fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Forças de Segurança do Acre detém 8 envolvidos em assalto na fronteira, apreende armas e drogas

Publicado

em

Armas usadas nos assaltos foram localizadas durante a operação envolvendo o GIRO, GEFRON e PM na fronteira – Foto: Alexandre Lima

Em menos de 24 horas após um grupo de bandidos promoverem um duplo assalto na zona rural de Brasiléia, oito pessoas foram conduzidas para a delegacia do município de Brasiléia, além de armas, drogas e alguns pés de maconha que estava sendo cultivada por um dos detidos.

A ação teve início após os suspeitos terem praticado assalto contra duas vítimas na zona rural de Brasiléia na noite desta segunda-feira, dia 28. O primeiro ocorreu contra uma vítima para levar sua moto e quando estava amarrado e encapuzado no km 19 da BR 317 – Estrada do Pacífico, realizaram o segundo.

Casal proprietário da caminhonete que capotou na BR 317, prestaram depoimento e foram levados para o hospital, já que o homem estava muito machucado.

O segundo aconteceu por acaso, quando um morador do mesmo ramal, retornava para casa com sua família (mulher e duas crianças), resolveu parar para urinar. Este foi surpreendido pelos bandidos que usaram de violência física o deixando com suspeita de fratura em algumas costelas e perfuração em um dos pulmões.

Após tentarem a fuga, capotaram o veículo faltando 10km para chegar na cidade e milagrosamente, nenhum sofreu ferimentos, dando tempo para fugir a pé pelo mato até chegar na cidade, se escondendo pelo Bairro Nazaré e adjacências.

BUSCAS NA MADRUGADA

As buscas então deram início pela madrugada com homens do Grupo de Intervenções Rápidas e Ostensiva (GIRO). Um dos primeiros a ser localizado, estava caminhando pelo bairro e tentou enganar os policiais e a partir daí, os demais foram sendo localizados e presos.

Um dos envolvidos levou os policias até onde plantava maconha – Foto: Alexandre Lima

NOITE DE TERROR

Após saírem ilesos do capotamento na BR Estrada do Pacífico, os bandidos que tem idade entre 18 e 21 anos, andaram a pé até chegar o km 7. Andando a pé, se dirigiram para o Bairro Nazaré e dois deles, invadiram uma residência onde uma mulher estava sozinha na companhia de filhos. O marido que se encontra viajando.

Os meliantes colocaram a mulher para fora de casa sob ameaças com as crianças e foi dormir na cama. O momento de tensão só acabou quando os policiais chegaram já na companhia de homens do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) na casa e surpreenderam os mesmos que foram presos.

APREENSÕES E PRISÕES

Após a prisão dos primeiros, o restante do quarteto foi identificado e presos quando já estavam em casa pelo Bairro Nazaré. A partir daí, se iniciou o trabalho de localizar as armas utilizadas pelos suspeitos nos assaltos.

O quarteto foi levado para a delegacia e as armas foram encontradas escondidas em lugares diferentes, sendo duas pistolas calibre 380 municiadas e um revólver calibre 38, também municiado, além de uma porção de maconha.

Além dos quatro envolvidos diretamente nos assaltos, mais quatro foram detidos. Estes, incluindo três mulheres, estão envolvidos nos crimes por darem guarida e ajudar a esconder as armas utilizadas nos crimes, podendo responder por associação e participação em grupos criminosos, entre outros delitos.

MOTO ROUBADA RECUPERADA

Durante o trabalho em localizar e prender os envolvidos em crimes, em uma das casas localizada no Bairro Alberto Castro, uma das mulheres que é irmã de um dos presos, estava guardando uma moto modelo Yamaha/Lander, que havia sido roubada no final de semana.

Moto que havia sido roubada no final de semana foi localizada em levada para a delegacia – Foto: Alexandre Lima

A ação dos bandidos foi filmada por sistema de segurança na Avenida Marinho Montes, onde mostra um dos detidos nesta terça-feira, dia 29. O outro está sendo procurado.

PLANTIO DE MACONHA

Um dos detidos durante a manhã desta terça-feira, já conhecido desde quando era menor de idade e vinha dando trabalho para a Justiça, foi descoberto que teria mais droga em seu poder.

Hoje com 19 anos, foi descoberto que usava uma pequena propriedade da família na zona rural de Brasiléia, para fazer plantio de maconha. Os policiais do Giro, Gefron e PM foram até a localidade e arrancaram cerca de 10 pés já prontos para o ‘consumo’.

Este também responderá pelo crime de tráfico, independente se for um pé, ou um milhão, pois é crime o cultivo no Brasil podendo ser condenado em até 15 anos de prisão, além do crime de assalto a mão armada, entre outros previsto no Código Penal Brasileiro.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM DENTRO DE INSTANTES

Matéria relacionada:

Bandidos capotam pick-up na BR 317 após assaltos na zona rural de Brasiléia

Comentários

Continue lendo

Extra

Segunda edição do Intermed promete movimentar a fronteira com competições esportivas e integração acadêmica

Publicado

em

 Evento organizado por estudantes universitários busca fortalecer laços entre instituições de ensino e promover entretenimento na região.

Estudantes universitários da fronteira do Alto Acre com a Bolívia estão ansiosos para participar da segunda edição do Intermed, um evento esportivo e de integração social organizado pelo Grupo de Estudantes e Representantes, composto por Lucas Monteiro, Victor Hugo (UPDS), Márcio Adrião, Mateus Bernardo (UNITEPC) e Wilson Fortes, Italo Freitas (UAP). Com o apoio fundamental da Prefeitura de Brasiléia, liderada pela Prefeita Fernanda Hassem, o Intermed promete ser o destaque do calendário acadêmico na região.

O evento está programado para acontecer nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, no Ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasiléia. Com uma expectativa de 2.000 a 2.500 estudantes de medicina, o Intermed promete movimentar a cidade com competições emocionantes e atividades de integração.

A cerimônia de abertura, marcada para sexta-feira às 17h, promete ser um espetáculo à parte, com a entrada de todas as equipes participantes, o desfile das musas de cada faculdade e um show das líderes de torcida. O evento seguirá como um campeonato regular, com 12 a 16 equipes competindo ao longo dos três dias.

Além das competições em si, o Intermed oferece atrativos adicionais para os participantes. Haverá premiações em dinheiro para as equipes que conquistarem o primeiro, segundo e terceiro lugar, além de troféus e medalhas para reconhecer os talentos esportivos em ambas as colocações. Destaques individuais também serão reconhecidos, com prêmios para o melhor goleiro e artilheiro, que receberão troféus em reconhecimento ao seu desempenho, além de certificados de melhor jogador por partida ao longo do evento.

O principal objetivo do Intermed é promover a integração social entre as universidades e fortalecer os laços acadêmicos na região. Após o sucesso da primeira edição em 2023, os organizadores decidiram unir forças novamente para trazer todo o entretenimento para o a região fronteiriça. Com um forte apoio da prefeitura local e um grande entusiasmo da comunidade estudantil, a expectativa é tornar esta segunda edição a maior já realizada no Alto Acre, com visibilidade estadual e um impacto duradouro no esporte e na cultura da cidade.

Para mais informações sobre o Intermed e como participar, os interessados podem entrar em contato com os organizadores do evento. A segunda edição promete ser um momento inesquecível de competição, camaradagem e celebração da vida universitária na região do Acre.

Comentários

Continue lendo

Extra

PF prende indivíduos que utilizavam os Correios para recebimento de notas falsificadas

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (30/4), a Polícia Federal efetuou a prisão em flagrante de dois indivíduos que saíam da agência dos Correios em Brasiléia, localizada na fronteira Acre, após receberem uma encomenda contendo dinheiro falso. Os suspeitos foram detidos com 20 cédulas de R$ 100.

A ação policial, fruto de investigações em colaboração com os Correios, teve como objetivo identificar os responsáveis pela produção e disseminação de notas falsas na região.

Os detidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia e poderão ser indiciados pelo crime de moeda falsa. Até o momento, os nomes dos acusados não foram divulgados.

A pena para o crime de moeda falsa é de reclusão de 3 a 12 anos e multa.

Já o agente que recebe de boa-fé a moeda falsa, porém reintroduz a moeda em circulação dolosamente, é punido com 6 meses a 2 anos de detenção mais multa.

A investigação da PF seguirá em curso, visando não apenas a responsabilização dos envolvidos, mas também a identificação da origem das cédulas falsificadas.

Comentários

Continue lendo

Extra

Acusado de praticar assalto em comércio é preso em Xapuri

Publicado

em

Em uma operação conduzida pela Polícia Civil do Acre (PCAC), um assaltante de 38 anos foi preso na tarde de desta segunda-feira, 29, em Xapuri. O indivíduo, identificado pelas iniciais C. B. F., teve mandados de busca, apreensão e prisão expedidos contra si após investigações que o apontaram como autor de um roubo a um comércio na região, ocorrido em fevereiro deste ano.

Após um extenso trabalho investigativo, a Polícia Judiciária representou pela prisão preventiva e busca domiciliar do suspeito, medidas que foram deferidas pelo Poder Judiciário. A partir disso, a Polícia Civil realizou diligências para cumprimento dos mandados, resultando na prisão do indivíduo e na apreensão de objetos que o vinculam ao crime.

A Delegada de Polícia Civil, Dra. Michelle Boscaro, enfatizou a importância da operação: “Hoje conseguimos tirar de circulação um assaltante que causou temor aos comerciantes do município. A Polícia Civil vem trabalhando de forma contínua para combater os delitos patrimoniais em Xapuri e responsabilizar os seus autores.”

Com a conclusão da investigação, o preso será encaminhado ao Complexo Penitenciário de Rio Branco, onde ficará à disposição da justiça.

Comentários

Continue lendo