Geral
Fim da vacinação de Covid-19 no Acre só deve ocorrer em outubro de 2022, diz USP
A pesquisa considera os dados de até a segunda quinzena de maio. Nos cálculos, foi considerado o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias (sempre que ocorre uma nova atualização, o sistema leva em conta os últimos 30 dias passados)

O sistema leva em conta os últimos 30 dias passados). Essa previsão é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas.
Por
Após o governador Gladson Cameli declarar possibilidade de o Acre conseguir vacinar todos os habitantes até setembro de 2021, uma projeção elaborada pelo Painel de Vacinação Covid-19 do consórcio de universidades brasileiras e publicado pelo Jornal da USP nessa terça-feira, 24, aponta que pelo ritmo de vacinação registrado até agora, o estado só deve concluir a campanha de contra o novo coronavírus no dia 3 de outubro de 2022.
A projeção também estima que o Brasil só deve concluir a imunização contra a Covid-19 em 25 de dezembro de 2022, conforme o índice de vacinação pelo país registrado até o momento. O modelo matemático que projeta datas finais da vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil coletou dados confirmados até o último dia 24 de maio de 2021.
Todos os 22 municípios acreanos aplicaram cerca de 173.633 doses de vacinas. Destas, 125.012 na primeira dose e 48. 621 referentes à segunda dose. O ritmo de vacinação empregado no Acre demonstra que cerca de 1.083 doses são aplicadas diariamente para a primeira dose e 781 doses por dia para as segundas doses.
Até essa semana, ao menos 86,7% da população acreana ainda não foi vacinada contra o coronavírus. Os dados apontam que 8,1% dos acreanos tomaram a primeira dose e 5,16% já tomaram a segunda dose.
O Painel da Vacinação foi criado com o objetivo de informar a comunidade em geral sobre o andamento da vacinação no país, estados e municípios. Os dados utilizados são oriundos do Ministério da Saúde. A pesquisa considera os dados de até a segunda quinzena de maio. Nos cálculos, foi considerado o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias (sempre que ocorre uma nova atualização, o sistema leva em conta os últimos 30 dias passados). Essa previsão é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas, com o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação, além de outros critérios que impactam a aplicação do imunizante, como a falta de insumos (IFA – insumo farmacêutico ativo) para produção de vacinas, número de postos de vacinação e o desejo da população em se vacinar.
O Painel de Vacinação da Covid-19 é aberto e está disponível para toda a população. O usuário consegue obter dados regionais ou totais do Brasil. Para isto, basta selecionar o Estado e a cidade desejados e verá, além da projeção para o fim da vacinação, detalhes sobre doses aplicadas por dia, doses em atraso, demanda diária, vacinação precoce, abandono do esquema vacinal, dentre outros.
Comentários
Geral
Bebê de um mês é encontrada morta em Porto Velho; mãe é presa em flagrante
Comentários
Geral
PMAC realiza solenidade em homenagem ao dia das mães
Em comemoração ao dia das mães, a Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou solenidade de homenagem às militares e funcionárias civis do Quartel do Comando Geral (QCG), na manhã desta sexta-feira, 09.
O dia das mães é a data mais celebrada, repleta de carinho e reconhecimento. Em frente ao QCG, a PMAC prestou sua homenagem a todas as mães que atuam na instituição. Na oportunidade, as homenageadas receberam uma lembrança especial das mãos da comandante-geral, coronel Marta Renata, que destacou a importância da data.
“O dia das mães revela a força da mulher. Nós somos construtoras, mas não de edifícios. Nós construímos seres humanos. E, talvez, seja ainda mais difícil moldar um caráter do que levantar prédios. Mas cabe a nós essa missão. Gostaria de parabenizar a todas as mães que compõem nossa instituição”, disse a oficial.
A solenidade também com a presença do subcomandante-geral, coronel Kleison Albuquerque. Na ocasião, a banda de música da PMAC fez uma apresentação musical para abrilhantar o evento com músicas selecionadas ao contexto de homenagens e celebração. Além disso, foi disponibilizado um café da manhã, que marcou o encerramento do evento em alusão ao dia das mães.
Comentários
Geral
Pela primeira vez, PM do Acre fará curso de câmeras corporais e uso da força
A Polícia Militar do Acre (PMAC) vai realizar na manhã da próxima segunda-feira, 12, no Anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), a abertura do Curso de Câmeras Corporais e Uso Da Força: Princípios e Práticas, realizado pela primeira vez no Estado.
O curso será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, e engloba instruções teóricas e práticas, totalizando 40 horas aula.
No total, 80 policiais militares, entre oficiais e praças da PMAC, participarão das instruções e atuarão como multiplicadores do curso, que aborda disciplinas como verbalização, postura policial e manejo de instrumentos de menor potencial ofensivo (taser e espargidores de pimenta).