Acre
Friale afirma que frio da Antártica chega ao Acre com ventanias e temporais no próximo fim de semana
“As condições atmosféricas estão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas volumosas, raios, ventanias e eventual queda de granizo”, diz pesquisador
Com informações da ContilNet
O pesquisador em meteorologia, Davi Friale, afirmou nesta quinta-feira (1) em seu site “o tempo Aqui” que uma intensa massa de ar frio polar está em formação na Antártica e deve penetrar na América do Sul. O pesquisador promete ainda que esta será a mais poderosa onda de frio deste ano e deverá avançar rapidamente na direção do Acre. “Com alta probabilidade de novos recordes de frio do ano”, escreveu Friale.
De acordo com a previsão feita por ele, os primeiros ventos poderão serão sentidos pelos acreanos na noite de sábado (3), mas somente o domingo o frio deve se acentuar. “Entretanto, é a partir do domingo, dia 4, quando a massa de ar polar começa a chegar, que a temperatura cai acentuadamente, com ventos intensos de sudeste, fazendo com que esse dia tenha céu encoberto e chuvas a qualquer hora”.
As mínimas, ao amanhecer desses dias podem oscilar em:
– Rio Branco e Sena Madureira, entre 12 e 15ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, entre 10 e 13ºC;
– Assis Brasil, entre 8 e 11ºC;
– Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, entre 15 e 18ºC;
– Tarauacá e Feijó, entre 14 e 17ºC;
Davi Friale é ainda mais enfático quanto à intensidade do Frio: “As condições atmosféricas estão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas volumosas, raios, ventanias e eventual queda de granizo, entre sexta-feira, dia 2, e domingo, dia 4 de setembro”.
As temperaturas baixas e os ventos frios continuarão até por volta da próxima quarta-feira, dia 7 de setembro.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.