fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Fuga de prisão em Mossoró; fato é o 1º registrado na história da carceragem federal

Publicado

em

Secretário nacional de políticas penais, André Garcia, está a caminho do Estado; pasta pediu apoio da Polícia Federal

Dois presos fugiram nesta quarta-feira (14) da prisão de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Esta é a primeira vez na história que uma carceragem federal registra fuga. A informação foi confirmada pelo R7 com o Ministério da Justiça. Os homens foram identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.

O secretário nacional de políticas penais, André Garcia, estava a caminho do estado para auxiliar nas buscas. De acordo com fontes, a PF Polícia Federal foi acionada, não só para ajudar no trabalho de recaptura, mas também de investigação das responsabilidades dos envolvidos. A segurança do Rio Grande do Norte vai auxiliar nos trabalhos. Os agentes vão priorizar as próximas 72 horas para a captura.

Segundo fontes informaram à RECORD, os presos têm ligação com a facção criminosa Comando Vermelho, mas não possuem grande aporte financeiro. Mendonça e Nascimento vieram do Acre, onde participaram da rebelião de julho de 2023, que terminou com cinco mortes. Após o episódio, foram transferidos para Mossoró, em celas separadas, e estão no RDD (Regime Disciplinar Diferenciado). Durante a madrugada, mais especificamente entre 3h e 4h, fugiram das celas e escaparam pela área de encanamento.

No Brasil, há outras quatro unidades de prisão federal: em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e em Brasília (DF). Os centros recebem lideranças criminosas e os presos de alta periculosidade, com a finalidade de combater o crime organizado.

“Desde a sua criação, é referência de disciplina e procedimento, uma vez que nunca houve fuga, rebelião nem entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias, aplicando-se fielmente a LEP (Lei de Execuções Penais)”, diz o site da Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Ex-militar é preso em Roraima condenado a 50 anos por estupro de cinco crianças

Publicado

em

Crimes ocorreram entre 1994 e 2012; vítimas tinham entre 3 e 12 anos e eram vizinhas do acusado

Um militar da reserva do Exército, de 60 anos, foi preso em Bonfim, norte de Roraima, após ser condenado a 50 anos de prisão por estuprar cinco crianças. A ação foi coordenada pela Polícia Civil, por meio da Polinter.

Os abusos aconteceram ao longo de 18 anos (1994 a 2012), com vítimas entre 3 e 12 anos de idade, todas vizinhas do agressor. Os crimes ocorriam em sua residência, onde as crianças brincavam com seus filhos ou ficavam sob seus cuidados.

Condenado a 33 anos e quatro meses em uma ação e 17 anos e 22 dias em outra, o militar cumpriu pena em regime fechado. Após a expedição do mandado, foi levado para Boa Vista, onde passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (25).

Comentários

Continue lendo

Brasil

Centenas fazem fila em 1º dia de visitação do túmulo do papa Francisco

Publicado

em

Centenas de pessoas passaram pelo túmulo do Papa Francisco desde o início da manhã deste domingo (27), na basílica romana de Santa Maria Maggiore, onde ele escolheu ser enterrado.

Nenhum papa havia sido sepultado fora do Vaticano em mais de um século, mas Francisco optou pelo sepultamento em Santa Maria Maior, localizada no bairro mais multicultural da capital italiana.

Seu caixão foi levado para lá no sábado, após a missa de corpo presente na Praça de São Pedro, com milhares de pessoas percorrendo o caminho pelo coração da cidade para se despedir.

O caixão foi colocado em um túmulo simples de mármore em um corredor lateral da basílica.

Apenas seu nome em latim, “Francisco”, está inscrito no topo, enquanto uma reprodução da cruz simples que ele costumava usar no pescoço está pendurada acima do nicho.

“Sinto que é exatamente o estilo do Papa. Ele era simples, e o lugar dele agora também é”, disse a peregrina polonesa Maria Brzezinska após prestar suas homenagens.

Os visitantes começaram a formar fila bem antes da abertura da Basílica, às 7h (05h GMT).

Depois de passar pelos detectores de metais, eles entravam na igreja pela chamada Porta Santa, aberta apenas durante os Anos Santos especiais celebrados a cada 25 anos.

Santa Maria Maggiore é uma das quatro basílicas em Roma que possuem essas portas sagradas. Foi fundada em 432 e é a única basílica da cidade que preserva a estrutura cristã primitiva, embora tenha havido muitas adições posteriores.

Francisco era especialmente apegado a ela por sua devoção a Maria, Mãe de Deus. Ele rezava lá antes e depois de cada viagem ao exterior.

Um venerado ícone bizantino de Maria está guardado na capela paulina, perto do túmulo. Um vaso de rosas douradas, doado por Francisco em 2023, repousa entre castiçais sob o ícone. Sua última visita à capela carregando um buquê de rosas brancas foi em 12 de abril.

Uma única rosa branca foi colocada em seu túmulo.

“Tanta intensidade. Ele era uma pessoa próxima a todos, por isso o respeitamos pelo que fez, cada um à sua maneira. Obrigado”, disse Carmelo Lamurra, morador de Roma.

 

Comentários

Continue lendo

Brasil

Onça envolvida em ataque a caseiro em MS deve ser transferida; entenda

Publicado

em

A onça responsável por atacar um caseiro no interior de Mato Grosso do Sul, não deve voltar à região de mata em que foi capturada. O felino passa tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande (MS).

Depois do tratamento, a onça deve ser transferida para um recinto, definitivo ou provisório, ainda de acordo com o governo. Em nota à CNN, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) disse que futuros encaminhamentos serão discutidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) do estado em conjunto com o instituto.

“O animal deverá ser destinado a uma instituição mantenedora de fauna apta a recebê-lo e será incorporado ao Programa de Manejo Populacional da Onça-Pintada, coordenado pelo ICMBio”, afirma a nota. O destino do animal deve ser decidido no plano do programa que busca conservar a espécie em todos os biomas brasileiros.

O animal foi capturado na quinta-feira (24), na região de mata Touro Morto, em Mato Grosso do Sul, três dias após atacar o caseiro José Avalo, de 60 anos.

Segundo o último boletim veterinário, divulgado pelo governo do estado, o animal passou por exames e está em acompanhamento veterinário 24 horas, devido desidratação, perda de peso, e alterações hepáticas, renais e gastrointestinais.

Comentários

Continue lendo