fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Falta de previsão para chegada de novo lote e insulinas perto de vencer preocupa pais de paciente com diabetes no Acre

Publicado

em

Último lote repassado às famílias de pessoas que fazem uso diário de insulina vence no próximo dia 31 de janeiro e informação é que não há previsão para chegada dos medicamentos. Pais dizem que crianças não podem ficar nem um dia sem a medicação.

Por Iryá Rodrigues

Sem uma previsão para a chegada de um novo lote e com as insulanas perto de vencer, os pais de pacientes com diabetes que fazem o tratamento no estado estão preocupados. Segundo eles, a insulina que foi disponibilizada este mês aos pacientes vence no próximo dia 31 de janeiro.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou que o fornecimento da insulina aspartage é feito pelo Ministério da Saúde e que já foi realizada a solicitação de um novo lote, que está com previsão de chegada para o dia 28 de janeiro, conforme informado pelo MS. Porém, a informação do próprio Centro de Referência de Medicamentos Especiais (Creme) dada aos pais nesta terça-feira (26) é de que a medicação não tem previsão para chegar ao estado.

Um dos casos é o da filha da universitária Débora Martins Motta, de apenas oito anos. A pequena Mariana Motta Mastub foi diagnosticada com diabetes tipo 1 desde agosto de 2019 e desde então precisa fazer o uso diário da insulina após cada refeição.

A mãe conta que procurou o Creme, da Secretaria Estadual de Saúde, para saber quando chegaria o novo lote e foi informada que deve ser em fevereiro, no entanto, não souberam precisar a data.

Creme informou aos pais que não há data para a chegada da insulina — Foto: Reprodução

Por mês, Débora conta que pega duas canetas de insulina no Creme para a filha. A última vez que pegou foi no dia 7 de janeiro e agora ela diz que não sabe como vai fazer, já que não há a previsão para chegada da medicação.

Segundo ela, ao menos 70 pais de crianças com diabetes no Acre fazem parte do grupo ‘Família Doce’ e estão na mesma situação. Fora os demais pacientes que precisam da insulina.

“Nessa caneta tem cerca de 100 doses e a quantidade que é aplicada vai depender de cada caso. Por mês, nós pegamos duas canetas dessa e esse mês eu peguei no dia 7 de janeiro, mas já vence agora dia 31. Falamos com a médica que atende as crianças e ela falou que não é para utilizar a insulina após o vencimento. Eles [Creme] falaram que não chegou, que acabou a insulina e que chega em fevereiro, mas que não tem data certa. Tem muita gente ali no grupo que não tem condições de comprar a insulina caso não seja fornecida pelo estado. Essas crianças se passarem um dia sem insulina podem acabar na UTI”, afirmou a mãe.

Uma caneta de insulina custa em média R$ 80 em farmácias de Rio Branco, sendo que a maioria dos casos usa duas por mês, além das outras medicações.

Último lote de insulinas vence dia 31 de janeiro e segundo pais não há previsão para chegada de novo lote — Foto: Arquivo pessoal

A mesma preocupação é da administradora Katya Dantas, de 38 anos. Segundo ela, o filho Alan Dantas de apenas 4 anos também precisa usar a insulina diariamente após as refeições e a medicação que tem em casa vence no dia 31 de janeiro.

“Meu filho tem quatro anos, foi diagnosticado com a diabetes quando tinha 1 ano e 1 mês e desde então a gente vem fazendo o tratamento. Ele é insulino-dependente, então não pode jamais ficar sem essa medicação, porque a cada três horas, sempre que ele come, tem que fazer o uso da insulina. E esse último medicamento que pegamos vence no dia 31 agora e quando perguntei no Creme como seria, eles disseram que não podiam fazer nada. Isso é um descaso, porque meu filho depende disso para viver”, relatou Katya.

Especialista alerta para riscos

A médica especialista em endocrinologia pediátrica, Catarina de Oliveira Souza, que acompanha a maioria das crianças em tratamento da diabetes em Rio Branco, alertou sobre os riscos, caso os pacientes fiquem sem a insulina.

Ela explicou que sem a insulina, que é usada para controlar os níveis de açúcar no sangue, esses pacientes podem ter complicações sérias e até ir a óbito.

“Elas não têm como ficar sem insulina, é impossível, não tem medicamento para substituir. Então, infelizmente é um prejuízo muito grande. Essa medicação controla os níveis de glicemia, então quando comem precisam tomar, quando acordam também, se não comer tem que tomar. Se eles não fazem uso da insulina, eles entram para o quadro que a gente chama de cetoacidose diabética, que é a forma mais grave da diabetes e pode, inclusive, levar a óbito. Então, é muito importante”, afirmou a médica.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende “peça-chave” do tráfico de drogas no bairro da Pista, em Manoel Urbano

Publicado

em

Crime foi flagrado por câmeras de segurança; suspeito foi identificado através de nota fiscal e preso em flagrante pela 1ª Regional

Ao ser chamado por uma colega de trabalho, o profissional se ausentou do local por poucos minutos. Quando retornou, o celular já havia desaparecido. Foto: captada 

A Polícia Civil do Acre prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (23), um homem acusado de furtar o celular de um funcionário dentro de um supermercado no bairro Ivete Vargas, na capital acreana. O crime ocorreu na rede localizada na rua Leblon e foi solucionado em poucas horas graças às imagens de segurança e ao trabalho da 1ª Regional.

O açougueiro vítima do crime havia deixado seu aparelho sobre o balcão do setor de carnes – prática comum entre funcionários para evitar contaminação. Ao se ausentar por poucos minutos, o celular (que estava dentro de uma capa com um cartão de crédito) desapareceu.

Investigação rápida

As câmeras de segurança flagraram:

  • Um casal circulando suspeitamente pelo açougue
  • O homem, usando tornozeleira eletrônica, furtando o aparelho
    A equipe policial cruzou dados e identificou o suspeito através da nota fiscal de uma compra realizada no mesmo horário.

O delegado Karlesso Nespoli destacou a importância da parceria com o estabelecimento:
“A rápida atuação dos nossos agentes, somada à colaboração da equipe de segurança, foi decisiva. Seguimos firmes no compromisso com a segurança pública”

O preso responderá pelo crime de furto e foi encaminhado ao sistema prisional. A tornozeleira eletrônica indica que o homem já tinha passagem pela Justiça.

Dados do Caso:

📅 Data do crime: 23/07 (quarta-feira)
📍 Local: Supermercado na rua Leblon, Ivete Vargas
📱 Objeto furtado: Celular com cartão de crédito
⚖️ Crime: Furto (art. 155 do CP)
🔗 Detalhe: Suspeito usava tornozeleira eletrônica

A Polícia Civil reforça o pedido para que a população continue colaborando com as investigações e denuncie atividades suspeitas. O caso serve de alerta sobre os cuidados com objetos pessoais em locais públicos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende “peça-chave” do tráfico de drogas no bairro da Pista, em Manoel Urbano

Publicado

em

Após investigação minuciosa, agentes desarticulam núcleo de distribuição de entorpecentes; suspeito foi preso em flagrante e segue à disposição da Justiça

Os agentes conseguiram identificar o suspeito, localizar seu esconderijo e compreender a dinâmica de atuação do traficante na região. Foto: captada 

Em operação realizada pela Polícia Civil do Acre desferiu um golpe no tráfico de drogas no município de Manoel Urbano. Investigadores da Delegacia-Geral local prenderam em flagrante um dos principais articuladores do comércio ilegal de entorpecentes no bairro da Pista, área conhecida pelo alto fluxo de drogas na região.

Segundo fontes policiais, a prisão foi resultado de um trabalho de inteligência que durou várias semanas. Os agentes mapearam a rotina do suspeito, identificaram seu esconderijo e compreenderam toda a dinâmica de atuação da organização criminosa no bairro.

  • Perfil do preso: Considerado “peça-chave” na distribuição de drogas na região

  • Histórico: Já era monitorado pela polícia por envolvimento com o tráfico

  • Sigilo: Nome não divulgado para não comprometer investigações paralelas

O acusado foi conduzido à delegacia e agora aguarda audiência de custódia. As investigações continuam para desvendar toda a rede de apoio ao traficante e possíveis conexões com outras facções criminosas no estado.

Impacto da ação

A operação representa um avanço no combate ao narcotráfico no interior acreano:

  • Desarticulação de ponto estratégico de distribuição
  • Interrupção do fluxo de drogas no bairro da Pista
  • Sinalização de atuação firme da PCAC no interior

O delegado responsável pela operação destacou que novas ações do tipo estão sendo planejadas para combater o crime organizado em Manoel Urbano e região. A população local tem sofrido com o aumento da violência relacionada ao tráfico nos últimos meses.

Dados da Operação:

📅 Data: 22 de julho (terça-feira)
📍 Local: Bairro da Pista, Manoel Urbano (AC)
🚨 Crime: Tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/06)
⚖️ Situação do preso: À disposição da Justiça
🔎 Andamento: Investigação em curso para identificar outros envolvidos

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Villa fazem confronto isolado no Campeonato Estadual Sub-20

Publicado

em

Foto Matheus Gadelha: Estaduais chegam em momento importantes e partidas são decisivas

Rio Branco e Villa fazem nesta quarta, a partir das 20 horas, no ginásio do Sesc, um duelo isolado pela fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes estão classificadas para a próxima fase e quem vencer assume a segunda colocação da chave A.

Sub-17 masculino

O Campeonato Sub-17, no masculino, terá uma rodada dupla, a partir das 19 horas, no Sesc. João Eduardo e PSC abrem a programação e na sequência o Campo Grande joga contra o Castello.

Sub-20 feminino

Villa e Café com Leite/Porto Acre se enfrentam, a partir das 19 horas, no Sesc, pela primeira fase do Campeonato Estadual Feminino Sub-20.

Comentários

Continue lendo