Cotidiano
Flamengo sai atrás, vira o jogo e humilha o Vasco no Maracanã
Em boa fase sob o comando do técnico Tite, o Flamengo atropelou o Vasco ao fazer 6 x 1, neste domingo (2), no Maracanã, pela sétima rodada do Brasileirão, que marcou a estreia do técnico Álvaro Pacheco no comando do clube cruzmaltino. A goleada sofrida no primeiro jogo em um clube do futebol brasileiro, aumenta ainda mais a pressão sobre o treinador, que terá um longo caminho para colocar o Vasco nos trilhos, ainda mais com o conflito interno entre a diretoria, encabeçada por Pedrinho, e a 777 Partners.
Enquanto o Vasco soma seis pontos em sete jogos e tem a defesa mais vazada do campeonato ao levar 17 gols, o Flamengo se coloca novamente como um dos candidatos ao título brasileiro. O clube rubro-negro parece enfim ter engrenado com Tite e chegou aos 14 pontos. Tem também o melhor ataque, com 13, assim como o Botafogo.
O Flamengo viu o retrospecto sobre o rival aumentar ainda mais. O time rubro-negro não perde do Vasco no Brasileirão desde 2015, quando levou 1 x 0. Nos últimos dez confrontos no torneio, venceu sete e empatou quatro, tendo marcado impressionantes 26 gols e sofrido apenas nove. No geral, foram 423 jogos, com 164 vitórias do Flamengo, 139 do Vasco e 120 empates. O time rubro-negro marcou 564 gols e levou 529. Essa é a maior vitória do time rubro-negro sobre o rival na história. A última vez que aconteceu algo semelhante foi em 1943, quando venceu por 6 a 2 no Campeonato Carioca. A maior goleada geral do clássico é Vasco 7 x 0 Flamengo, estabelecida em 36 de abril de 1931.
Para o duelo, Tite contou com o força máxima, já que seu quarteto do Uruguai não foi convocado por Marcelo Bielsa para o último amistoso antes da Copa América. Outra novidade foi o retorno do zagueiro Fabrício Bruno, que era dado como certo no West Ham, da Inglaterra, mas a transferência acabou não se concluindo nos últimos dias.
O início do jogo foi de domínio do Vasco. Sob o talento de Payet e a velocidade de Rayan, o time cruzmaltino saiu ao ataque e abriu o placar aos oito minutos. David Luiz e De la Cruz se atrapalharam, Galdames colocou para dentro da área e Vergetti acertou um lindo voleio para fazer 1 x 0.
Quem viu o começo do Vasco, jamais pensou que o jogo tomaria outro rumo e que a derrota fosse uma das mais doídas da história. O time mandante teve chance de ampliar, mas acabou dando campo ao Flamengo, que empatou aos 27. Maicon perdeu a bola dentro da área e a viu ficar com De la Cruz. O uruguaio acionou Arrascaeta, que deixou para Everton Cebolinha acertar um bonito chute de primeira para igualar o placar.
A partir daí, o Flamengo tomou conta da partida e o que era festa virou frustração para os vascaínos. Aos 32, em cobrança de escanteio ensaiada, Everton Cebolinha costurou a marcação e cruzou. Léo Jardim falhou e Pedro tocou de peito para o fundo das redes. Aos 42, o time rubro-negro fez mais um. Cebolinha cobrou escanteio para David Luiz, que, sem deixar a bola cair, fez um golaço.
Antes do intervalo, João Victor fez falta em Everton Cebolinha e acabou expulso. Com um homem a mais, o Flamengo foi mais dominante no segundo tempo e não deixou o Vasco respirar. Aos cinco, Pedro tocou por cima da defesa adversária para Arrascaeta Na cara do gol, o camisa 10 não perdoou.
A goleada só aumentou, muito pelo ímpeto do Flamengo, que não tirou o pé do acelerador. Aos 27, Arrascaeta fez fila na defesa do Vasco e tocou para Bruno Henrique, que chutou com categoria para fazer 5 x 1. O time rubro-negro não parou, continuou martelando o Vasco, que estava desnorteado na partida. Aos 43, Gabigol fez as pazes com a torcida após ser vaiado. O agora camisa 99 recebeu de Wesley para deixar o seu, dando números finais ao embate.
O Flamengo volta a campo no dia 13, às 20h, para enfrentar o Grêmio, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). No mesmo dia, às 21h30, o Vasco visita o Palmeiras, na Arena Barueri, em Barueri (SP).
Outros jogos
Na tarde deste domingo, diante do Criciúma, o Palmeiras jogou bem, mas ainda longe de ser o time feroz e implacável de outros tempos. Foi o suficiente para o Verdão vencer o time catarinense por 2 x 1, gols de Gustavo Gómez e Lázaro. Matheusinho descontou para os donos da casa, em partida válida pela sétima rodada do Brasileirão e disputada no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.
Em Belo Horizonte, na Arena MRV, Atlético-MG e Bahia empataram em 1 x 1. Os gols saíram no segundo tempo. Aos 16 minutos, Hulk cobrou falta e abriu o placar. Ademir, ex-jogador do Atlético, fez valer a Lei do Ex e deixou tudo igual aos 24, em chute de fora da área.
VASCO 1 X 6 FLAMENGO
VASCO – Léo Jardim; Maicon, João Victor e Léo; Puma Rodríguez (Zé Gabriel), Sforza (Paulo Henrique), Galdames, Payet (Praxedes) e Lucas Piton; Vegetti e Rayan (Rossi). Técnico: Álvaro Pacheco.
FLAMENGO – Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, David Luiz e Viña; Allan (Erick Pulgar), De la Cruz, Gerson (Luiz Araújo) e Arrascaeta; Pedro (Gabigol) e Everton Cebolinha (Bruno Henrique). Técnico: Tite.
GOLS – Vegetti, aos oito, Everton Cebolinha, aos 27, Pedro, aos 32, e David Luiz, aos 42 minutos do primeiro tempo. Arrascaeta, aos 5, Bruno Henrique, aos 27 e Gabigol, aos 43 minutos do segundo tempo. CARTÕES AMARELOS – Vegetti e Zé Gabriel (Vasco). CARTÃO VERMELHO – João Victor (Vasco). ÁRBITRO – Braulio da Silva Machado (SC). RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis. LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
The post Flamengo sai atrás, vira o jogo e humilha o Vasco no Maracanã first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .
Fonte: Nacional
Comentários
Cotidiano
Idoso de 77 anos espera mais de 1 hora por atendimento do Samu após atropelamento por moto na Cidade do Povo
O idoso José Barroso Braga, de 77 anos, foi vítima de um atropelamento por moto na tarde desta terça-feira (10), na Rua Franco Silva, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com informações de testemunhas, José estava conversando com amigos em um comércio localizado na Rua Franco Silva. Quando começou a chover, o idoso, para evitar se molhar, saiu correndo para atravessar a rua e voltar para casa, que fica em frente ao estabelecimento comercial. Ao não olhar para os dois lados da via, acabou sendo atropelado por um homem ainda não identificado, que trafegava em uma motocicleta modelo Mottu, de cor preta.
Com o impacto, o idoso foi arremessado e caiu violentamente, batendo a cabeça contra o asfalto. Ele sofreu um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) de natureza leve e também teve um ferimento na testa.
Populares que passavam pelo local prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, segundo moradores, a ambulância demorou cerca de uma hora para chegar ao local do acidente.
Após a chegada da equipe de suporte básico, o idoso foi imobilizado, recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e, em seguida, foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.
O Policiamento de Trânsito foi acionado, esteve no local e isolou a área para o trabalho da perícia. Após os procedimentos de praxe, a motocicleta foi liberada e entregue ao motociclista, que permaneceu no local e prestou socorro à vítima.
A reportagem teve acesso a um vídeo gravado por um morador da região que mostra a preocupação de populares com o estado de saúde do idoso e também a reclamação pela demora no atendimento, considerando que a vítima é uma pessoa idosa.
Uma fonte ligada ao Samu, que preferiu não se identificar por medo de represálias, relatou que parte das ambulâncias da frota estaria em estado precário e outra parte fora de circulação para manutenção em uma oficina que presta serviços ao órgão. Segundo a fonte, no momento da ocorrência não havia ambulâncias disponíveis, e até mesmo as duas unidades de suporte avançado estariam empenhadas em outros atendimentos.
Ainda de acordo com a fonte, a ambulância de suporte básico que normalmente permanece na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito estaria sendo mantida na sede do Samu, localizada na Rua José de Melo, no bairro Bosque. A mudança teria ocorrido porque o espaço de repouso da equipe de socorristas na unidade está sem ar-condicionado.
Moradores do Conjunto Habitacional Cidade do Povo afirmam que há anos reivindicam a presença fixa de uma ambulância do Samu na UPA da região. Segundo eles, o pedido sempre recebe como justificativa a distribuição das viaturas conforme critérios de quantidade por região da cidade. A explicação, no entanto, não é aceita pela comunidade, que afirma que a área registra alto índice de acidentes e ocorrências policiais.
Comentários
Cotidiano
Após reunião com Aécio em Brasília, Bocalom aguarda resposta do PSDB para definir pré-candidatura ao governo
Encontro em Brasília foi positivo, mas presidente nacional da sigla pediu prazo para decidir; nos bastidores, partido também negocia apoio a Alan Rick

O presidente nacional do PSDB Aécio Neves pede um tempo a Bocalom para definir situação do partido no Acre. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se reuniu na tarde desta terça-feira (10), em Brasília, com o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, para tratar de sua filiação à sigla e o lançamento de sua pré-candidatura ao governo do Acre em 2026. O movimento ocorre após Bocalom ter sido convidado a se retirar do Partido Liberal (PL), legenda pela qual pretendia disputar o Palácio Rio Branco.
De acordo com o secretário de Comunicação da Prefeitura, Ailton Oliveira, que acompanhou a conversa, ainda não houve definição concreta sobre o ingresso do prefeito no partido.
“Não foi decidido nada até o momento. Aécio pediu alguns dias para tomar uma decisão. O que posso afirmar é que a reunião foi muito positiva”, explicou Oliveira em entrevista exclusiva.
O secretário acrescentou que o PSDB deve fornecer uma resposta em breve ao prefeito, que aguarda uma definição partidária para dar sequência ao seu projeto político.

O secretário de Comunicação da Prefeitura, Ailton Oliveira, que acompanhou a conversa, destacou que ainda não há definições concretas. Foto: captada
Disputa nos bastidores
Enquanto negocia com Bocalom, o PSDB também avalia um outro caminho. Nos bastidores, discute-se a possibilidade de a legenda se unir à base de apoio da pré-candidatura do senador Alan Rick (Republicanos) ao governo estadual. O próprio Alan Rick afirmou, também nesta terça, que as conversas com os tucanos estão avançadas.
“Conversei com o PSDB e nós estamos construindo uma chapa para bater o martelo. E essa chapa está sendo feita. As conversas estão bem adiantadas. É só isso que posso dizer no momento”, declarou o senador.
Questionado sobre uma possível aliança com Bocalom, Alan Rick disse que o prefeito seria bem-vindo ao seu grupo, mas afirmou que nunca conversou com ele sobre o assunto.
A decisão final da direção nacional do PSDB deverá influenciar diretamente o cenário sucessório no Acre, definindo se o partido seguirá com o nome de Bocalom ou se integrará a aliança em torno de Alan Rick.

Tião Bocalom, se reuniu em Brasília, com o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, para tratar de sua filiação à sigla e o lançamento de sua pré-candidatura ao governo do Acre em 2026. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
MDB oficializa aliança com Mailza na quinta-feira e afirma que Jéssica Sales não resiste a ser vice
Líder da sigla na Aleac, Tanizio Sá diz que ex-deputada é “soldada do partido” e está à disposição para o que for melhor para o grupo

Na quinta (12), Mailza Assis fará uma visita à sede da sigla para oficializar a aliança. E Jéssica Sales (MDB) não tem resistência para ser indicada como vice na chapa encabeçada por Mailza. Foto: captada
O líder do MDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Tanizio Sá, anunciou nesta terça-feira (10) que a vice-governadora Mailza Assis fará uma visita à sede da sigla na próxima quinta-feira (12) para oficializar a aliança política. O movimento deve sacramentar a união do partido em torno da pré-candidatura de Mailza ao governo do Estado.
Durante conversa com jornalistas que cobrem as sessões da Casa, Tanizio também rebateu informações de que a ex-deputada Jéssica Sales estaria resistente a compor a chapa como candidata a vice-governadora. De acordo com o deputado, Jéssica sempre se colocou à disposição do partido e não tem interesse pessoal na definição.
“Ela é uma soldada do partido. Sempre se portou como alguém que trabalha pelo coletivo. Ela não defende interesses pessoais. Não tem resistência a ser indicada como vice e está, como sempre esteve, à disposição do partido”, declarou Tanizio.
A declaração contraria rumores de que a ex-deputada federal teria preferência por disputar uma vaga ao Senado, o que não encontra respaldo na posição oficial da sigla.

O líder do MDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Tanizio Sá, anunciou que Mailza fará uma visita à sede da sigla na próxima quinta-feira (12) para oficializar a aliança política. Foto: captada
Tanizio Sá afirmou ainda que os emedebistas já iniciaram a organização da reunião que vai receber o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis para consolidar a aliança. O encontro está marcado para quinta-feira (12), na sede do MDB.
“Estaremos aguardando a visita e sabemos que o MDB é uma sigla importante, organizada e que pode ajudar muito na aliança com a vice-governadora Mailza”, completou o deputado.

Tanizio Sá afirmou ainda que os emedebistas já começaram a organizar a reunião para receber o governador Gladson Camelí e Mailza quando deverá ser sacramentada a aliança. Foto: captada




Você precisa fazer login para comentar.