Conecte-se conosco

Acre

Fatais e brutais: Fronteira registra quase 10 mortes em 20 dias

Publicado

em

DSC04589

A tranquilidade nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, cidades localizadas na fronteira com a Bolívia e distantes da capital, Rio Branco, cerca de 240 quilômetros, já se pode dizer que não é mais àquelas cidades pacatas do interior.

Com o progresso, não se tem apenas o que dizer das coisas boas. As ruins também acompanham da mesma forma e esse fato, está registrado neste mês de Abril, que ainda está por terminar e até o momento, o mais violento de 2013.

Por volta da meia-noite deste sábado para domingo, mais uma morte brutal foi registrada nos autos policiais. Os policiais militares e o perito criminal foram acionados até o Bairro 28 de Maio, localizado na periferia de Brasiléia, para verificar um suposto assassinato.

No local, foi confirmado e encontrado um corpo de um homem já sem vida, caído em frente de um casebre com uma marca de tiro fatal, pouco abaixo do peito esquerdo, provavelmente deflagrado por uma escopeta a quase queima roupa.

Depois de muito procurar, e não localizar os documentos, foi descoberto o nome da vítima, seria Misciliano Rodrigues, com idade entre 20 e 30 anos. Devido a lei do silêncio imperar no local, não se encontrou uma testemunha para que pudessem ter mais informações que levasse a quem atirou.

DSC04592 DSC04586
DSC04587

Apenas foi levantado que, a vítima estaria em casa deitado e alguém o teria chamado do lado de fora. Após um breve desentendimento, se ouviu o disparo em seguida um grito, e quando foram observar, encontraram o corpo no chão.

Foi encontrado numa das mãos de Misciliano, um celular e uma arma branca (faca) junto ao corpo, o que leva a crer que houve ameaças de ambas as partes. O caso está sendo investigado pela delegacia de Brasiléia e se espera chegar ao homicida em breve.

Em tempo, nesta matéria estamos falando apenas das mortes registradas por assassinatos e acidentes fatais. Não foi  relatado os casos de tentativas de homicídios, furtos, roubos, violência doméstica, delitos praticados por menores que a maioria são protegidos pelo Estatuto do Menor, acidentes automobilísticos, entre outros.

DSC04599 DSC04602

Matérias relacionadas:

Estudante de medicina em Cobija é brutalmente assassinada pelo namorado

Acadêmica de medicina foi espancada e teve rosto mordido antes de ser morta

Menor de 17 anos faz ‘tocaia’ e mata desafeto com tiro de espingarda no peito

Jovem tenta localizar irmão no lado boliviano, pula no rio Acre e quebra o pescoço

Possível acerto de contas deixa saldo de 2 mortos, 2 feridos e 1 desaparecido

Terceira vítima é encontrada com pernas amputadas e abdômen cortado

Colono tem vísceras expostas após de briga por causa de moedas

Funcionário do IDAF morre ao chocar moto contra carro na BR 317

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Presidente do MDB no Acre confirma vinda de Baleia Rossi para selar aliança com Mailza Assis

Publicado

em

Presidente estadual Vagner Sales afirma que conversas estão adiantadas e que líder nacional virá ao estado para confirmar apoio

Vagner Sales afirma que líder nacional do partido virá ao estado anunciar apoio à pré-candidata do PP ao governo. Foto: captada 

O presidente estadual do MDB no Acre, Vagner Sales, anunciou nesta terça-feira (20) que o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (MDB/SP), virá ao estado em breve para oficializar a aliança do MDB com a vice-governadora Mailza Assis (PP), pré-candidata ao governo do Acre nas eleições de 2026. Segundo Sales, as tratativas estão “bastante adiantadas” e o anúncio depende apenas da confirmação final do PP.

“O MDB continua em diálogo com a candidata a governadora Mailza Assis e as discussões estão bastante adiantadas. Logo teremos um anúncio importante”, afirmou. Ele ressaltou que a decisão agora está nas mãos do PP e de Mailza, que devem acertar as reivindicações do MDB.

A movimentação reforça a articulação iniciada em dezembro, quando o governador Gladson Cameli (PP) se reuniu com Baleia Rossi em Brasília. A aliança também encerra a expectativa do Republicanos, que tem o senador Alan Rick como pré-candidato, de contar com o apoio do MDB. Internamente, o partido defende que a decisão leve em conta a formação de chapas competitivas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.

O governador Gladson Cameli (PP) se reuniU pessoalmente com Baleia Rossi, em Brasília, no último dia 10 de dezembro do ano passado. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre lidera ranking nacional de feminicídios em 2025, com maior taxa proporcional do país

Publicado

em

Estado registrou 14 assassinatos de mulheres, alta de 75% sobre 2024; taxa de 1,58 por 100 mil habitantes é a mais elevada entre todas as unidades federativas

Desde 2015, o Acre contabilizou 122 feminicídios. A marca de 100 vítimas foi ultrapassada em 2023, quando o acumulado da década chegou exatamente a cem casos.

O Acre liderou a taxa proporcional de feminicídios no Brasil em 2025, com 1,58 casos por 100 mil habitantes – a maior do país. Em números absolutos, foram 14 assassinatos de mulheres motivados por violência de gênero ou doméstica, um aumento de 75% em relação a 2024, quando ocorreram oito mortes. O estado igualou os picos históricos registrados em 2016 e 2018, que também contabilizaram 14 feminicídios cada.

Desde 2015, quando a lei do feminicídio foi sancionada, o Acre acumula 122 vítimas. A marca de 100 casos foi ultrapassada em 2023. Em nível nacional, 2025 foi o ano mais letal desde a criação da legislação, com 1.470 feminicídios registrados – uma média de quase quatro mortes por dia. O dado supera o recorde anterior, estabelecido em 2024, e reforça a urgência de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o país.

Comparativo nacional:
  • Acre: 14 casos (taxa de 1,58/100 mil) – maior proporção do país

  • Amapá: 9 casos

  • Roraima: 7 casos

  • Brasil: 1.470 feminicídios em 2025 (recorde desde 2015)

Desde 2015, o estado já contabilizou 122 feminicídios – a marca de 100 vítimas foi ultrapassada em 2023. A reincidência de parceiros ou ex-parceiros como autores e a dificuldade de acesso a medidas protetivas no interior são apontadas como fatores agravantes.

Ações em curso:

A Secretaria de Segurança do Acre intensificar a fiscalização eletrônica de medidas protetivas e ampliar campanhas de conscientização em parceria com o Ministério das Mulheres. O Estado deve instalar mais Delegacia da Mulher no interior e criar um comitê interinstitucional para monitorar casos de alto risco.

O recorde nacional de feminicídios em 2025 (1.470 casos) coincide com o aumento de 75% no Acre, indicando que a violência de gênero escalou mesmo após uma década da Lei do Feminicídio (13.104/2015) – sinal de que a legislação sozinha não basta sem políticas de prevenção e proteção efetivas.

Desde 2015, o estado já contabilizou 122 feminicídios. A reincidência de parceiros ou ex-parceiros como autores e a dificuldade de acesso a medidas protetivas no interior do estado são apontadas como fatores agravantes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Veja; Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Acidente ocorreu em cruzamento de grande fluxo e reacende cobrança por melhorias na sinalização da via

Uma colisão entre um carro e uma motocicleta deixou um motociclista ferido na tarde desta terça-feira (20), no cruzamento da Rua Minas Gerais com a ladeira de acesso ao Comercial Líder, no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul. O trecho é conhecido pelo intenso tráfego de veículos e já é considerado ponto crítico por moradores da região.

Segundo informações apuradas no local, o motociclista seguia em direção ao cruzamento quando, ao tentar atravessar a via, teria invadido a preferencial. Um veículo Volkswagen Gol, que trafegava pela Rua Minas Gerais, não conseguiu frear a tempo e acabou atingindo a motocicleta lateralmente.

Com o impacto, o condutor da moto foi arremessado ao solo, sofrendo escoriações e relatando dores pelo corpo. O motorista do automóvel permaneceu no local, prestou auxílio à vítima e aguardou a chegada das autoridades.

Moradores que presenciaram o acidente, nas proximidades da quadra poliesportiva do bairro, acionaram o serviço de emergência. O motociclista foi socorrido e encaminhado para atendimento médico.

Ainda de acordo com relatos da comunidade, o cruzamento apresenta baixa visibilidade e fluxo constante de veículos, fatores que elevam o risco de novos acidentes. Os moradores cobram providências do poder público, como reforço na sinalização e melhorias na infraestrutura viária.

Comentários

Continue lendo