Acre
Fase estadual do atletismo dos jogos estudantis conta com a participação de 64 escolas e mais de 250 atletas neste domingo
A Coordenação de Desporto Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã deste domingo, 7, na pista do Serviço Social da Indústria (SESI), a fase estadual do atletismo dos jogos estudantis, que é classificatória para a fase nacional.
Ao todo, participaram das competições 254 atletas de 64 escolas de 16 municípios. São eles: Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Tarauacá, Feijó, Porto Walter, Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri, Assis Brasil, Porto Acre, Bujari, Rio Branco, Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard.

Foto: Mardilson Gomes/SEE
De acordo com a coordenadora de desporto escolar da SEE, Kelly Figueiredo, além do atletismo, aconteceu simultaneamente também, no espaço da escola Águias do Saber, em Rio Branco, a fase estadual da ginástica rítmica, modalidade da qual o Acre também tem representantes na fase nacional.
“Temos que destacar que esse ano o governo do Estado teve um cuidado especial com os municípios mais distantes, como Porto Walter, onde os atletas saíram de avião e tivemos todo um cuidado com o fretamento para seguir para Rio Branco e, por isso, hoje, conseguimos estar aqui com mais de 250 atletas de 16 municípios”, explica.

Foto: Mardilson Gomes/SEE
Para o próximo ano, acrescenta a coordenadora, provavelmente as modalidades de atletismo e de vôlei deverão contar com uma fase regional em decorrência do aumento no número de atletas participantes.
“Aliás, esse ano, tivemos um aumento considerável em todas as modalidades. O Acre estará representado em 18 modalidades. Só não estamos ainda com a esgrima, mas até com o tiro ao alvo estamos tendo o cuidado de implantar em nosso Estado e com certeza teremos uma representatividade bem maior e melhor”, afirma.
Representando o interior
A professora Nilda Conrado é gestora da escola Franklin Roosevelt, em Plácido de Castro. Ela informa que a escola participa da fase estadual do atletismo com cinco atletas, sendo dois deles do sub- 14 e 3 do sub-17. Em 2023, a escola conseguiu classificar dois atletas para a fase nacional.
“Lá na escola procuramos apoiar a prática esportiva e esse ano tivemos a participação de 144 atletas nas mais diversas modalidades. A escola e a comunidade têm abraçado o esporte, tanto que teremos representantes na fase estadual do vôlei, do handebol, do vôlei de praia, no tênis de mesa e no xadrez”, destaca.

Foto: Mardilson Gomes/SEE
Outro colégio de Plácido de Castro que participa na modalidade atletismo dos jogos estudantis na fase estadual é a Escola Flávia Barros Pimentel. O gestor da escola, que é rural, professor Sharlen Ferreira, fez questão de acompanhar os cinco atletas em Rio Branco.
“No ano passado tivemos um atleta que foi para a fase nacional, na categoria sub-14 e hoje estamos com um maior número. O esporte é fundamental, pois os alunos melhoram o desempenho escolar, sobretudo a questão da disciplina, por isso incentivamos a prática em nossa escola”, afirma.
A atleta que foi classificada no ano passado para a fase nacional da escola Flávia Pimentel foi Kauane Silva de Souza, que está no 9º ano do ensino fundamental, anos finais. “Eu nunca sonhava em ganhar e ir para a fase nacional e esse ano minhas expectativas são as melhores”, disse.
Vale do Juruá, presente
A participação das escolas da região do Vale do Juruá é fundamental para abrilhantar a fase estadual do atletismo dos jogos estudantis. A escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, participa pelo segundo ano consecutivo. O professor Alisson Oliveira acompanha, ao todo, seis atletas, todos do sub-17.
“Esse ano, os atletas da escola participam do arremesso de disco e também do arremesso de peso e, para eles, é um sonho ter a oportunidade de participar da fase estadual dos jogos estudantis e poder viajar para Rio Branco”, enfatiza.

Foto: Mardilson Gomes/SEE
Aluna da Craveiro Costa, Kaisla Matias representa a escola na modalidade arremesso de peso. É a primeira vez que ela participa de uma edição dos jogos estudantis, mas tem boas expectativas na competição. “Espero ter uma boa classificação e até mesmo ganhar”, disse.
Outra escola bastante representativa nos jogos estudantis é a Djalma Batista, de Tarauacá. Este ano, trouxe três atletas, sendo um no salto em distância, outro nos 200 metros e mais um outro no arremesso de dardo. De acordo com o professor Marcos Santos, todo ano a escola participa dos jogos estudantis.

Foto: Mardilson Gomes/SEE
“A gente procura incentivar o esporte em nossa escola porque mantém o jovem ocupado, o mantém motivado, ele adquire expectativa de vida, sem falar que também incentiva em sala de aula e ajuda a ocupar a mente do nosso aluno”, faz questão de dizer.
Quem representa a escola Djalma Batista no salto em distância é o atleta Lázaro Pereira Almeida Filho, do segundo ano. Embora seja a primeira vez que participa das competições dos jogos estudantis, diz ter boas expectativas. “Eu espero chegar no pódio”, ressalta.
Escolas de Porto Walter
O município de Porto Walter tem nada menos do que sete atletas de três escolas participando da fase estadual dos jogos estudantis na modalidade atletismo. São elas: Manoel Moreira Pinheiro, Borges de Aquino e Helena Nobre. Os atletas estão sob a supervisão dos professores Erisberto Lima de Oiveira e Tábata Larissa Alves.

Foto: Mardilson Gomes/SEE
De acordo com o professor Erisberto Lima, é um sonho para os alunos do município poder participar da fase estadual dos jogos estudantis. “Apesar da distância, eles estão muito confiantes nos resultados, porque em 2023 uma equipe de futsal ficou em segundo lugar na fase nacional”, explicou.
A professora Tábata Alves fez questão de agradecer ao governo do Estado pela logística de trazer os atletas até Rio Branco para competir. Isso porque eles saíram de avião até Cruzeiro do Sul e seguiram em um ônibus fretado até a capital. “Viajamos bem, ficamos muito bem hospedados em Cruzeiro do Sul e chegamos bem”, afirmou.
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
- Foto: Mardilson Gomes/SEE
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Sesacre aponta queda nos casos de Covid-19 em até 96% no Acre em 2026
O Acre registrou uma redução significativa nos casos de Covid-19 em 2026. Até fevereiro, foram contabilizadas 112 confirmações, número muito inferior ao de anos anteriores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, houve uma queda de 96% em relação a 2025, quando a circulação do vírus era maior.
Essa tendência de diminuição de casos graves e internações também foi observada em outras regiões do Brasil. Especialistas atribuem esse cenário à vacinação em massa e à imunidade adquirida pela população nos últimos anos.
No entanto, as autoridades de saúde alertam para o aumento de outros vírus respiratórios, como os que causam síndromes gripais, o que requer atenção da população.
Apesar da melhora no quadro da Covid-19, o recomendável é manter os cuidados básicos, principalmente para grupos vulneráveis. O estado agora monitora a doença de forma mais controlada, sem picos elevados como antes.
Comentários
Acre
Ciclista morre atropelado no dia do aniversário na Baixada da Sobral, em Rio Branco
Vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância
O ciclista Rizomar Nascimento de Almeida, de 44 anos, morreu na noite deste domingo (22) após ser atropelado no bairro Bahia Velha, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A tragédia aconteceu no mesmo dia em que ele comemorava aniversário.
Segundo informações apuradas no local, a vítima trafegava de bicicleta pela Rua Mende Sá quando tentou atravessar a via e foi atingida por um caminhão vermelho que seguia no sentido centro-bairro.
Com o impacto, a bicicleta ficou presa debaixo do veículo e há suspeita de que as rodas do caminhão tenham passado sobre o abdômen do ciclista, provocando um grave trauma abdominal, além de possível fratura na região do quadril.
Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Militar do Acre e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, foram enviadas ao local. As equipes médicas realizaram manobras de reanimação, mas, apesar dos esforços, Rizomar não resistiu e morreu dentro da ambulância.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para os trabalhos da perícia. Após os procedimentos, o motorista do caminhão foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde deverá prestar esclarecimentos.
A bicicleta da vítima foi entregue aos familiares.
Comentários
Acre
Rio Branco recebe mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza neste domingo, 22, um mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher. A ação integra o programa nacional Mais Especialistas, do Ministério da Saúde, e ocorre em alusão ao Mês da Mulher.
A iniciativa ocorre de forma simultânea em todo o país, envolvendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. O objetivo central é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Fundhacre, os atendimentos foram concentrados no centro cirúrgico da unidade, beneficiando pacientes previamente reguladas. Ao todo, foram executados procedimentos de diversas especialidades, visando garantir agilidade e reduzir as filas de espera.
Durante a mobilização, estão sendo executados procedimentos de diversas especialidades, como tireoidectomia total, plástica mamária não estética, reparo de manguito rotador, ressecção de cisto sinovial e tratamento de varizes. A ação contempla também demandas ginecológicas, incluindo histerectomias e curetagens, garantindo agilidade no atendimento e redução das filas de espera.
Antonia Neide, paciente contemplada pela ação relata. “Eu sentia muita dor no ombro e, quando trouxe os meus exames, o médico recomendou a cirurgia imediatamente. Graças a Deus, esse procedimento será realizado hoje. Esses mutirões são muito importantes, porque ampliam o acesso aos atendimentos. No meu caso, como eu trabalhava fazendo movimentos repetitivos, acabei desenvolvendo alguns problemas no ombro”, afirmou.
A inclusão da Fundhacre na mobilização nacional foi viabilizada após agenda institucional junto ao Ministério da Saúde, no início de março. O alinhamento reforça o compromisso do Estado com estratégias nacionais de atenção especializada e atendimento humanizado.
















Você precisa fazer login para comentar.