Conecte-se conosco

Cotidiano

Funcionário da Seinfra sofre AVC, fica em estado grave e é internado na UTI do pronto-socorro de Rio Branco

Publicado

em

José Mauricio Escobari Jimenez, chefe de divisão da Seinfra, passou por cirurgia na noite desta quarta-feira (24) e deve passar por novo procedimento nesta sexta (25)

José Maurício Escobari, funcionário da Seinfra, sofreu um AVC na tarde desta quarta-feira (23). Foto: Arquivo pessoal

O chefe de divisão da Secretaria de Infraestrutura do Município de Rio Branco(Seinfra), José Mauricio Escobari Jimenez, de 53 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na tarde desta quarta-feira (23). Ele foi levado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ainda está internado em estado grave nesta quinta-feira (24).

A informação foi confirmada pelo secretário de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira, que esclareceu que o homem não estava na secretaria quando passou mal.

Ainda de acordo com ele, Ferreira recebeu informações de que o funcionário teve hidrocefalia, quando há o acúmulo excessivo de líquido no cérebro, e passou por cirurgia ainda na noite de quarta.

“Foi colocado um dreno para diminuir pressão no cérebro. Foi um hematoma subdural, ele foi pro centro cirúrgico era 18h”, informou ele.

De acordo com Cid, a situação de José é delicada, já que há muito sangue no cérebro e ele teve aumento da pressão cerebral. Ele deve passar por nova cirurgia na próxima sexta-feira (25).

“Todos estamos com sentimento solidário, toda equipe muito triste e orando pelo restabelecimento da saúde dele”, afirmou Cid.

AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.

O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. O isquêmico é quando há um entupimento em uma artéria por trombose de sangue, por placas de gordura ou por espasmo da musculatura, que impedem a circulação do sangue no cérebro. Já o hemorrágico é quando uma artéria se rompe e provoca sangramento no cérebro. As sequelas mais sérias são na locomoção.

O diabetes é um dos principais fatores de riscos para o AVC. Além dela estão a hipertensão arterial, obesidade, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo