Conecte-se conosco

Extra

Familiares denunciam sequestro de brasileiro por policiais bolivianos na fronteira do Acre

Publicado

em

Sebastião (de algemas) foi preso no lado brasileiro e levado para Cobija (Bolívia).

Alexandre Lima

Familiares do acreano Sebastião Nogueira do Nascimento (33), estão tentando descobrir desde a noite deste sábado, dia 11, o motivo pelo qual policiais bolivianos ligados à Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC), foram até a casa localizada no lado brasileiro durante a noite, e o levaram por volta das 21h40.

O caso foi presenciado pelo pai de Sebastião, senhor Lau Chaves do Nascimento (72), que conta do susto que levou. “Nos estávamos deitados quando eles chegaram e bateram na porta e quando abri, eles foram entrando e foram logo para o quarto do meu filho que estava deitado. Não falaram e não apresentaram nada e foram logo algemando e quando tentei fazer alguma coisa, eles me agrediram ferindo minha mão e deram dois tiros”, conta.

Cápsulas de calibre 9 milímetros e .40 encontradas na casa após os policiais irem embora e furo na cobertura.

Depois que invadiram a casa do Seu Leu, conta ainda que essa não seria a primeira vez em que teriam ido até o Bairro. “Não é a primeira vez que isso acontece por aqui. Aqui está cheio de boliviano morando. Toda hora é policial andando armado por aqui atrás de alguém”, denuncia uma moradora que pediu para não ser identificada por medo de represália.

O bairro onde fica localizada a casa, é o José Hassem, que faz a divisa com os dois países pelo Igarapé Bahia e não tem qualquer meio que impeça qualquer pessoa de entrar e sair sem ser incomodado, que ajuda o tráfico de drogas e faz imperar a lei do silêncio.

A mãe,Dona Francisca e o pai, Seu Lau, estão temendo pela vida do filho.

Cerca de 32 horas após levarem o brasileiro, a equipe de imprensa conseguiu registrar a chegada de Sebastiao no prédio da FELCC, após ter sido levado para interrogatório em outro lugar. O mesmo ainda estava com a mesma roupa e estaria numa sala onde sequer dá para deitar.

Nem mesmo com a chegada de um advogado, senhor Herbam Ricardo E. Rivero, se pode saber o motivo pelo qual Sebastião foi preso e levado para o lado boliviano. Em conversa com um agente federal na delegacia em Epitaciolândia, a PF sequer foi avisada do caso.

De primeira vista, os policiais (se for), cometeram ao menos, três violações; invasão e realização de operação em território estrangeiro, porte ilegal de armas e sequestro de pessoas. O que deveriam ter feito, caso exista, terem entregado o inquérito policial às autoridades do Brasil, para em seguida, um juiz determinasse que o brasileiro fosse preso e respondesse em seu país.

Seu Leu sofreu um corte na mão ao tentar impedir a saída do filho.

Foi mostrado pelos familiares, um documento onde mostra que Sebastião não possui antecedente criminal no lado brasileiro. Já do lado boliviano, até o momento nada foi divulgado para que levasse a Justiça mandar prender o brasileiro.

As autoridades da FELCC foram procuradas, mas, somente por volta das 16 horas poderiam receber a imprensa e até mesmo o advogado. Nenhum policial pôde informar o motivo pelo qual Sebastião foi preso pelos agentes da corporação em solo estrangeiro.

O caso foi registrado na delegacia de Epitaciolândia e seria comunicado na PF e Consulado Boliviano no Brasil. “Meu filho está sendo acusado de algo que não sabemos. Quero respostas deles. Sebastião está sendo maltratado e sequer retiram as algemas deles para comer dentro de uma pequena sala. Estou sem dormir direito desde sábado quando fui avisada na colônia do ocorrido”, disse Dona Francisca Nogueira da Silva (60).

Segundo foi informado pelos familiares, estão receosos de que Sebastião seja julgado e condenado sumariamente como o caso de Ítalo, e seja enviado para o presídio de San Pedro de Chanchocoro, na região de La Paz, considerado o terror para os condenados na Bolívia.

Foi informado pelos familiares que, caso as autoridades não tomem providencias sobre o caso, irão se organizar para fechar pontes na fronteira como forma de denunciar as truculências da policia boliviana no lado brasileiro, sem que ninguém tome providencias e este não seria o primeiro caso registrado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Vídeo: Homem é encontrado morto em estado de decomposição no Bairro Ivete Vargas

Publicado

em

Francisco Aginaldo, de 57 anos, não era visto desde a noite de Natal; vizinhos acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do apartamento.

Rio Branco, AC – Na manhã desta segunda-feira (29), o corpo de Francisco Aginaldo da Silva Oliveira, de 57 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência, situada no Beco do Canal, bairro Ivete Vargas.

Segundo relatos de vizinhos, Francisco morava sozinho e enfrentava problemas de saúde. A última vez que ele foi visto com vida foi na noite de Natal. O alerta foi dado por moradores da região que, ao sentirem um cheiro intenso vindo do imóvel, acionaram a Polícia Militar.

Para acessar o interior do apartamento, agentes da Polícia Civil precisaram arrombar a porta, que estava trancada por dentro. O corpo foi encontrado caído no chão. De acordo com a perícia técnica, não havia indícios de crime, como sinais de luta ou ferimentos por armas. A vítima apresentava apenas um pequeno corte na cabeça, que os investigadores acreditam ter sido causado por uma queda acidental contra a quina de uma porta.

Após os trabalhos periciais no local, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames cadavéricos que devem confirmar a causa exata da morte.

O caso foi registrado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e as investigações de praxe seguirão sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025

 OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, odontológico. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.”

 Origem: Secretaria Municipal de Saúde.

Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h

Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026

Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br

Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.

 

Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Defesa Civil do Acre entra em alerta por elevação do Rio Acre e risco de alagamentos na capital

Publicado

em

Rio Acre na fronteira já deu sinal de estabilidade e poderá dar sinais de vazantes nas próximas horas – Foto: Eldson Júnior

A Defesa Civil do Acre colocou suas equipes em estado de alerta em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas horas e elevaram o nível do Rio Acre, com possibilidade de alagamentos e famílias desabrigadas, principalmente em Rio Branco.

De acordo com dados do sistema de hidrotelemetria, a chuva ultrapassou 100 milímetros em cerca de 12 horas, especialmente na região das Aldeias dos Patos, acima de Assis Brasil. Apesar do volume elevado, o nível do rio apresenta tendência de estabilização e leve recuo. Nas últimas quatro horas, a medição indicou nível abaixo dos 4 metros nos pontos mais altos do curso do rio.

Ponte metálica Dr José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia – Foto: Eldson Júnior

Na régua de medição instalada na ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia, o Rio Acre chegou próximo dos 9 metros por volta das 10h (horário local), mas também apresenta sinal de estabilização.

O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major do Corpo de Bombeiros Sandro, divulgou vídeo tranquilizando a população, ao mesmo tempo em que reforçou que as equipes seguem em prontidão, com apoio das prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia.

Em Rio Branco, no entanto, a situação exige mais atenção. Nas próximas 48 horas, o cenário pode demandar maior atuação das autoridades estaduais e municipais, já que foram registrados alagamentos em áreas mais baixas próximas ao Rio Acre, além de bairros e igarapés atingidos pelas águas da chuva.

Em Rio Branco, regiões como o Bairro da Base já foi alcançados pelas águas em alguns pontos deixando a dEfesa Civil em alerta – Foto ac24horas

Diante do quadro, o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis se reuniram com secretários e técnicos para definir estratégias, alinhar ações e colocar em prática o Plano de Contingência, com foco em reduzir impactos e prestar assistência às famílias afetadas.

A reunião do Gabinete de Crise ocorreu na Secretaria de Estado da Casa Civil e contou com a participação de órgãos estaduais e instituições envolvidas direta ou indiretamente na gestão ambiental e de riscos, reforçando a articulação para enfrentar o período de chuvas intensas no Acre.

Governo do Acre reuniu pastas comprometidas com o plano de contigência para antecipar ações emergenciais. Foto: José Caminha/Secom

Comentários

Continue lendo