Flash
Foragidos do Acre recapturados em Recife devem ser transferidos para o estado acreano, diz polícia
Polícia Civil do Acre espera liberação de José Valdenes e Ariclene Firminiano para trazer os detentos de volta ao estado.

José Valdenes (à esquerda) e Ariclene Firminiano (à direita) foram presos em Recife durante a Operação Uller — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Por G1 Acre
Os detentos foragidos do Acre e recapturados em Recife (PE), na quinta-feira (17), José Valdenes Viana da Silva e Ariclene Firminiano da Silva, devem voltar para o estado acreano. A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Acre, que aguarda a decisão da Justiça pernambucana para os trâmites.
__________________
A assessoria de comunicação da Polícia Civil do Acre confirmou que já foi pedido o recambiamento dos presos.
__________________
Os dois conseguiram fugir durante uma fuga em massa no Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, no mês de janeiro, quando 26 detentos fugiram pulando a muralha da unidade prisional.
Com a prisão de José Valdenes e Ariclene, apenas dois ainda seguem foragidos: Dheyci Angelo de Lima e Lima e Francisco dos Santos Braga, segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).
José Valdenes, conhecido como Rambo, foi condenado pela morte do policial militar Marcos Roberto Araújo Nascimento, morto em dezembro de 2014, em Cruzeiro do Sul, no interior. Já Ariclene Firminiano, o Ari, matou a empresária Janete Pinheiro durante um roubo em 2014.

Fugitivo de presídio do Acre e suspeito de homicídio fora recapturado no Recife, nesta quinta (17) — Foto: Polícia Civil/Divulgação
A captura da dupla ocorreu no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Os dois foram autuados em flagrante por uso de documentos falsos. Ao serem detidos, eles apresentaram identidade e habilitação do Ceará e Distrito Federal.
A prisão dos foragidos foi feita durante a Operação Uller da Polícia Civil do Acre em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco e o Ministério Público, por meio do Programa Vigia.
Investigados da Delegacia de Repreesão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e o Departamento de Inteligência e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) cumpriram um mandado de busca e apreensão no local e acharam os foragidos.
Em uma coletiva em Recife, a Polícia Civil pernambucana explicou que os acusados vão responder pela documentação falsificada. “Nós vamos investigar ainda se houve participação deles em outros delitos. Isso após as investigações que já estão em andamento”, afirmou o delegado Paulo Moraes, da Core) de Pernambuco.
Fuga
José Valdenes e Ariclene Firminiano ficaram quase oito meses foragidos, após a fuga registrada em janeiro deste ano. Eles e mais 24 detentos fugiram do pavilhão L, onde cumpriam pena em regime fechado.
_________________
Na época da fuga em massa, o Iapen disse que os detentos fizeram um buraco na parede da cela e, com lençóis, fizeram cordas escapando pela muralha.
_________________
Um vídeo das câmeras de segurança do FOC mostrou o momento exato da fuga em massa dos 26 presos. O vídeo foi obtido com exclusividade pelo Jornal do Acre 1ª edição e divulgado no final do mês de janeiro.
Comentários
Flash
Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital
Com o Rio Acre atingindo 14,26 metros na capital neste sábado, 17, o governo do Acre, por meio da Defesa Civil, começou a realocação de famílias atingidas pela cheia para o Parque de Exposições de Rio Branco. Até o momento, 8 famílias já foram retiradas de áreas de risco pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao parque com apoio da Defesa Civil Municipal.
No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios afetados pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado tem prestado apoio à Defesa Civil municipal de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Após o decreto, a Defesa Civil Estadual solicitou recursos federais, e o Ministério do Desenvolvimento Social enviou 6,5 mil cestas básicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi elaborado um plano de trabalho no valor superior a R$ 1,1 milhão, que inclui a distribuição de kits de limpeza, kits de higiene, água potável e combustível, destinados ao suporte das populações atingidas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, todas as bacias hidrográficas do estado apresentam níveis elevados neste momento. Em algumas regiões, os rios já atingiram ou ultrapassaram a cota de transbordamento.
“Na regional do Juruá, o nível do rio apresenta vazante em Porto Walter, enquanto em Cruzeiro do Sul permanece em elevação, estando a cerca de sete centímetros da cota de transbordamento, com risco inicial para os bairros da Várzea e da Lagoa”.

Segundo Batista, até o momento, não houve solicitação de retirada de famílias, mas equipes do Corpo de Bombeiros e órgãos municipais seguem em alerta.
Em Tarauacá, o rio ultrapassou a cota de transbordamento, alcançando mais de 10,35 metros e afetando mais de 12 mil pessoas das zonas urbana e rural. “Apesar disso, o nível do rio já apresenta sinais de vazante. Uma família permanece abrigada, e o monitoramento continua sendo realizado.
Em Feijó, o rio Envira também ultrapassou a cota de 12 metros, mas já demonstra tendência de descida”, aponta o coronel.
Na regional do Alto Acre, o rio Acre, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, registrou vazante significativa nas últimas horas. Em Capixaba, no entanto, o nível ainda segue em lenta elevação. O riozinho do Rola, afluente próximo à capital, apresentou vazante superior a 20 centímetros.
Em Rio Branco, o Rio Acre continua subindo lentamente.

O coronel afirma que a Defesa Civil Estadual mantém monitoramento contínuo, 24 horas por dia, em todas as bacias do Acre. “O Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil segue em alerta máximo para resposta imediata às ocorrências”.
O oficial também destacou o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo fornecimento de dados atualizados, o Corpo de Bombeiros, que mantém equipes de prontidão, e de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), que atua na retirada de balseiros, além de outras secretarias que trabalham em ações humanitárias para atender os municípios afetados pelas cheias.
The post Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Colisão múltipla deixa dois feridos na Avenida 9 de Fevereiro em Cobija
Acidente envolveu dois carros e uma motocicleta durante interdição da via para manutenção
Uma colisão múltipla envolvendo três veículos foi registrada por volta das 19h50 desta sexta-feira (16), na Avenida 9 de Fevereiro na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia, na altura da região da zona Frutaline. O acidente deixou duas pessoas feridas e causou danos materiais significativos.
De acordo com informações preliminares, o sinistro envolveu um Toyota de cor vermelha, uma motocicleta Kyngo e um Mitsubishi, também vermelho. O Toyota teria colidido inicialmente com a motocicleta, que seguia no sentido contrário da via. Em seguida, o veículo atingiu o automóvel Mitsubishi e, por fim, chocou-se contra um poste de iluminação pública.
Ainda conforme o relatório, os veículos trafegavam na contramão devido ao fechamento da via principal, que passava por serviços de manutenção no momento do acidente.
O motociclista e a passageira ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Roberto Galindo Terán. O condutor apresentou policontusões, enquanto a passageira sofreu policontusões e trauma facial, com fratura nasal confirmada.
Testes de alcoolemia realizados nos três condutores tiveram resultado negativo. Após os atendimentos e os procedimentos iniciais, os veículos foram removidos para locais apropriados, onde passarão por perícia e investigaçãopara apuração das circunstâncias do acidente.














Você precisa fazer login para comentar.