Acre
Feriadão tem cerca de 100 registros de ocorrências na fronteira
Acidentes de trânsito com vítimas fatais, multas e apreensões de veículos foram destaques
Alexandre Lima
Em apenas quatro dias, as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia praticamente registrou ocorrências proporcionalmente a uma cidade de grande porte. Essas duas cidades sequer chegam a 50 mil habitantes, menos de 1/3 da população da Capital do Acre, Rio Branco.
Até o início da noite desta terça-feira, dia 25, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), do 10º Comando da Polícia Militar em Brasiléia, tinha um registro de quase 100 ocorrências envolvendo quase todas às áreas que vão desde uma violência doméstica, até acidentes com vítimas fatais.
O feriadão que teve início na sexta-feira, dia 21, se pode ver que foi regrado com muita bebida alcoólica, sendo o fator principal que levou pessoas às vias de fato (brigas). Maioria dos casos, foram preciso a intervenção de policiais no período da noite, onde a maioria já haviam ingerido bastante álcool.
Também houve casos de violência domésticas, porte de arma brancas (facas) e casos que se pode chamar de imprudência que poderiam ser evitadas. Isso se pode dizer de pessoas que assumem o risco em dirigir após ingerir bebida alcoólica.
Esses dados estão registrados. Foram nada menos que 45 notificações divididas em multas e apreensões de veículos por estarem dirigindo após ingerir álcool, habilitações e veículos irregulares. Com a nova norma, pesadas multas terão que ser pagas.
O mais lamentável, foram registros de acidentes na BR 317, sentido Capital. Duas vítimas fatais entraram para a estatística, além de outros envolvendo velocidade, animais soltos pelas estradas e buracos. Num trajeto de apenas 20 km, foram 6 veículos em 4 dias onde deixou cerca de 10 feridos.
No perímetro urbano de Brasiléia e Epitaciolândia, outros acidentes envolvendo motos e carros, fez com dessem entrada no hospital de Clínica Raimundo Chaar, pessoas com diversos traumas, podendo chegar até quase amputações de membros inferiores e superiores do corpo.
Nesse montante, soma-se cerca de 46 ocorrências até o início da noite de terça-feira (25). Em alguns casos, não deram entrada nos registros do Ciosp e essa estatística poderá aumentar pelo fato de não ter juntado ao do Corpo de Bombeiro nos últimos quatro dias.
A exemplo, a cidade de Cobija, capital de Pando, no lado boliviano que tem pouco mais de 70 mil habitantes e não tem a obrigatoriedade do capacete e outras normas de segurança no trânsito, proporcionalmente, é quatro vezes menos violento do que as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia juntas.
Matérias relacionadas:
Cavalo solto na BR causa acidente com carro na madrugada
Dois acidentes são registrados em menos de 24 horas na BR 317
Ambulância do SAMU pifa ao tentar socorrer envolvidos em acidente
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.







Você precisa fazer login para comentar.