Acre
Famílias começam a voltar para casa com a vazante do Rio Acre em Brasiléia
Com assessoria
Com a vazante do rio Acre, a prefeita Fernanda Hassem, acompanhada dos filhos, esteve no sábado, 18, entregando kits de limpeza para algumas das famílias, que já estão retornando para suas casas, e precisam fazer a limpeza do local.
Na rua Olegário França, que estava tomada pela água, e a travessia era feita de barco, hoje a movimentação está voltando ao normal, e mesmo assim ainda tem água acumulada nas laterais. O nível do Rio Acre, às 11h45, estava em 9,79 metros, com vazante de 1,22 metros.
Rosiane Cunha, 4 filhos, recebeu um kit de limpeza e agradeceu o apoio da prefeitura.
“Eu agradeço a defesa civil, os bombeiros pelo apoio. Agora vamos fazer a limpeza da nossa casa, e voltar a nossa vida normal”, disse
“É o mínimo que nós podemos fazer. Dar dignidade aos nossos moradores, nesse retorno para casa” – Fernanda Hassem, prefeita.
A secretária de Cidadania e Ação Social, Joseane Pimentel, que estava com sua equipe fazendo o cadastro também acompanhou a entrega.
“Esse trabalho envolve todas as secretarias primeiro tirando as famílias, fazendo o cadastro e agora entregando os kits de limpeza para as famílias que decidiram voltar para casa nesse início de vazante”, disse.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Francisco Lima, continua com as equipes acompanhando toda a movimentação.
“Esse momento exige toda nossa atenção, estamos atentos para qualquer eventualidade. Acreditamos que agora vai normalizar a situação, ainda temos uma previsão de chuva e vamos continuar trabalhando”, falou.
A prefeita Fernanda Hassem, reforçou o apoio a população que sofre com esse período.
“É o mínimo que nós podemos fazer. Dar dignidade aos nossos moradores, nesse retorno para casa. Quem já passou por isso sabe como é difícil, e nossa equipe trabalha com muito respeito, e por isso estamos acompanhando de perto”, disse.
Comentários
Acre
Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa
Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%
Comentários
Acre
TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional
Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades
O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.
A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.
Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.
Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.
Comentários
Acre
1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.
Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.
Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.
A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.











Você precisa fazer login para comentar.