Acre
Força Nacional já está no Acre e operações com 56 homens podem levar até seis meses no estado

Homens do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar em base móvel na cabeceira da ponte da vila boliviana de Montevidéu, na fronteira com o município de Plácido de Castro. Reforço agora será da Força Nacional. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp
Homens da Força Nacional, os quais compõem a tropa de elite do Ministério da Justiça (MJ) para operações especiais em qualquer parte do território nacional, desembarcaram nesta segunda-feira, 12, em Rio Branco, para atuarem na região do Vale do Abunã, entre os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro, onde, desde o dia 7 de novembro, as Forças de Segurança da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) já combatem os crimes de roubos de veículos e de narcotráfico.
Os 56 integrantes da Força, inicialmente, permanecerão no Acre por 90 dias, podendo esse prazo ser prorrogado, se necessário, com uma expectativa de seis meses.
Antes, porém, dois pontos precisam ser destacados em relação a essas ações. O primeiro é o de que, desde novembro, a presença das forças especiais da Polícia Militar do Estado do Acre (PM/AC) na região reduziu a zero as ocorrências de crimes contra os moradores dos dois municípios. Não há mais roubo de automóveis desde então, nem sequestros relâmpagos com as constantes operações das tropas da PM/AC e do Grupo Especial de Fronteira.

Homens da Força Nacional perfilados; 56 integrantes da força de elite já estão no Acre para reforçar o combate aos crimes transfronteiriços. Foto: Asscom/Ministério da Justiça
O segundo ponto é que, pela primeira vez, a vinda da Força Nacional ao Acre é uma decisão do próprio MJ, que manifestou interesse em auxiliar as polícias locais, após solicitar relatório do cenário na região à Sejusp.
Em abril do ano passado, o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, havia solicitado a presença da polícia especial no Acre. “Mas na ocasião, eles nos responderam que não havia logística para virem naquele momento. Agora, estarão nos auxiliando também com os seus operadores de segurança da Polícia Civil. Por isso, dos 56, 12 são da Polícia Civil: dois delegados, dois peritos criminais, dois escrivães e quatro agentes”, explica Santos.

Homem da Companhia de Policiamento com Cães, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, em barreira na ponte que liga Plácido de Castro à Vila de Montevidéu, na Bolívia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp
Os agentes de Polícia Civil terão autonomia para investigar e instaurar inquéritos policiais e elaborar laudos periciais, mas caberá às autoridades locais assinar todas as peças processuais que serão enviadas ao Ministério Público e à Justiça.

Integrantes da Companhia de Policiamento com Cães, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, em barreira na ponte que liga Plácido de Castro à Vila de Montevidéu, na Bolívia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp
A ideia, segundo Paulo Cézar dos Santos, “é que, até o final do próximo semestre, essas ações sejam robustecidas com o próprio efetivo das polícias acreanas, já que teremos novos policiais saindo das academias”. Hoje, o Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, o Cieps, está formando 429 novos policiais militares e bombeiros miliares na Academia de Polícia.
Na manhã desta terça-feira, 13, os gestores em Segurança Pública se reuniram com a Inteligência da Sejusp, para alinhar novas estratégias, numa atualização constante da agenda entre polícias. Paralelo a isso, o Conselho Integrado de Gestão Operacional se reúne com os coordenadores da Força Nacional para discutirem o panorama de ações.

Forças de elite da PM/AC controlam passagem de veículos na região de Plácido de Castro. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.




























Você precisa fazer login para comentar.