Conecte-se conosco

Cotidiano

FAMPE 100 impulsiona negócios liderados por mulheres no Acre

Publicado

em

Programa do Sebrae amplia acesso a crédito e isenta de exigência de garantias

Oferecer oportunidades para mulheres empreendedoras acessarem crédito com mais facilidade é o objetivo da nova modalidade do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), o FAMPE 100. Essa linha foi criada para fortalecer o empreendedorismo feminino com garantia de 100% do valor da operação de crédito, dispensando a necessidade de apresentar bens como garantia ou um avalista. E faz parte do Programa Acredita, do governo federal.

No Acre, a primeira empresa a acessar esta modalidade foi a Quitutes de Mamis, liderada por Priscila Souza. Ela relata que conheceu o FAMPE 100 pouco tempo após a abertura da conta bancária como Pessoa Jurídica no Sicoob, por indicação do gerente financeiro. “Eu estava fazendo movimentações bancárias de forma errada, então meu gerente apresentou esse programa e disse que poderia me ajudar a crescer como empresa”, disse.

O crédito foi o pontapé para impulsionar a produção de doces e bolos da Quitutes de Mamis. “Pude comprar novos equipamentos para minha cozinha, aumentar minha produção e ainda abrir um ponto de atendimento física na minha casa, pois trabalhava apenas com vendas online”, destacou.

Segundo pesquisas do Sebrae Nacional, as mulheres empreendedoras frequentemente recebem empréstimos menores e enfrentam taxas de juros mais altas que os homens. Dado este cenário, a gestora de Crédito do Sebrae no Acre, Julci Ferreira, ressalta que o FAMPE 100 tem sido um divisor de águas as empreendedoras, pois amplia o acesso ao crédito sem a exigência de garantias tradicionais.

“Esse programa garante mais que uma linha de crédito, ele abre portas e é uma ferramenta de empoderamento. O FAMPE 100 permite que mulheres empreendedoras transformem seus projetos em realidade, superando barreiras históricas de acesso a financiamento e mostrando a força dos negócios liderados por elas”, pontuou.

Empresas com participação majoritária feminina no capital social ou administradas por mulheres podem solicitar a linha de crédito, inclusive Microempreendedoras Individuais (MEI). Esta iniciativa visa tornar o crédito mais acessível e com condições mais competitivas, como taxas de juros reduzidas e maior facilidade na aprovação.

“Não tenho nem palavras para agradecer ao Sebrae por ter esse programa que facilita a nós, mulheres empreendedoras, o crescimento do nosso empreendimento”, finalizou Priscila.

O programa contempla, ainda, uma jornada de crédito assistido, onde a empresária pode buscar auxílio no Sebrae para organizar e planejar as finanças, recebendo um acompanhamento contínuo de um Agente de Crédito para transformar os recursos em benefício real ao seu empreendimento.

Para mais informações sobre o FAMPE 100, entre em contato no 0800 570 0800 ou acesse sebrae.com.br/fampe.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Acreanão terá rodada de estreia sem público devido a impasse entre Federação e Bombeiros

Publicado

em

O Campeonato Acreano de 2026, o Acreanão Sicredi, começa oficialmente no dia 15 de janeiro, com a primeira rodada sem público. A decisão foi tomada após a não liberação do Estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão, em Rio Branco (AC), gerando divergência entre a Federação de Futebol do Acre (FFAC) e o Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), responsáveis pela avaliação técnica do estádio, sobre as razões do atraso.

O presidente da FFAC, Adem Araújo, utilizou as redes sociais na segunda-feira (12) para explicar a mudança no calendário e justificar a estreia sem torcida. Segundo ele, a principal causa está relacionada à falta de liberação dos laudos técnicos necessários para a realização de partidas oficiais. “Estamos sem o laudo que libera para jogos oficiais no Estádio Florestão. Desde agosto que nós tentamos esse laudo, mas devido às normas, que infelizmente, logo no meu primeiro ano de gestão, houve várias mudanças, tivemos mais de 60 pendências”, afirmou Adem Araújo. Ele acrescentou que a situação “independe totalmente da federação”.

Com a impossibilidade de utilizar o Florestão, a FFAC solicitou a liberação da Arena da Floresta para a abertura do campeonato, prevista inicialmente para 12 de janeiro. O pedido não foi atendido a tempo, e a competição teve início no dia 15, no Florestão, com portões fechados. “Você que gosta de futebol e quer acompanhar o campeonato estadual, a partir do dia 22 nós teremos o Estádio Arena da Floresta disponível. A garantia que nós te damos é que você vai ter um campeonato muito interessante, com bons jogadores, bons times e uma disputa bastante acirrada”, concluiu o dirigente.

Nesta terça-feira (13), a direção de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do Acre afirma que o atraso não se deve a entraves burocráticos, mas a falhas no cumprimento das normas técnicas de segurança pelo responsável pelo projeto do estádio. “O projeto do Florestão já está indo para a sétima análise. É um projeto que vem se arrastando, mas nós estamos fazendo o possível e até o impossível, analisando assim que ele chega aqui. O problema é que o engenheiro responsável não está atendendo aos requisitos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros”, disse o major Eurico, diretor de Atividades Técnicas da corporação.

Segundo ele, entre as pendências estão itens essenciais como acessos adequados, saídas de emergência, sistema de hidrantes, alarmes e outros dispositivos de prevenção. Enquanto não forem atendidas, o projeto não pode avançar para a vistoria técnica final, etapa necessária para a emissão do laudo de liberação.

“O projeto envolve aspectos estruturais e construtivos que asseguram maior proteção em caso de incêndio ou situações de pânico”, ressaltou o major. Ele reforçou que a atuação do Corpo de Bombeiros “não se trata de vista grossa ou falta de sensibilidade”. Para o Corpo de Bombeiros, “a segurança está sempre em primeiro lugar”.

O major também explicou que alterações no projeto original do estádio exigem nova aprovação: “Houve alteração no projeto inicial. Toda vez que isso acontece, é necessário passar novamente pela aprovação do Corpo de Bombeiros”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Santa Cruz inicia treinos para o Estadual Sub-20

Publicado

em

O elenco do Santa Cruz iniciou nessa segunda, 12, no CT do Cupuaçu, a preparação visando a disputa do Campeonato Estadual Sub-20, competição programada para o mês de abril. A base da última temporada será mantida.

“Perdemos o título em 2025 e esse foi um duro golpe. Fizemos um planejamento para a atual temporada e vamos trabalhar em busca do objetivo”, declarou o técnico do Santa Cruz, Pedro Balu.

Monitoramento da Copa São Paulo

O presidente do Santa Cruz, Léo Raches, confirmou um trabalho de monitoramento da Copa São Paulo.

“A nossa comissão técnica vem acompanhando os jogos da Copa São Paulo e avaliando os atletas. Vamos trazer reforços para o Estadual”, afirmou o dirigente.

Em abril

Os jogadores do Santa Cruz irão trabalhar por 3 meses para a disputa do Estadual. A competição começa no mês de abril e vale as vagas do futebol acreano na Copa São Paulo e na Copa do Brasil em 2027.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Wendell Barbosa recebe a faixa preta e os desafios serão maiores

Publicado

em

Wendell Barbosa recebeu no domingo, 11, na academia Atitude a faixa preta de jiu-jitsu. O paratleta começou a caminhada dentro dos tatames depois do acidente de moto.

“Depois de oito anos, receber a faixa preta de jiu-jitsu é uma vitória esportiva, mas principalmente na vida pessoal. O acidente poderia ter mudado completamente a minha vida e o esporte por intermédio do jiu-jitsu abriu várias portas e sou muito grato a Deus”, declarou Wendell Barbosa.

Maiores desafios

Wendell Barbosa voltará às competições nacionais e internacionais em 2026 como o faixa preta e os desafios nas competições serão maiores.

“Os desafios serão mais difíceis. Muitos atletas têm oito anos e até mais como faixa prepara e esse é o meu tempo dentro do esporte. Vou treinar mais porque vou em busca de mais títulos importantes para o Acre”, afirmou o paratleta.

Comentários

Continue lendo