Conecte-se conosco

Cotidiano

Forças de segurança do Estado e da União recebem capacitação em gerenciamento de crises

Publicado

em

A aula inaugural contou com a participação dos principais representantes das Forças de Segurança do Estado e da União. Foto: Dhárcules Pinheiro.

Lilia Camargo

Dentre as diversas situações em que o profissional da segurança pública pode se deparar, uma das mais delicadas é atuar em ocorrências extremas, que coloque em risco a vida de outras pessoas. Para isso, o policial precisa estar devidamente preparado, a fim de retomar o controle da situação e preservar o que há de mais importante entre os fatores envolvidos, a vida das pessoas.

Visando aprimorar e capacitar os profissionais de segurança pública do Estado e da União é que a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) iniciou nesta terça-feira, 25, mais um curso preparatório para gerenciamento de crises.

Uma solenidade de abertura para aula inaugural e início dos trabalhos foi realizada no auditório da Polícia Federal, com a presença dos 40 policiais voluntários para o curso, instrutores, palestrantes e os principais representantes das forças de segurança do Estado e da União, entre eles, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF-AC), Polícia Militar do Acre, Polícia Civil, Polícia Penal, Instituto Sócio Educativo e Corpo de Bombeiros do Acre.

“Acreditamos que o conhecimento salva vidas e também muda histórias de vida. Temos aqui a seleção dos melhores instrutores para repassar sabedoria e o conhecimento necessário, a fim de aprimorar nossos policiais em situações extremas e de gerenciamento de crises. Este não será o único, não vamos parar por aqui. Estamos trabalhando para garantir recursos e investir cada vez mais em capacitação e apostamos também na integração das forças, pois trabalhando juntos e em harmonia podemos fortalecer o Estado”, destacou Paulo Cézar Rocha dos Santos, secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública.

O secretário Paulo Cézar afirmou que mais cursos serão ministrados nos próximos meses, a fim de capacitar os profissionais da segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro

O curso terá duração de 150 horas, sendo distribuídas em aproximadamente 21 dias com aulas práticas e teóricas ministradas por instrutores que vieram de outros estados. O palestrante da aula inaugural, Wanderley Mascarenhas, é coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Estado de São Paulo e foi um dos pioneiros a implantar o curso para gerenciamento de crises no país.

“Oferecemos vaga não só para os profissionais do estado, mas também da União e ainda para profissionais de estados como Rondônia e Amanozas. Serão treinados para atuação em eventos cruciais que exijam resposta imediata e negociação, assegurando soluções aceitáveis, preservando vidas e que devolvam a tranquilidade do ambiente. Ao final todos estarão devidamente habilitados e preparados para defender a sociedade nas situações mais extremas já conhecidas”, explicou o coordenador do curso, coronel Giovane Lima.

O Coronel da reserva remunerada foi o escolhido para organizar e coordenar o curso de Gerenciamento de Crises no Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro

Bacharel em Direito e também doutor em ciências policiais, o palestrante, Wanderley Mascarenhas, já publicou seis livros baseados na sua experiência profissional e atuação na área da segurança pública. Esta é a sua primeira passagem pelo Acre e pretende repassar todo o ensinamento necessário para ministração do curso.

A aula inaugural do curso contou com a participação do coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Wanderley Mascarenhas. Foto: Dhárcules Pinheiro”É uma honra muito grande ministrar esse curso aqui no Acre, pois como um dos precursores do assunto e um dos primeiros a capacitar profissionais para atuação em gerenciamento de crises no país, percebo que o ensinamento está sendo difundido. E me trás mais gosto ainda ministrar em um lugar onde vejo a união entre as forças de segurança. Isso potencializa resultados e o estado só tem a ganhar”, finalizou  o palestrante.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), alinhou ações para recuperação de ramais, intervenções em vias urbanas e pontes, canalização do Igarapé Cascata e a elaboração do projeto da Estrada Parque em Assis Brasil, que passam a integrar o planejamento operacional do Estado para o município.

Estado alinha encaminhamentos técnicos para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil. Foto: Gilvan Castro/Ascom Prefeitura de Assis Brasil

As demandas foram apresentadas pelo prefeito Jerry Correia e analisadas pelas equipes do Deracre, sob coordenação da presidente da autarquia, Sula Ximenes. Entre as definições estão a priorização dos ramais para o período pós-chuvas e o levantamento de trechos urbanos e estruturas de pontes que necessitam de intervenção. Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o foco foi organizar a execução das ações com base em critérios técnicos.

“Fizemos a análise das demandas apresentadas para definir prioridades e estruturar a execução dos serviços dentro da capacidade operacional do Estado”, afirmou.

Ponte do Cascata garante mobilidade de famílias e estudantes. Foto: Ascom/Deracre

Em relação à canalização do Igarapé Cascata, o projeto técnico está concluído e apto para execução, aguardando a liberação de recursos. A obra tem como objetivo corrigir pontos recorrentes de alagamento e melhorar o ordenamento urbano em Assis Brasil.

Também avançou a elaboração do projeto da Estrada Parque, que deverá ser implantada ao longo de uma trilha ecológica até a cidade de Iñapari, com foco no turismo sustentável e na integração regional na faixa de fronteira. O prefeito Jerry Correia destacou que a definição das ações permite avançar no planejamento das obras no município.

“Com esse alinhamento, conseguimos organizar intervenções que impactam diretamente a mobilidade, a drenagem urbana e o turismo em Assis Brasil”, afirmou.

The post Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf retorna aos treinos e mira competições importantes

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin Assaf terá um 2026 com muitos desafios

Joaquin Assaf(Miragina) voltou aos treinamentos e começa a pensar nas competições da temporada de 2026. Recordista Estadual Absoluto nas provas 50 e 100 costas, 50 peito e 50 e 200 metros livres, o atleta da AABB vai trabalhar para quebrar as marcas e conquistar resultados mais expressivos.

“A última temporada do Joaquin foi excelente e hoje ele é um dos melhores nadadores do Norte. Isso significa muito para a natação acreana”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

Definir provas

Joaquin Assaf ainda vai definir quais serão as principais provas a partir do início das competições.

“Vamos realizar o trabalho e próximo dos eventos, definiremos as provas. O mais importante, agora, é trabalhar forte porque essa base é fundamental para toda a temporada”, afirmou Joaquin Assaf.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Detran notifica proprietários de 28 veículos removidos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Prazo para regularização e retirada no pátio da WR Leilões é de 10 dias; veículos podem ir a leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15) um edital de notificação direcionado aos proprietários de 28 veículos removidos pela autarquia no município de Cruzeiro do Sul.

A lista inclui automóveis, motocicletas e motonetas, de diferentes marcas, modelos e anos de fabricação, apreendidos por infrações previstas na legislação de trânsito. Conforme o Detran, os proprietários têm 10 dias, a contar da data de publicação do edital, para regularizar a situação e retirar os veículos. Caso contrário, os bens poderão ser encaminhados para leilão, conforme prevê a legislação vigente.

Para a liberação, é obrigatória a quitação de todos os débitos vinculados ao veículo, como IPVA, multas, taxas de licenciamento, seguro obrigatório e vistoria, além das despesas de remoção e estadia no pátio.

O depósito credenciado da WR Leilões, em Cruzeiro do Sul, está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1.091, no Centro. O atendimento ocorre em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Continue lendo