Conecte-se conosco

Geral

Feriado de finados será marcado por chuvas e tempo instável no Brasil

Publicado

em

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas devem ocorrer principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul. Já para a região Nordeste e parte da região Norte, a tendência é de tempo quente, com temperaturas que podem chegar a 40°C no Maranhão, Piauí e Bahia. Em parte do Amazonas, Roraima e Pará são previstas chuvas em forma de pancadas, acima de 60 milímetros.

O Dia de Finados (2) será marcado por chuvas em boa parte do país. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na semana do feriado há probabilidade de precipitações nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, podendo ultrapassar 60 milímetros. Já para a região Nordeste e parte da região Norte, a tendência é de tempo quente, com temperaturas que podem chegar a 40°C no Maranhão, Piauí e Bahia. Em parte do Amazonas, Roraima e Pará são previstas chuvas em forma de pancadas, acima de 60 milímetros.

“A semana deve ser bastante instável. O tempo com bastante nebulosidade e condições novamente para temporais que se espalham nos estados do Sul do Brasil. Então na semana a preocupação deve ser esta: condição para a chuva que persiste inclusive na quinta-feira, feriado de Finados. Também teremos chuvas em forma de pancadas tanto na região central quanto na região sudeste do Brasil. Em áreas do Mato do Grosso do Sul, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Dia de Finados, as chuvas estão mais localizadas entre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso e em áreas do norte do Brasil”, explica o meteorologista do instituto, Olivio Bahia.

Conforme o meteorologista, a intensidade das chuvas pode provocar impactos nas áreas que forem atingidas.

“As chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem superar 60 km/h, até 80 km/h. Então, há risco de queda de galhos, risco de interrupção de fornecimento de energia elétrica. Em função disso, parte do território brasileiro está sob a condição para aviso de tempo severo. No sul do Brasil, principalmente porque já choveu bastante por lá, então o risco de deslizamento e transbordamento de córregos e rios é maior”, destaca.

Olívio Bahia ainda alerta para os cuidados que a população deve tomar em caso de tempestades.

“Primeiramente, sempre ficar atento aos novos boletins de previsão de tempo, especialmente aos comunicados das defesas civis das suas cidades. Não tendo isso no momento da chuva, se abrigar num local seguro: dentro de uma casa ou mesmo um prédio, evitar se abrigar embaixo de árvores, estruturas metálicas, já que há risco de queda de galhos de árvores em função do vento e risco também de queda de raios. Evitar também atender o telefone ou usar o telefone conectado ao cabo de energia”, alerta.

Segundo o Inmet, a partir de novembro, o volume de chuvas no país deve se intensificar e se estender até o final de abril. O padrão de chuvas desse período está associado ao fator calor. Com a combinação da temperatura elevada e a alta umidade do ar, nuvens associadas aos raios, granizo e vendavais se formam, causando as precipitações.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Trânsito no Acre registra queda nas mortes, mas sinistros seguem estáveis entre 2024 e 2025

Publicado

em

Dados do Detran mostram redução de óbitos no estado e em Rio Branco, apesar de aumento pontual de ocorrências no comparativo anual

Domingo no Acre será de calor e céu parcialmente nublado, com chuvas pontuais em algumas regiões, sem previsão de chuvas fortes/Foto: Raylanderson Frota

Dados da Coordenadoria de Engenharia e Estatística de Trânsito (CEET), do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), apontam mudanças no cenário dos sinistros e das mortes no trânsito no estado e na capital entre 2024 e 2025.

No Acre, foram registrados 4.410 sinistros de trânsito em 2024. Em 2025, o total caiu para 4.116 ocorrências, considerando os meses de janeiro a novembro. Apesar da redução no comparativo geral, os dados indicam estabilidade com leve aumento quando analisado o mesmo período: de 4.016 sinistros em 2024 para 4.116 em 2025.

O índice de sinistros por 10 mil veículos apresentou queda, passando de 109,84 em 2024 para 106,81 em 2025. O resultado reflete o crescimento da frota estadual aliado à redução proporcional das ocorrências.

Em relação às vítimas fatais, o Acre contabilizou 91 mortes no trânsito em 2024, contra 76 em 2025. No recorte de janeiro a novembro, os óbitos caíram de 86 para 76. O índice de mortes por 10 mil veículos também recuou, de 2,35 para 1,97, acompanhando o aumento da frota, que passou de 340.544 para 356.853 veículos.

Dados de Rio Branco
Na capital acreana, os números seguem tendência semelhante. Em 2024, Rio Branco registrou 2.935 sinistros de trânsito, enquanto em 2025 foram 2.873 ocorrências. No comparativo de janeiro a novembro, houve aumento, com os registros passando de 2.663 em 2024 para 2.873 em 2025.

O índice de sinistros por 10 mil veículos em Rio Branco subiu de 119,59 em 2024 para 123,92 em 2025, indicando maior concentração de ocorrências em relação ao crescimento da frota.

Quanto às vítimas fatais, a capital registrou 42 mortes no trânsito em 2024 e 32 em 2025. No período de janeiro a novembro, os óbitos também recuaram de 42 para 32. O índice de mortes por 10 mil veículos apresentou melhora, caindo de 1,89 para 1,38, enquanto a frota aumentou de 210.697 para 218.343 veículos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região.

 

Segundo o relato, o objeto foi localizado após as chuvas registradas nos últimos dias, que provocaram um repiquete, subida temporária do nível dos rios. No caso do Rio Macauã, apesar do aumento, o volume de água ainda permanece abaixo da cota de alerta.

Anúncio

 

 

Mesmo assim, a elevação já tem sido suficiente para provocar situações atípicas e impactar a rotina das comunidades que vivem às margens do rio, evidenciando a força da correnteza e os desafios enfrentados pelos ribeirinhos durante o período de chuvas.

 

Com informações do YacoNews

 

VEJA O VÍDEO/YACONEWS:

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Tribunal de Contas do Acre monitora cheia do Igarapé São Francisco e reforça acompanhamento das ações públicas

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) realizou, neste sábado, 27 de dezembro, monitoramento in loco da situação do Igarapé São Francisco, em Rio Branco, após chuvas intensas registradas nos últimos dias, que provocaram rápida elevação do nível das águas e pontos de transbordamento em áreas urbanas sensíveis da capital.

Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC)/ Foto: Ascom

A ação foi liderada pela presidente Dulce Benício, com participação da conselheira Naluh Gouveia, e de auditoras e auditores da Secretaria de Controle Externo do Tribunal. As vistorias integram o acompanhamento contínuo do TCE-AC às respostas públicas diante de eventos climáticos extremos, com foco na indução de medidas preventivas, articulação interinstitucional e amparo às populações vulnerabilizadas.

Atuação integrada garante interdição de áreas perigosas e assistência emergencial às famílias vulneráveis, disse Dulce Benício, presidente do TCE-AC

Foram encaminhamos pedido emergencial à Prefeitura para prestar assistência a seis famílias/ Foto: Ascom

“O Tribunal mantém monitoramento permanente em mais de 27 bairros da capital, em atuação integrada com a Prefeitura e a Defesa Civil. Diante da elevação acelerada das águas, solicitamos providências imediatas para resguardar e isolar as áreas de maior risco, impedindo a circulação de pessoas, especialmente crianças, em trechos comprometidos.

Também encaminhamos pedido emergencial à Prefeitura para prestar assistência a seis famílias que vivem embaixo da ponte, totalizando 24 pessoas em extrema vulnerabilidade.

Agradecemos o trabalho da equipe da Defesa Civil, que prontamente atendeu ao nosso chamado e interditou um ponto de desmoronamento na Praça do Relógio, assegurando a proteção de moradores e visitantes da área que oferecia risco iminente. Esse acompanhamento é a forma de o Tribunal estar ao lado da população que, todos os anos, enfrenta esse drama, contribuindo para a proteção das comunidades neste momento difícil e sofrido.”

Alerta à população e mobilização institucional diante da cheia

Criado em 2023, o GT São Francisco consolidou o TCE-AC como agente indutor do diálogo interinstitucional na agenda climática e ambiental urbana do Acre/ Foto: Ascom

A conselheira Naluh Gouveia reforçou a gravidade da situação e a necessidade de resposta coordenada.

A partir das articulações do GT, o Tribunal firmou acordos de cooperação técnica com o Governo do Estado e a UFAC, aproximando controle externo e ciência para o enfrentamento dos impactos climáticos em áreas sensíveis da capital.

Entre os marcos da atuação do grupo, destaca-se a grande ação de limpeza do Igarapé São Francisco, realizada em outubro de 2023. A operação, teve duração de 30 dias e percorreu os 22 quilômetros da bacia, resultando na retirada de 20 mil toneladas de resíduos sólidos, entulhos e balseiros.

Comentários

Continue lendo