Conecte-se conosco

Cotidiano

FAMPE 100 impulsiona negócios liderados por mulheres no Acre

Publicado

em

Programa do Sebrae amplia acesso a crédito e isenta de exigência de garantias

Oferecer oportunidades para mulheres empreendedoras acessarem crédito com mais facilidade é o objetivo da nova modalidade do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), o FAMPE 100. Essa linha foi criada para fortalecer o empreendedorismo feminino com garantia de 100% do valor da operação de crédito, dispensando a necessidade de apresentar bens como garantia ou um avalista. E faz parte do Programa Acredita, do governo federal.

No Acre, a primeira empresa a acessar esta modalidade foi a Quitutes de Mamis, liderada por Priscila Souza. Ela relata que conheceu o FAMPE 100 pouco tempo após a abertura da conta bancária como Pessoa Jurídica no Sicoob, por indicação do gerente financeiro. “Eu estava fazendo movimentações bancárias de forma errada, então meu gerente apresentou esse programa e disse que poderia me ajudar a crescer como empresa”, disse.

O crédito foi o pontapé para impulsionar a produção de doces e bolos da Quitutes de Mamis. “Pude comprar novos equipamentos para minha cozinha, aumentar minha produção e ainda abrir um ponto de atendimento física na minha casa, pois trabalhava apenas com vendas online”, destacou.

Segundo pesquisas do Sebrae Nacional, as mulheres empreendedoras frequentemente recebem empréstimos menores e enfrentam taxas de juros mais altas que os homens. Dado este cenário, a gestora de Crédito do Sebrae no Acre, Julci Ferreira, ressalta que o FAMPE 100 tem sido um divisor de águas as empreendedoras, pois amplia o acesso ao crédito sem a exigência de garantias tradicionais.

“Esse programa garante mais que uma linha de crédito, ele abre portas e é uma ferramenta de empoderamento. O FAMPE 100 permite que mulheres empreendedoras transformem seus projetos em realidade, superando barreiras históricas de acesso a financiamento e mostrando a força dos negócios liderados por elas”, pontuou.

Empresas com participação majoritária feminina no capital social ou administradas por mulheres podem solicitar a linha de crédito, inclusive Microempreendedoras Individuais (MEI). Esta iniciativa visa tornar o crédito mais acessível e com condições mais competitivas, como taxas de juros reduzidas e maior facilidade na aprovação.

“Não tenho nem palavras para agradecer ao Sebrae por ter esse programa que facilita a nós, mulheres empreendedoras, o crescimento do nosso empreendimento”, finalizou Priscila.

O programa contempla, ainda, uma jornada de crédito assistido, onde a empresária pode buscar auxílio no Sebrae para organizar e planejar as finanças, recebendo um acompanhamento contínuo de um Agente de Crédito para transformar os recursos em benefício real ao seu empreendimento.

Para mais informações sobre o FAMPE 100, entre em contato no 0800 570 0800 ou acesse sebrae.com.br/fampe.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo