Cotidiano
Flamengo lidera ranking de clubes da CBF pelo quarto ano seguido, superando Palmeiras e São Paulo
A entidade usa o desempenho dos últimos cinco anos para chegar à pontuação dos clubes
O Flamengo passou em branco na atual temporada, decepcionando bastante sua torcida. Mesmo sem ganhar nenhum título, o clube carioca continua a encabeçar o ranking nacional de clubes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), superando os campeões do Brasileirão, o Palmeiras, e da Copa do Brasil, o São Paulo. Entre os gigantes do país, o Vasco é quem aparece mais distante, somente no 22º lugar.
“Pelo quarto ano seguido, o Flamengo aparece na liderança do Ranking Nacional de Clubes da CBF 2024. Ao todo, o rubro-negro carioca somou 16.678 pontos. A atualização anual das posições das agremiações e federações foi divulgada nesta sexta-feira pela Diretoria de Competições”, informou a CBF.
A distância do bicampeão nacional, o Palmeiras, para os cariocas é de 1.306 pontos, enquanto o São Paulo já aparece mais distante da dupla, somando 14.828, em um belo salto ao conquistar a Copa do Brasil em uma final justamente contra o rival rubro-negro.
O RNC (Ranking Nacional de Clubes) “estabelece uma classificação técnica entre 239 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais”, frisou a entidade, que usa o desempenho dos últimos cinco anos para fazer a lista.
Quarto colocado do Brasileirão, o Flamengo se beneficia de sua regularidade, já que levou o título das edições de 2019 e 2020, além da Copa do Brasil do ano passado, tendo chegado ainda à decisão em 2023.
Apenas para 2023, é definido que todas as equipes são pontuadas, com a Série A com peso bem maior e multiplicada por cinco vezes. O campeão leva 800 pontos, diante de 640 do segundo, 600 do terceiro, 560 do quarto e 552 do quinto. Já na divisão de acesso, são 400 pontos ao campeão, com 200 para quem ganhou a Série C e 100 ao detentor do troféu da Série D.
As multiplicações são menores a cada ano superado. As pontuações de 2022 foram 4x, com 3x em 2021, 2x em 2020 e 1x em 2019. E sempre os vice-campeões ficam com 80% do campeão.
O São Paulo recebeu 600 pontos pela conquista da Copa do Brasil, como já vinha sendo destinado ao campeão desde 2017, com o Flamengo levando mais 480, com 450 para semifinalistas eliminados, 400 a quem caiu nas quartas, 200 nas oitavas, e assim sucessivamente. Todos foram multiplicados por 5.
Confira os 30 melhores times do ranking da CBF:
1º – Flamengo: 16.678 pontos
2º – Palmeiras: 15.372
3º – São Paulo: 14.828
4º – Athletico-PR: 13.888
5º – Atlético-MG: 13.282
6º – Corinthians: 12.926
7º – Fluminense: 12.672
8º – Grêmio: 12.456
9º – Fortaleza: 12.350
10º – América-MG: 11.533
11º – Internacional: 11.144
12º – Santos: 11.096
13º – Bahia: 10.158
14º – Botafogo: 9.712
15º – Red Bull Bragantino: 9.046
16º – Atlético-GO: 8.908
17º – Cruzeiro: 8.330
18º – Ceará: 8.268
19º – Cuiabá: 8.076
20º – Goiás: 7.810
21º – Coritiba: 7.413
22º – Vasco: 7.006
23º – Juventude: 6.745
24º – Sport: 6.216
25º – Avaí: 5.477
26º – CRB: 5.342
27º – Chapecoense: 5.331
28º – Vitória: 5.200
29º – Vila Nova: 4.792
30º – Criciúma: 4.558
Comentários
Cotidiano
PRF apreende 20 metros cúbicos de madeira nativa transportada sem DOF na BR-364, em Tarauacá
Documento de origem florestal foi apresentado três horas após abordagem, levantando suspeita de tentativa de regularização irregular da carga; veículo também levava passageiros na carroceria

O condutor apresentou, por meio do celular, um documento emitido após as 20h, mais de três horas depois da abordagem inicial, que ocorreu por volta das 16h40. Foto: captada
Uma carga de aproximadamente 20 metros cúbicos de madeira nativa serrada foi interceptada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde do dia 24 de fevereiro, no km 530 da BR-364, nas proximidades de Tarauacá. A ocorrência levanta suspeita de crime ambiental e possível tentativa de regularização irregular da carga após a fiscalização.
Durante ronda preventiva, os policiais avistaram um caminhão modelo M.Benz L1318 transportando madeira com altura considerada excessiva, o que representava risco de tombamento. Além disso, o veículo levava passageiros na carroceria, fora do compartimento adequado, aumentando o risco de acidente.
Ao ser questionado, o motorista informou não possuir, no momento da abordagem, o Documento de Origem Florestal (DOF) – autorização obrigatória para transporte de produtos florestais. O caminhão foi então acompanhado até Feijó, onde passaria por fiscalização junto ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).
No município, o condutor apresentou, por meio do celular, um documento emitido após as 20h, mais de três horas depois da abordagem inicial, que ocorreu por volta das 16h40. A emissão tardia do DOF pode indicar tentativa de “esquentar” a carga, prática usada para dar aparência de legalidade a madeira transportada irregularmente. Pelas normas ambientais, o documento deve acompanhar o produto desde a origem, de forma impressa ou oficialmente validada no momento do transporte.
Rota sensível para fiscalização
A BR-364 é uma das principais rotas logísticas do Acre e já foi alvo de diversas apreensões relacionadas ao transporte irregular de madeira. A fiscalização do escoamento de produtos florestais é considerada estratégica para combater a exploração ilegal no bioma amazônico.
A ocorrência foi formalizada e a carga ficou sob responsabilidade do órgão ambiental para as providências administrativas e possíveis desdobramentos criminais. A identidade dos envolvidos não foi divulgada.
Comentários
Cotidiano
Projeto de lei propõe isenção de taxa da GTA para pequenos produtores rurais no Acre
Iniciativa do deputado Clodoaldo Rodrigues visa reduzir custos da agricultura familiar e estimular economia local; isenção vale para transporte estadual de animais

O projeto tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e garantir melhores condições de competitividade ao pequeno produtor do estado. Foto: captada
Um projeto de lei protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) propõe isenção do pagamento da Guia de Transporte Animal (GTA) para pequenos produtores rurais no estado. A proposta, de autoria do deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), aplica-se ao transporte de animais realizado no âmbito estadual, observadas as exigências da legislação sanitária vigente.
O projeto tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e garantir melhores condições de competitividade ao pequeno produtor acreano. A iniciativa busca, também, incentivar a produção rural, fomentar a economia local e promover justiça tributária.
A isenção ficará condicionada à regularidade sanitária do rebanho e ao cumprimento das exigências previstas na legislação de defesa agropecuária, assegurando que a medida não comprometa o controle sanitário no estado.
O que muda com a proposta?
-
A isenção vale exclusivamente para pequenos produtores;
-
O benefício se aplica ao transporte estadual de animais;
-
A medida não elimina a obrigatoriedade da GTA, apenas o custo de emissão;
-
A gratuidade depende da regularidade sanitária do rebanho;
-
O produtor deve cumprir todas as exigências da defesa agropecuária.
Justificativa do parlamentar
Segundo Clodoaldo Rodrigues, o projeto busca:
- Fortalecer a agricultura familiar no Acre;
- Reduzir custos para pequenos criadores;
- Garantir maior competitividade no setor;
- Promover justiça tributária;
- Incentivar a produção rural e a economia local.
“Queremos que o pequeno produtor tenha condições de se manter e crescer. A taxa da GTA, embora necessária, pesa no bolso de quem produz em pequena escala”, destacou o deputado.
O que é a GTA?
A Guia de Transporte Animal (GTA) é um documento oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), obrigatório para:
-
Transporte de animais em território nacional;
-
Movimentação entre municípios e estados;
-
Controle sanitário e rastreabilidade do rebanho.
A obrigatoriedade está prevista no Artigo 9º do Decreto nº 45.781, de 28 de abril de 2001.
Próximos passos
-
O projeto será analisado pelas comissões da Aleac;
-
Se aprovado, segue para sanção do governo do Estado;
-
A implementação dependerá de regulamentação pelos órgãos de defesa agropecuária.
A proposta agora aguarda tramitação legislativa e deve gerar debates entre entidades do setor produtivo e órgãos de defesa sanitária. Se aprovada, representará um marco para a agricultura familiar acreana.

A proposta, de autoria do deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicados), aplica-se ao transporte de animais realizado no âmbito estadual, observadas as exigências da legislação sanitária vigente. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
FADE promove Seletiva para o Campeonato Brasileiro de Vôlei Sub-18

Foto FADE: Seletiva será disputada no fim de semana em Cruzeiro do Sul
A Federação Acreana do Desporto Escolar(FADE) promove nos dias 7 e 8 deste mês no ginásio Jader Machado, em Cruzeiro do Sul, a Seletiva para o Campeonato Brasileiro de Vôlei Sub-18. A competição vai classificar as equipes campeãs, no feminino e masculino, serão os representantes do Estado, no torneio programado entre 24 de abril e 1º de maio.
“A CBDE(Confederação Brasileira do Desporto Escolar) ainda não definiu a cidade sede, mas teremos o torneio nacional. Essa será mais uma competição importante”, declarou o presidente da FADE, João Renato Jácome.
Terminam na sexta
Segundo João Renato Jácome, as inscrições para a Seletiva serão fechadas na sexta, 6, às 12 horas.
“Temos times confirmados na Seletiva. Estamos realizando essa competição em Cruzeiro do Sul para garantir oportunidades para estudantes/atletas do interior. O resultado da escola Jader Machado Brasileiro de handebol é um excelente exemplo da força do esporte escolar nos munícipios”, avaliou João Renato Jácome.



Você precisa fazer login para comentar.