Conecte-se conosco

Acre

Faz um ano que Brasiléia sofreu sua maior catástrofe natural após 2012

Publicado

em

Alexandre Lima, com Marcus José e Marquinho Filho

As imagens falaram por si. Nestes dias até aproximadamente o início de março de 2015, o centro da cidade de Brasiléia, localizada a cerca de 240km da capital, Rio Branco, recebeu um volume de água que chegou próximo a 13 metros, transformando sonhos de muitos moradores em pesadelos.

Isso pelo fato de estarem se recuperando de 2012, quando também foi assolada por outra alagação, que foi cerca de um metro e meio abaixo, mas, deixou um rastro de destruição tão igual quanto a de 2015. Neste meio, estava parte de Assis Brasil, a cidade vizinha Iñapari no lado peruano que foi atingida em quase 100%.

110km abaixo, o rio Acre assolava Brasileia e parte de Epitaciolândia. Cerca de três depois, foi a vez de Xapuri de registrar sua maior enchente desde sua fundação, segundo informações de alguns moradores antigos e as águas barrentas se juntou com as do Rio Xapuri, aumentando seu fluxo à capital, Rio Branco.

Em Rio Branco, outras milhares de famílias foram expulsas de suas casas em diversos bairros localizados na parte baixa da cidade. Somente após cinco dias, Brasiléia viu as águas do rio Acre iniciar sua vazante, para que os moradores vislumbrassem a destruição causada pela lama dentro de suas casas e comércios.

A partir daí, se iniciou uma nova batalha. Reconstruir tudo de novo. Muitos não tiveram nem por onde começar, uma vez que sua humilde moradia foi totalmente destruída e teve que ser levado para um abrigo improvisado.

Cerca de duas semanas depois, a população se viu sendo abandonada por quem deveria ajudar. O Governo do Acre, que fez festa com a chegada de caminhões e máquinas, se retirou alegando que não tinha mais dinheiro, uma vez que o Governo Federal, entendeu que não poderia mais mandar dinheiro e que a situação não era mais de calamidade.

O Município por sua vez, apenas com o pouco recebido, teve que arcar com toda, ou parte, da limpeza da cidade e iniciar planos quase impossíveis de reconstrução sozinho. É importante lembrar que o Governo do Acre, no ano de 2012, ajudou o Município disponibilizando maquinário e mão de obra por mais de três meses.

As promessas de construção de casas próprias para os desabrigados não saiu do papel e se junta aos comerciantes também, que teriam um local cedido na parte superior da cidade, com direito ao shopping popular.

Passado 12 meses, mesmo com previsão de falsos profetas de que haveria outra nova alagação bem maior, os moradores clamam por ajuda e que a cidade seja reerguida. Em tempo de comunicação rápida, protestos são organizados para que os poderes acordem e deixem as bandeiras de lado por senso comum; melhorias e uma cidade melhor.

IMAGENS DE IÑAPARI (PERU)

IMG-20150219-WA0047

IMG-20150219-WA0056

IMAGENS DE BRASILÉIA, ACRE

DSC_0634

IMAGENS DE XAPURI

IMG_6489

IMAGENS DE EPITACIOLÂNDIA

Terça 24 de fevereiro de 2015 fotos Ana Freitas (320) - Cópia

IMAGENS PÓS ALAGAÇÃO EM BRASILÉIA

IMG_6941

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeito de Rio Branco convoca reunião de emergência após nova subida do nível das águas do Rio Acre

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco informa que, de acordo com a medição realizada às 15h desta terça-feira (13), o nível das águas do Rio Acre atingiu 13,30 metros na capital acreana, ficando a apenas 20 centímetros da cota de alerta e 70 centímetros da cota de transbordamento.

Dados recentes indicam uma elevação significativa do nível das águas do rio nos municípios da região do Alto Acre. Nas últimas horas, o Rio Acre apresentou subida superior a 2 metros em Brasiléia e mais de 4 metros em Assis Brasil. Segundo avaliação das equipes técnicas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esse comportamento reflete diretamente no cenário observado em Rio Branco nas últimas 48 horas. Diante desse contexto, a capital acreana entra em estado de alerta.

O levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal aponta que a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é considerada alta, em razão do volume de chuvas e da elevação acelerada do rio.

Em preocupação a esse cenário, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência com todo o secretariado municipal, com o intuito de alinhar ações, reforçar o monitoramento e garantir a pronta resposta da gestão municipal.

A Prefeitura de Rio Branco informa ainda que, por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Defesa Civil reforça ainda mais o monitoramento do nível das águas do Rio Acre — acompanhando também o nível de chuvas em outras regiões, principalmente aquelas que causam impacto direto na capital.

Nas próximas horas, será divulgado um balanço atualizado da situação, bem como as estratégias e medidas que estão sendo adotadas para assegurar a proteção e o cuidado com a população.

A gestão municipal reforça que permanece atenta, preparada e mobilizada para agir com rapidez, priorizando a segurança e o bem-estar das famílias rio-branquenses.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil avança na construção de casas populares e infraestrutura urbana

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo fortemente em habitação e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Jerry Correia, juntamente com o vice-prefeito Reginaldo Martins, o secretário municipal de Obras e o secretário de Planejamento, estiveram no bairro KM 2 acompanhando de perto o andamento das obras de construção de casas populares no município.

No local, estão sendo construídas 11 casas populares, que já contam com um projeto completo de infraestrutura, incluindo asfaltamento das ruas, posteamento e sistema de saneamento básico, garantindo mais dignidade e segurança às famílias beneficiadas.

Além disso, outras 11 casas já foram concluídas, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado do Acre, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento urbano e social de Assis Brasil.

O prefeito Jerry Correia destacou ainda que o município já garantiu recursos para a construção de mais 25 casas no bairro KM 2, ampliando o alcance do programa habitacional. Outro importante investimento será realizado na parte baixa da cidade, onde está previsto um novo lote com 30 casas populares, beneficiando ainda mais famílias assis-brasilenses.

“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para levar moradia digna e infraestrutura completa à nossa população. Esses investimentos representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para Assis Brasil”, ressaltou o prefeito.

A gestão municipal reafirma seu compromisso em continuar buscando parcerias e recursos para fortalecer as políticas públicas de habitação e promover o crescimento ordenado do município.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB

Publicado

em

Elevado Mamédio Bittar chega à etapa decisiva da obra e se consolida como novo cartão-postal e solução para o trânsito da capital

O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.

“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.

Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.

Comentários

Continue lendo