fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Aleac promove audiência pública para entrega de projeto sobre desenvolvimento socioeconômico do Acre

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em parceria com o governo e Poder Judiciário, promoveu uma audiência pública para comemorar os 60 anos de emancipação política do Estado. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (12) e contou com a apresentação do estudo desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Econômico Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Cedeplar), que resultou no Diagnóstico Socioeconômico do Acre nas últimas seis décadas.

O “Diagnóstico Socioeconômico do Acre 60 anos: passado, presente e futuro”, é um convênio assinado entre o Cedeplar com o governo do Estado, Aleac e Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele visa identificar os limites, possibilidades e desafios para o desenvolvimento socioeconômico do Acre.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), falou da sua satisfação pela entrega do projeto e agradeceu pela dedicação dos estudiosos em elaborá-lo. O parlamentar também frisou a importância da união entre os poderes para que o estudo fosse realizado.

“Me sinto honrado com a presença dos responsáveis pela elaboração desse estudo. Um ano atrás esse projeto era um sonho em desenvolvimento e o governo, assim como TCE, Aleac e outros, tiveram uma participação importante para que ele fosse finalizado. Esse é um presente para o Acre, pois mostra as dificuldades atualmente enfrentadas e como podemos avançar no desenvolvimento do Estado. Quem ganha com isso são os acreanos”, disse.

Nicolau Júnior também parabenizou os deputados estaduais, secretários de Estado e poderes constituídos que colaboraram com o projeto. Ele frisou que através dos estudos, os parlamentares também poderão se orientar para destinar suas emendas. Por fim, pediu mais apoio do governo para a produção rural do Acre.

“Foi através da união de todos que chegamos a um resultado e seguiremos trabalhando para o desenvolvimento do Acre. Ao governador Gladson Cameli, agradeço em nome da Aleac pelos investimentos e sensibilidade com causas tão importantes, e peço um pouco mais de investimentos para a produção rural no Estado”, requereu.

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Dr. Clélio Campolina Diniz, que também é um dos responsáveis pelo projeto e será condecorado pelo governador Gladson Cameli por isso, falou sobre as decisões a serem tomadas a partir dos estudos e como isso vai influenciar o Estado no que diz respeito aos avanços nos próximos anos.

“Devemos combinar o crescimento econômico com o benefício social. A partir desse estudo, as decisões a serem tomadas serão das autoridades, que agora estarão devidamente orientadas. Nosso papel aqui é nortear o caminho a ser seguido e o Acre deve afunilar quais as suas prioridades, para que assim seja melhor integrado com o restante do brasil e com as comunidades internacionais”, explicou.

Um dos coordenadores do projeto e professor do Cedeplar, Fabrício Missio, pontuou durante a entrega do estudo, que levou 10 meses para ser finalizado, que as pesquisas seguirão sendo realizadas, uma vez que abordam oito importantes temas de economia e aspectos socioeconômicos do Acre.

“Esse projeto é uma radiografia do Acre, mas não apenas isso, ele também trata do debate internacional acerca do caminho para o desenvolvimento local. A ideia é termos um material que possa fundamentar políticas públicas e direções a serem seguidas nos próximos anos pelo Acre”, explicou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sistema Conecta Web – A Revolução na Gestão Empresarial

Publicado

em

Em um movimento audacioso para transformar a gestão empresarial, o webmaster acreano Alex Castro lança o Sistema Conecta Web, uma plataforma inovadora projetada para elevar a eficiência e a competitividade de empresas de todos os portes no Acre e além. Este sistema promete ser um divisor de águas na forma como as empresas gerenciam seus processos, otimizam operações e maximizam lucros.

Uma Solução para Todos

O Conecta Web não é apenas mais uma ferramenta de gestão; é uma solução abrangente que se adapta às necessidades específicas de cada negócio. “Queremos que cada empresa, independentemente do seu tamanho ou setor, atinja seu máximo potencial. O Sistema Conecta Web é o veículo para esse sucesso”, afirma Afonso Souza, responsável pela divulgação do sistema.

Recursos Personalizáveis para Máxima Eficiência

A plataforma oferece uma variedade de recursos personalizáveis, garantindo que cada empresa possa moldar o sistema de acordo com suas necessidades únicas. Desde a gestão de recursos humanos até o controle financeiro e operacional, o Conecta Web promete simplificar complexidades, permitindo que os gestores se concentrem no que realmente importa: o crescimento e o sucesso do negócio.

Alex Castro tem dedicado os últimos dois anos ao aprimoramento contínuo do Sistema Conecta Web, período durante o qual realizou testes rigorosos para assegurar sua plena funcionalidade. “Estamos, sem dúvida, no limiar de uma revolução na gestão empresarial, impulsionada pelo Sistema Conecta Web,” afirma Castro. “Um dos fundamentos dessa transformação é a nossa avançada infraestrutura tecnológica. Eliminamos completamente a necessidade de um servidor de dados local nas empresas, optando por hospedar o banco de dados do sistema em um dos servidores mais robustos e seguros disponíveis no mercado: Amazon Web Services (AWS). Essa decisão estratégica permite um acesso flexível e seguro ao sistema, seja por meio de celulares, computadores ou tablets, de qualquer lugar e a qualquer momento.”

“Para nós, na Conecta Web, a segurança dos dados não é apenas uma prioridade, é um compromisso inabalável,” continua Castro. “Implementamos os mais avançados protocolos de criptografia para proteger rigorosamente todos os dados, assegurando que as informações da sua empresa estejam protegidas contra qualquer tentativa de ataque cibernético. Assumimos integralmente a responsabilidade pela segurança dos dados, liberando você para concentrar-se no essencial: o crescimento e o sucesso do seu negócio.”

“Ao escolher o Sistema Conecta Web, você garante para a sua empresa uma gestão empresarial não apenas eficiente e segura, mas também inovadora, equipada para superar os desafios do mercado contemporâneo e futuro,” conclui Castro.

Junte-se à Revolução

Empresas interessadas em levar sua gestão ao próximo nível são convidadas a explorar o que o Sistema Conecta Web tem a oferecer. Para mais informações e para agendar uma visita com um dos nossos especialistas, siga-nos no Instagram @conectawebsistemas.

Comentários

Continue lendo

Tudo Viagem

Acre participa do 17º Salão do Artesanato em Brasília e Secretaria de Turismo e Empreendedorismo destaca diferencial da produção acreana

Publicado

em

A beleza, a qualidade e o diferencial do artesanato acreano são motivo de sucesso e de orgulho. A avaliação é de Marcelo Messias, titular da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), emitida após participar da abertura do 17º Salão do Artesanato, na noite desta terça-feira, 7, em solenidade no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, com a presença de várias autoridades estaduais e federais.

O governo do Acre, por meio da secretaria, está apoiando a participação de sete artesãos acreanos no Salão, que começa nesta quarta-feira, 8, e prossegue até o domingo, 12, no Pátio Brasil Shopping, no centro da capital do país. São eles: Maqueson Pereira, José de Araújo, Francisca Claudino, Márcia de Lima, Maria Moreira, Socorro Tavares e Maria José Araújo.

Secretário Marcelo Messias (à esquerda) e o mestre artesão Maqueson posam com a peça do acreano exposta no Palácio do Itamaraty. Foto: Wesley Moraes/Seplan

“O artesanato é extremamente importante para a nossa economia, e o do Acre é diferenciado, pois reúne história, cultura, qualidade e beleza, o que nos orgulha e vem conquistando espaço dentro e fora do país”, afirmou o secretário, ao falar sobre a importância da participação dos artesãos acreanos no evento. “Será mais um salão de sucesso para o artesanato do Acre”, afirmou, destacando que a mostra amplia o conhecimento e acesso à produção dos artesãos acreanos.

Secretário Marcelo Messias (à esquerda) e Maqueson Pereira na solenidade de lançamento do 17º Salão do Artesanato, no Palácio do Itamaraty. Foto: Wesley Moraes/Seplan

Homenagem

A abertura do Salão contou com homenagem a mestres artesãos do país, por meio da exposição no Palácio do Itamaraty. O homenageado do Acre foi o mestre artesão Maqueson Pereira, que produz peças em marchetaria e que recentemente ganhou, no Chile, o Prêmio de Excelência Artesanal para a América do Sul, promovido pelo Conselho Mundial do Artesanato (CMA), com uma bolsa produzida com a técnica.

Cântaro em marchetaria do mestre artesão Maqueson foi exposta no Palácio do Itamaraty durante abertura do 17º Salão do Artesanato. Foto: Wesley Moraes/Seplan

A peça apresentada na exposição do Itamaraty foi um cântaro em marchetaria com imagens da Amazônia, como galho de árvore, beija-flor, borboleta e onça. “É uma viagem na floresta”, explica Maqueson, para quem expor no Itamaraty é “um prêmio de excelência”. Sobre o artesanato acreano, ele segue a linha do secretário Marcelo Messias. “O Acre sempre esteve entre os primeiros, competindo inclusive com grandes estados”, afirmou.

Reforço

A solenidade de abertura do 17º Salão do Artesanato contou com a participação de diversas autoridades, incluindo embaixadores do Brasil e de outros países, além da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio Luiz França. Na ocasião, os dois assinaram um protocolo de intenções para promover ações conjuntas para a promoção do artesanato no país.

Ministra Margareth Menezes (centro) com o artesão acreano Maqueson e a coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro, Terezinha Messias. Foto: Wesley Moraes/Seplan

A ministra Margareth Menezes também visitou a exposição de peças dos mestres artesãos no local do evento e chegou a posar com peça do acreano Maqueson após a solenidade, em que também estava presente a coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro, Terezinha Messias.

Ministro Márcio França anunciou medidas de incentivo ao artesanato durante abertura do 17º Salão do Artesanato, em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Seplan

O ministro Márcio França anunciou medidas de incentivo na área ainda para este ano, como o apoio para a realização de exposição nacional de feira de artesanato na Região Norte do país, a renovação da frota de caminhões usados pelos artesãos no transporte das suas peças artesanais para eventos, além do início, em 2025, de feiras internacionais da área pelos países de língua portuguesa.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil amplia atendimentos para emissão da Carteira de Identificação Nacional em Tarauacá

Publicado

em

Por

A Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto de Identificação, está expandindo os serviços de emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN) em Tarauacá, proporcionando maior acessibilidade à população local. Atualmente, são realizados cerca de 30 atendimentos por dia na delegacia geral da cidade. Contudo, a partir da próxima segunda-feira, 13, esse número será ampliado para 40 atendimentos diários.

Polícia Civil iniciou negociações com a Prefeitura de Tarauacá para estabelecer uma possível parceria que permita a expansão dos atendimentos. Foto: cedida

A Polícia Civil iniciou negociações com a Prefeitura de Tarauacá para estabelecer uma possível parceria que permita a expansão dos atendimentos, bem como a disponibilização de um local mais adequado para receber a população interessada na emissão da CIN.

De janeiro de 2022 até abril de 2024, mais de 8.700 documentos foram emitidos na Delegacia de Tarauacá. Além disso, a instituição promoveu três ações solidárias que beneficiaram mais de 900 pessoas na região.

É importante ressaltar que os documentos emitidos possuem validade até 2032, portanto, não há necessidade de que todos busquem os serviços de forma imediata.

O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, destacou a importância dessas iniciativas para garantir o acesso da população aos serviços da instituição. “Estamos empenhados em facilitar o acesso dos cidadãos aos seus documentos, contribuindo para a inclusão social e o exercício pleno da cidadania”, afirmou.

Com essas medidas, a Polícia Civil demonstra seu comprometimento em oferecer um serviço público de qualidade, promovendo a regularização documental e o bem-estar da comunidade tarauacaense.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo