fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Foragidos do Acre recapturados em Recife devem ser transferidos para o estado acreano, diz polícia

Publicado

em

José Valdenes (à esquerda) e Ariclene Firminiano (à direita) foram presos em Recife durante a Operação Uller — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Por G1 Acre

Os detentos foragidos do Acre e recapturados em Recife (PE), na quinta-feira (17), José Valdenes Viana da Silva e Ariclene Firminiano da Silva, devem voltar para o estado acreano. A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Acre, que aguarda a decisão da Justiça pernambucana para os trâmites.

__________________

A assessoria de comunicação da Polícia Civil do Acre confirmou que já foi pedido o recambiamento dos presos.

__________________

Os dois conseguiram fugir durante uma fuga em massa no Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, no mês de janeiro, quando 26 detentos fugiram pulando a muralha da unidade prisional.

Com a prisão de José Valdenes e Ariclene, apenas dois ainda seguem foragidos: Dheyci Angelo de Lima e Lima e Francisco dos Santos Braga, segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).

José Valdenes, conhecido como Rambo, foi condenado pela morte do policial militar Marcos Roberto Araújo Nascimento, morto em dezembro de 2014, em Cruzeiro do Sul, no interior. Já Ariclene Firminiano, o Ari, matou a empresária Janete Pinheiro durante um roubo em 2014.

Fugitivo de presídio do Acre e suspeito de homicídio fora recapturado no Recife, nesta quinta (17) — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A captura da dupla ocorreu no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Os dois foram autuados em flagrante por uso de documentos falsos. Ao serem detidos, eles apresentaram identidade e habilitação do Ceará e Distrito Federal.

A prisão dos foragidos foi feita durante a Operação Uller da Polícia Civil do Acre em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco e o Ministério Público, por meio do Programa Vigia.

Investigados da Delegacia de Repreesão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e o Departamento de Inteligência e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) cumpriram um mandado de busca e apreensão no local e acharam os foragidos.

Em uma coletiva em Recife, a Polícia Civil pernambucana explicou que os acusados vão responder pela documentação falsificada. “Nós vamos investigar ainda se houve participação deles em outros delitos. Isso após as investigações que já estão em andamento”, afirmou o delegado Paulo Moraes, da Core) de Pernambuco.

Fuga

José Valdenes e Ariclene Firminiano ficaram quase oito meses foragidos, após a fuga registrada em janeiro deste ano. Eles e mais 24 detentos fugiram do pavilhão L, onde cumpriam pena em regime fechado.

_________________

Na época da fuga em massa, o Iapen disse que os detentos fizeram um buraco na parede da cela e, com lençóis, fizeram cordas escapando pela muralha.

_________________

Um vídeo das câmeras de segurança do FOC mostrou o momento exato da fuga em massa dos 26 presos. O vídeo foi obtido com exclusividade pelo Jornal do Acre 1ª edição e divulgado no final do mês de janeiro.

Comentários

Continue lendo

Flash

PF realiza operação contra suposta evasão de divisas, câmbio ilegal e sistema financeiro na fronteira do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26/4), a Operação Casa de Palha, que visa investigar supostos delitos relacionados ao sistema financeiro nacional, incluindo câmbio ilegal e evasão de divisas. Mandados de busca e apreensão foram executados em duas residências e num estabelecimento comercial em Epitaciolândia.

Um indivíduo é apontado como o principal envolvido, permitindo que as transações realizadas em seu estabelecimento fossem efetuadas em Bolivianos (Bs) e facilitando a conversão entre essa moeda estrangeira e o Real (R$).

Os indivíduos sob investigação poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Na ação foram apreendidos celulares, notebooks, documentos bancários de origem estrangeira e documentos diversos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Dr. Cristian Moraes avança na busca pela tão esperada ponte do bairro Sibéria

Publicado

em

Em uma importante missão para o desenvolvimento de Xapuri, o Dr. Cristian Moraes, representando o Líder do Governo, Deputado Manoel Moraes, esteve em Brasília para buscar informações sobre o andamento da tão aguardada ponte do bairro Sibéria, em Xapuri.

Durante sua visita ao Congresso Nacional, Cristian Moraes foi recebido pelo Senador Márcio Bittar, autor da emenda destinada à construção da ponte. Em um encontro frutífero, o Senador assegurou que a emenda, no valor de mais de 9 milhões de reais, já está alocada para o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), permitindo que o processo avance.

A ponte do bairro Sibéria é um anseio antigo da população xapuriense, e ao longo de sua carreira política, o Deputado Manoel Moraes tem sido um defensor incansável dessa causa. Agora, com a emenda prestes a ser liberada para o Governo do Estado, onde será executada pelo Deracre, a concretização desse sonho está mais próxima do que nunca, trazendo esperança e progresso para a região.

Comentários

Continue lendo

Flash

Morador de rua morre após ser agredido a golpes de ripa e pedradas em Rio Branco

Publicado

em

O morador em situação de rua Silvio da Silva Brito, de 52 anos, morreu após agredido a golpes de ripa e a pedradas na manhã desta quinta-feira (25), ao lado do pátio da Limpebrás e da Ricco Transportes, na BR-364, no Loteamento Santa Helena, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações da polícia, o corpo do morador em situação de rua foi achado por um popular, que ligou para o Copom e avisou do crime.

Com a denúncia, policiais militares do 2° Batalhão foram ao local e confirmaram a veracidade dos fatos, e que o homem foi morto por diversas pedradas e ripas nas cabeças. Os militares solicitaram a presença da perícia criminal e dos agentes do Instituto Médico Legal (IML).

A área foi isolada pelos militares e a perícia de local foi realizada. O corpo foi removido e encaminhado para o IML, para serem feitos os exames cadavéricos, para que a autópsia possa determinar as causas da morte (aparentemente por morte violenta). Ainda segundo informações da polícia, o corpo apresentava marcas profundas na cabeça.

Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo