Acre
“Faremos muitos mais investimentos aqui em um segundo mandato”, diz Gladson em Xapuri ao falar sobre a ponte que está sendo construída

Em sua primeira agenda no interior, o governador Gladson Cameli, candidato à reeleição ao governo do Acre, foi à Xapuri, nesta sexta-feira, 19, conversar com a população e mostrar que tem as melhores propostas para continuar trabalhando pelo estado durante os próximos quatro anos.
Cameli estava acompanhado de sua vice na chapa, Mailza Gomes, do candidato a senador Ney Amorim e do candidato a deputado estadual Manoel Moraes. Juntos, eles percorreram as principais ruas da Princesinha do Acre, como o município também é conhecido, onde receberam o apoio de comerciantes e moradores.
“A população de Xapuri sempre me acolheu de braços abertos em todas as campanhas e este ano não poderia ser diferente. Fizemos muitos investimentos aqui e faremos muitos mais em nosso segundo mandato”, declarou o governador.
Xapuri recebeu diversos investimentos da gestão de Gladson Cameli. Destaque para a construção da ponte sobre o Rio Acre, que ligará o bairro Sibéria ao centro da cidade e deve ser inaugurada até o fim do próximo ano. Uma obra histórica e aguardada há mais de meio século pelos xapurienses. A estrutura colocará fim a travessia de veículos em balsas, facilitando a mobilidade urbana e o escoamento da produção rural.

“Em 2018, estive aqui e prometi que iríamos fazer a ponte da Sibéria. Hoje, essa obra é uma realidade. Essa ponte vai garantir o direito de ir e de vir das pessoas, vai salvar vidas e ajudar nossos produtores rurais”, pontuou.
A ponte beneficiará cerca de 40% dos moradores das zonas urbana e rural do município. “Essa era a obra mais aguardada aqui em Xapuri. Eu mesmo já passei por muitos transtornos para atravessar o rio por causa de problemas na balsa. Muitos governadores prometeram fazer essa ponte, mas nada fizeram. Diferente dos outros, o Gladson prometeu que ia fazer e está fazendo”, comentou o autônomo Oscar Nogueira.

Outra importante obra em andamento é o asfaltamento da rodovia estadual AC-380. Os trabalhos de terraplanagem nos 17 quilômetros da antiga estrada de acesso à Xapuri já estão concluídos. Quando estiver pronta, a nova ligação alavancará o escoamento da produção agrícola, além de criar um novo eixo de desenvolvimento no município.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale







Você precisa fazer login para comentar.