM
“A Fundação de Cultura Elias Mansour vem se destacando pelo apoio à produção cultural em todo o estado, promovendo editais e políticas públicas que valorizam artistas locais e preservam tradições regionais. Esses investimentos não apenas enriquecem o patrimônio cultural, mas também fomentam a economia criativa e ampliam o acesso da população à arte”, destaca Ferleno Ferreira.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.



Você precisa fazer login para comentar.