Conecte-se conosco

Acre

Forças de Segurança do Estado realizam operação no Complexo Penitenciário de Rio Branco e arredores

Publicado

em

Em apoio às ações desenvolvidas pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), foi realizada, no Complexo Penitenciário de Rio Branco, neste sábado 1º de junho, uma operação conjunta das forças de Segurança do Estado, com rondas na parte interna e no entorno dos presídios.

Operação foi realizada em conjunto com as demais forças de Segurança do Estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Além da Polícia Penal e suas forças especializadas, como Divisão Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), Divisão do Serviço de Operações e Escolta (Dsoe), Divisão de Operações com Cães (DOC) e Grupo de Operações Especiais (Gpoe), a operação contou ainda com a presença do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros (CBMAC), Grupo Especial de Fronteiras (Gefron), Polícia Civil e Polícia Militar.

Operação contou ainda com a presença do Ciopaer, Corpo de Bombeiros, Gefron, Polícia Civil e Polícia Militar. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O delegado de Polícia Civil, Marcos Frank Costa, que assumiu a presidência do Iapen interinamente, explicou que a operação faz parte das ações que já vinham sendo desenvolvidas pelo governo do Estado, no Sistema Penitenciário, dando continuidade ao que vinha sendo feito pela gestão anterior.

Operação conjunta mostra o fortalecimento da Segurança Pública do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Já havia um planejamento no sentido de ações para sedimentar cada dia mais a Segurança Pública no Sistema Penitenciário. Nesse momento, além de uma ação preventiva e repressiva, estamos verificando o emprego da aeronave dentro do complexo penitenciário, com pouso em pontos estratégicos, mostrando que é possível a utilização dessa estratégia dentro do Complexo Penitenciário, caso haja uma necessidade”, destacou o presidente do Iapen.

Diretor Operacional e presidente do Iapen alinham sobre operação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Tiênio Costa, diretor Operacional do Iapen, ressaltou que o principal objetivo da operação é fortalecer as ações que já vinham sendo desempenhadas, só que agora de forma mais robusta, com apoio das demais forças de Segurança do Estado. “Então estamos intensificando as rondas internas e externas nos presídios”, afirmou.

Helicóptero do Ciopaer realizou pousos em pontos estratégicos do Complexo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coronel Sérgio Albuquerque, coordenador do Ciopaer, ressaltou que o Ciopaer está pronto para atuar e não perder a ocorrência. “Nossa aeronave conta com essa mobilidade toda, pode pousar em qualquer lugar, pode sobrevoar, qualquer movimentação fica visível, então é fácil fazer uma plataforma de observação do helicóptero para a gente avisar alguma movimentação estranha. Então o helicóptero é versátil demais, a gente pode utilizar de diversas maneiras”, explicou o coordenador.

Delegado Marcos Frank, presidente do Iapen, durante agradecimento às forças de Segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Ao final da ação, Marcos Frank reuniu as forças de Segurança que participaram da ação e fez um agradecimento especial a cada uma, onde ressaltou a importância de um trabalho conjunto, integrado para o fortalecimento da Segurança Pública do Acre e para o bem de toda a sociedade.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo