Acre
Família de adolescente que sofre com anemia desde os 6 meses de vida pede ajuda para transplante em SP
A necrose é uma das comorbidades da anemia falciforme, que afeta Walisson desde antes de completar seu primeiro ano de vida

O garoto enfrenta a anemia falciforme desde o seus seis meses de idade, quando foi diagnosticado/Foto: Cedida
Vitor Paiva, ContilNet
Wallisson Oliveira do Nascimento tem apenas 13 anos, e vem enfrentando o que talvez já seja o maior desafio de sua trajetória, um transplante de medula óssea haploidêntico, para melhorar sua qualidade de vida, devido a uma anemia falciforme.
Ele e sua família são moradores da capital acreana, mais especificamente do bairro Santa Inês, e precisaram ir ao estado de São Paulo, para que o procedimento fosse realizado, entretanto, devido às frágeis condições financeiras de sua família, a mãe se desfez dos móveis de casa para poder custear parte de sua ida e estadia, na primeira viagem para fora do estado em busca de tratamento.
O procedimento será realizado no Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes com câncer, que normalmente não conseguiriam arcar com o tratamento necessário.
Através do programa Tratamento Fora de Domicílio, a família conseguiu ir até o estado no sudeste do país, mas ainda precisa de apoio para se manter no local, contando com alimentação, estadia, transporte e demais gastos.
O garoto sofre com a anemia e suas comorbidades desde os seis meses de idade, como complicações cardíacas, pulmonares, epilepsia, necrose e artrose. A necrose que atinge o fêmur de cada uma de suas pernas faz com que ele enfrente algumas crises de dor, sendo necessário ser medicado com morfina.
A doadora para o garoto já foi encontrada, e estava dentro de sua própria casa, já que receberá o transplante de sua irmã Sabrina, de 22 anos, depois de cerca de dois anos de procura.
Quem conta a história de Wallisson Oliveira é Isabelle Araujo, presidente do projeto Coração Solidário, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2017, que visa ajudar famílias em situação de vulnerabilidade e com casos médicos mais graves, como é o do menino Walisson.
“O procedimento é arriscado, mas a expectativa é que ele melhore a condição do coração, interrompa o avanço da necrose e alivie as crises de dor, que atualmente o fazem ficar internado por 20 a 30 dias, necessitando de grandes quantidades de morfina para controlar a dor”, diz Araújo.

A compra do número da rifa ou doações podem ser feitas través do e-mail presente no card/Foto: Cedida
Ela explica ainda que as condições financeiras da família são frágeis, além da responsável pelo garoto sem mãe-solo, desde que o menino nasceu, aumento mais ainda as dificuldades no cuidado com o filho.
“Os custos associados ao tratamento, incluindo despesas de viagem e estadia em São Paulo, são altos e além da capacidade financeira da mãe, que é mãe solo e desde que nasceu, ela não pode trabalhar devido o seu tratamento, por isso estamos buscando apoio financeiro para arcar com essas despesas e para isso montamos essa rifa”, explicou a fundadora da Coração Solidário.
A fim de ajudar com a situação complicada enfrentada por Wallisson e sua família, o grupo organizou uma rifa, no valor de R$10. A partir dela, serão distribuídos os seguintes prêmios: óculos de sol, kit da marca Eudora, relógio Champions, fone de ouvido e um SmartWatch D20+.
Para aqueles que ficaram interessados nos prêmios e desejam participar da rifa, ou apenas desejam ajudar no tratamento, a chave pix é: [email protected]. Para maiores informações, basta entrar em contato com o seguinte número telefônico: (68) 999122404
Comentários
Acre
O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico
O 6º Festival Kãda Shawã Kaya, na Aldeia Foz do Nilo, município acreano de Porto Walter, marcou um momento importante para o Povo Shawãdawa. Durante quatro dias, entre 8 e 11 de janeiro, os indígenas celebraram sua cultura ancestral por meio de pinturas corporais, vestimentas originais, arcos e flechas, cantos e danças inspiradas na rica natureza da floresta.

Toda essa profusão de cores e formas foi captada pelas lentes do fotógrafo Cleiton Lopes, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Mesmo imerso na floresta, em condições adversas, o profissional montou um verdadeiro estúdio fotográfico para registrar os melhores momentos do Festival Kãda Shawã Kaya, com foco, sobretudo, nos personagens que participaram das festividades.
Os aspectos humanos e criativos do povo Shawãdawa foram registrados com sensibilidade. O resultado é um arquivo fotográfico que servirá de referência para quem quiser estudar a cultura dos povos originários do Acre.

A beleza indígena e o vigor desse povo, que sofreu no passado um massacre cultural, não podendo praticar os seus costumes, espiritualidade e idioma, passaram por uma regeneração profunda nos mais recentes anos. E o olhar do fotógrafo Cleiton capturou esse renascimento com detalhes, numa sinfonia de imagens que revelam para o mundo a alma da cultura Shawãdawa.
O concurso de beleza nas vestimentas originais, a disputa de arco e flecha, as brincadeiras, as danças e cantorias, as pinturas corporais, as cerâmicas e artesanatos estão detalhados nas fotos do profissional da Secom, constituindo um registro antropológico que servirá de espelho para as futuras gerações da Nação Shawãdawa, conhecidos como “Arara”.

Um dito popular afirma que uma imagem vale mais do que mil palavras. Nas fotos produzidas por Cleiton Lopes, está impressa uma história de lutas para a afirmação cultural de um povo que transcende o tempo cronológico.

Na verdade, nesse simples registro fotográfico, estão as almas de homens, mulheres e crianças que fizeram da conexão com a natureza um suspiro de amor e alegria para seguir a jornada da construção dos valores do Povo Shawãdawa.
The post O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Bocalom avisa Gladson Cameli sobre anúncio de candidatura ao governo do Acre
Em visita a Gladson Cameli, Tião Bocalom anuncia que fará anúncio oficial na segunda-feira, apesar de resistências internas na legenda

Prefeito Bocalom confirma pré-candidatura ao governo do Acre e diz que partido será o PL. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou neste sábado que esteve no gabinete do governador Gladson Cameli (PP) para tratar do anúncio oficial de sua pré-candidatura ao governo do Acre. O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 19, em coletiva no auditório da Federação da Indústria.
“Fui mesmo”, afirmou Bocalom, depois de rumores sobre o encontro circularem no estado.
Questionado sobre a legenda, o prefeito reafirmou que disputará pelo PL, mesmo diante de especulações de que o partido priorizaria a reeleição do senador Márcio Bittar.
“Sim, eu sou do PL”, declarou, reforçando sua disposição de manter a candidatura mesmo com resistências internas.

Prefeito confirma que foi ao gabinete do governador comunicar oficialmente lançamento de pré-candidatura, marcado para segunda-feira. Foto: captada
Comentários
Acre
MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre
MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada
Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.
Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.
A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.
Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.
A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.
A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada


















Você precisa fazer login para comentar.