Conecte-se conosco

Cotidiano

França é letal, supera valentia de Marrocos e encara Argentina na final da Copa

Publicado

em

E a França mantém de pé a defesa do título e segue em busca do tricampeonato do Mundo. Nesta quarta-feira, o selecionado francês encarou Marrocos, grande surpresa do torneio, e, de forma eficiente, segurou a pressão africana e venceu por 2 a 0. Theo Hernández e Kolo Muani fizeram os gols da partida.

Com a vitória, a equipe de Didier Deschamps vai lutar pelo tri com a embalada Argentina, que se garantiu na decisão após despachar a Croácia por 3 a 0.

A grande decisão acontece no próximo domingo, no Lusail, em Doha. Do outro lado, apesar da derrota, o Mundial ainda não acabou para os marroquinos. No próximo sábado, os Leões de Atlas decidem o terceiro lugar contra os croatas.

Gol cedo dá vantagem à França

A França sequer deu tempo para Marrocos organizar seu sistema defensivo. Logo aos cinco minutos, Griezmann recebeu com espaço pela direita e colocou na área. Mbappé tentou girar batendo e viu a bola se oferecer para Theo Hernández, que tocou na saída de Bono: 1 a 0.

Na frente do placar, o selecionado comandado por Didier Deschamps teve ainda mais tranquilidade para impor seu jogo. Dono do meio campo, o time francês chegou a flertar com o segundo gol. Aos 18, Giroud ganhou de Saiss na velocidade, invadiu a área e soltou uma bomba na trave.

Pouco tempo depois, após boa recuperação pela esquerda, Tchouaméni arrancou e enfiou linda bola para Mbappé. O camisa 10 tirou do goleiro, mas a defesa marroquina apareceu na hora “h” para fazer o corte. Na sequência, Giroud recebeu na área e, de primeira, mandou pela linha de fundo, tirando tinta da trave. Incrível!

Na reta final, porém, o cenário do confronto mudou. Sem espaço para progredir por baixo, Marrocos começou a apostar na bola aérea e quase arrancou o empate. Na melhor chance criada, aos 45, Ziyech cobrou escanteio pela direita, a bola ficou viva e El Yamiq emendou uma bicicleta, obrigando Lloris a fazer uma grande defesa. A bola ainda tocou na trave no lance…

Marrocos não se entrega, mas sofre com eficiência francesa

No segundo tempo, a seleção de Marrocos mostrou sua força e, de forma imponente, “esmagou” a França, que, sem conseguir encaixar a velocidade de Mbappé, se viu acuada.

Com muita intensidade, principalmente através das descidas de Hakimi e Ziyech pela direita, o time africano aplicou uma grande blitz e voltou a amadurecer o empate. Entre trocas de passe envolventes e entradas na área, os marroquinos não conseguiram o principal: eficiência nas finalizações.

Sem aproveitar seu melhor momento no jogo, Marrocos perdeu intensidade e viu os franceses cresceram após as alterações de Deschamps. A estrela do treinador, inclusive, foi determinante para o resultado final.

Aos 32, Muani, que havia acabado de entrar, se projetou na área em um dos únicos momentos da França no ataque na etapa complementar e decidiu a semifinal. O atacante do Eintracht Frankfurt aproveitou sobra, após finalização de Mbappé, e, com o gol vazio, completou para o fundo das redes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Comitiva russa discute parcerias com Estado e Ufac para implantação de indústria de produção de biofertilizantes

Publicado

em

Seguimentos estratégicos do governo do Acre no tocante a oportunizar o desenvolvimento como as secretarias de Estado de Planejamento (Seplan), de Agricultura (Seagri), de Ciência Tecnologia e Inovação (Seict) e Casa Civil compuseram a agenda institucional realizada durante a tarde da sexta, 6, na Universidade Federal do Acre (Ufac), para o Programa de Biotecnologia da Universidade de Vladvostok da Russia, com a comitiva russa composta por representantes da Associação de Produtores de Fertilizantes Orgânicos da Rússia. A associação possui mais de 300 empresas associadas, parcerias com Academia de Ciências da Rússia e 27 universidades.

Agenda de trabalho na Ufac reuniu organismos de governo para tratativas sobre parcerias público privadas, iniciadas em novembro com a visita de representantes do Acre a Rússia, na missão organizada pela Câmara Brasil-Rússia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Nessa agenda a comitiva russa propôs parcerias com a Reitoria de Inovação e Tecnologia, com a perspectiva de instalação no Acre, de uma indústria de produção de biofertilizantes, com vistas a trabalhar também utilizando todo o Parque Tecnológico do Estado nessa parceria com a Universidade. Na reunião para discutir essas tratativas também foi abordado anseio dessa associação de empresas de fertilizantes da Rússia, de instalar um laboratório, um instituto de desenvolvimento tecnológico de produtos de fertilizantes orgânicos no Acre.

Para tanto, foi exposto que necessariamente eles precisariam também da mão de obra tecnológica do Estado e a universidade seria o braço dessa mão de obra, composta por estudantes e  professores para desenvolver as pesquisas e desenvolver os produtos que vão ser desenvolvidos nesse instituto.

Secretário adjunto de Agricultura defendeu que a junção de saberes tradicionais, com a ciência e tecnologia fortalece a produção rural, garante segurança alimentar e nutricional. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O secretário adjunto de Agricultura Edivan Azevedo considerou como as melhores expectativas, ter a possibilidade de parceria com os russos para desenvolver tecnologia de bio fertilizantes para a região, aliando desenvolvimento a preservação ambiental, com uma biotecnologia capaz também de  gerar excedentes para exportação e assim fortalecer a balança comercial.

“Temos que apresentar, dentro das mudanças climáticas, a agricultura como uma das soluções. E a partir do uso de biotecnologias, de bioinsumos, de fertilizantes orgânicos, é que nós teremos essa possibilidade de aliar a agricultura, ao desenvolvimento socioeconômico, com preservação do meio ambiente”, pontuou Azevedo.

Secretrário de Indústria, Ciência e Tecnologia lembrou que a agenda é resultado do trabalho iniciado pelo governo desde o início da gestão, de abrir o Estado para o negócios. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, falou sobre a importância desse encontro,  por representar perspectivas de um novo olhar que o Brasil e o mundo tem dado para o Acre, que é o desejo do governo do Estado, que é a geração de novos negócios.

“Uma indústria que representa, além da produção, perspectivas de geração de emprego, desenvolvimento da inovação, da ciência e tecnologia e o Estado se faz presente em todo esse planejamento”, frisou.

Pró-Reitora considerou a agenda como produtiva, com tratativas promissoras para a universidade, os estudantes, professores, o Estado e a comunidade. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Ufac, Almecina Balbino, considerou o encontro como produtivo, com o governo do Acre, representado pelos secretários de Estado, junto com a comitiva russa, para tratativas sobre à pesquisa relacionada com a bioeconomia da Amazônia, envolvendo principalmente as pesquisas e os pesquisadores da Ufac, em parceria com os pesquisadores da Rússia.

“Para crescer, precisamos abrir nossos espaços para outros parceiros e principalmente para as outras instituições de pesquisa, para poder avançar nessa área”, explicou a pró-reitora.

Presidente da Câmara de Comércio Brasil–Rússia coordenou as tratativas sobre as parcerias durante a visita da comitiva russa ao Estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Gilberto Corrêa, presidente da Câmara de Comércio Brasil–Rússia, garantiu que há perspectivas concretas de desenvolver a ciência e a tecnologia, com aplicação destinada ao setor produtivo, com biotecnologias, bioinsumos, melhoramentos do solo, fertilizantes orgânicos, por meio de intercâmbios com entidades do Brasil e certificação de produtos russos.

“O que representa um salto quântico, pois essa organização presente na reunião trabalha com setor de fármacos, com a cosmetologia, além dos fertilizantes orgânicos e melhoramentos de solo. Estamos aqui para trabalhar, ajudar nosso país e o estado, com as parcerias estabelecidas nessa visita”, enfatizou Corrêa.

The post Comitiva russa discute parcerias com Estado e Ufac para implantação de indústria de produção de biofertilizantes appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes aprovam prestação de contas e calendário de 2026

Publicado

em

Foto PHD: Rafael do Vale espera uma temporada ainda melhor em 2026

Os dirigentes de equipes se reuniram nesta sexta, 6, na sede da Federação Acreana de Futsal(Fafs) e aprovaram as contas de 2025 e o calendário de competições para a temporada de 2026.

“Iniciamos 2026 com uma reunião muito importante. As contas foram aprovadas e as taxas para os torneios seguem as mesmas do ano passado. O calendário de competições também foi aprovado”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.

Dirigentes presentes

Dirigentes de 14 equipes, Veneza, Epitaciolândia, Real Sociedade, Preventório, Borussia, Capixaba, Calafate, Vila City, PSC, Fluminense da Bahia, Villa, Quinari, Montenegro e Lyon estiveram presentes na reunião.

Começa em abril

As competições da temporada de 2026 iniciam no mês de abril com as disputas do Sub-11 e 15, no masculino.

“Temos 12 torneios programados. Vamos fechar 2026 com o Estadual Sub-20”, afirmou Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz e Galvez disputam confronto pensando na semifinal

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O meia Marquinhos (bola) espera uma partida difícil

Santa Cruz e Galvez fazem neste sábado, 7, a partir das 15 horas, no Tonicão, uma partida importante pela 4ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual de 2026. O Imperador é 3º com 7 pontos e o Santa Cruz ocupa a 6ª colocação somando 4 pontos.

Santa Cruz

O técnico Sandro Resende deve manter a mesma equipe do confronto diante do Vasco. Os volantes Wanderson, regularizado, e Hubeny, retornando de lesão, serão opções.

“Teremos um jogo difícil e importante. Uma vitória é fundamental”, disse Sandro Resende.

Galvez

O Galvez, invicto no campeonato, chega para o duelo como favorito. Maurício Carneiro terá as voltas de do zagueiro Jô e do atacante Alifi, mas não poderá contar com o volante Dudu, suspenso.

Julian comanda

Julian Negreiros comanda Santa Cruz e Galvez. Verônica Severino e Renô Lorêdo serão os auxiliares.Foto Sueli Rodrigues: O meia Marquinhos (bola) espera uma partida difícil

Comentários

Continue lendo