Acre
Exposição comemorativa de 109 anos da PM atrai público do Via Verde Shopping

Olhares atentos e curiosos, interação com o público e muitos aplausos marcaram a Exposição PMAC 109 Anos, que aconteceu neste sábado, no Via Verde Shopping. O evento faz parte da programação comemorativa do 109º aniversário da Polícia Militar do Acre (PMAC) e tem o objetivo de apresentar a diversidade de serviços prestados pela instituição, bem como promover a aproximação com a comunidade.
Entre os expositores estavam o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e suas companhias (CPCães, Choque, Giro e Rotam), os Batalhões de Policiamento Ambiental (BPA) e de Trânsito (BPTran), o 1º e o 3º Batalhões da capital, a Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha (CPMP), além das Diretorias de Ensino e de Saúde.
Logo na entrada, as imponentes viaturas já sugeriam a presença da Polícia Militar no local. Ao entrar e visitar os estandes, as pessoas puderam saber mais sobre a carreira militar e os serviços oferecidos pela PMAC, e ficaram à vontade para conhecer de perto, tocar, fotografar e tirar dúvidas sobre os armamentos, veículos, uniformes, insígnias (símbolos) e os diversos acessórios utilizados.

Cão policial recebe o carinho da criançada. Foto: Ascom/PMAC
Os cães policiais fizeram demonstrações da atuação na localização de armas e drogas e chamaram a atenção de adultos e crianças. Uma aula de jiu-jitsu no meio do shopping com os alunos do projeto “Força e Honra” também despertou a admiração de quem passava, assim como os jovens do projeto “Banda Mirim”.
O major Marcos, organizador do evento, explica o objetivo principal. “A procura por um evento desta natureza é justamente mostrar para a sociedade que a Polícia Militar vai além do policiamento preventivo e ostensivo, ela possui também atividades comunitárias e de atendimento social ao cidadão”, disse.
Com a entrega de materiais e orientações ao público, os policiais do BPTran e da Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha (CPMP) aproveitaram a ocasião para promover as campanhas “Maio Amarelo” (mês de prevenção a acidentes e mortes no trânsito) e “Não é Não!”, contra o assédio e a importunação sexual.

Bruno e família prestigiaram a exposição. Foto: Ascom/PMAC
O frentista Bruno Uchôa, 32, aproveitou para conferir a exposição, acompanhado da família. “Eu vi que tem muita novidade, equipamentos super novos. Parabéns à Polícia Militar pela exposição e pela comemoração dos seus 109 anos”, comentou.
“Palhinha” Musical
Enquanto a exposição acontecia em outros pontos do shopping, a Banda de Música da PMAC, apelidada carinhosamente de “A Furiosa”, ocupava a praça de alimentação e apresentava um repertório musical variado, proporcionando um momento de descontração, bem estar e alegria aos presentes.
O pequeno Matteo Santi, que comemorava seus 8 anos, ganhou um “parabéns” especial, aos acordes d’A Furiosa e cantado pelo público que assistia o show. Sua mãe, Giuliana Santi, ficou encantada com o gesto e falou sobre o evento. “Os estandes estão todos maravilhosos. A gente vê que a comunidade prestigia mesmo. Que sejam feitas outras apresentações como essa porque é maravilhoso poder estar mais perto da Polícia Militar de uma maneira tão fantástica, compartilhando o dia a dia de vocês [policiais] e tudo que tem de bom”, finalizou.

Matteo posa para foto com o maestro da Banda, capitão José Everaldo da Silva. Foto: Ascom/PMAC
Tanto a apresentação como a exposição foram prestigiados pela comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas, e também pelo subcomandante, coronel Kleison Albuquerque. A programação especial continua neste domingo, 18, com a tradicional Corrida Tiradentes.
Comentários
Acre
Presidente do MDB no Acre confirma vinda de Baleia Rossi para selar aliança com Mailza Assis
Presidente estadual Vagner Sales afirma que conversas estão adiantadas e que líder nacional virá ao estado para confirmar apoio

Vagner Sales afirma que líder nacional do partido virá ao estado anunciar apoio à pré-candidata do PP ao governo. Foto: captada
O presidente estadual do MDB no Acre, Vagner Sales, anunciou nesta terça-feira (20) que o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (MDB/SP), virá ao estado em breve para oficializar a aliança do MDB com a vice-governadora Mailza Assis (PP), pré-candidata ao governo do Acre nas eleições de 2026. Segundo Sales, as tratativas estão “bastante adiantadas” e o anúncio depende apenas da confirmação final do PP.
“O MDB continua em diálogo com a candidata a governadora Mailza Assis e as discussões estão bastante adiantadas. Logo teremos um anúncio importante”, afirmou. Ele ressaltou que a decisão agora está nas mãos do PP e de Mailza, que devem acertar as reivindicações do MDB.
A movimentação reforça a articulação iniciada em dezembro, quando o governador Gladson Cameli (PP) se reuniu com Baleia Rossi em Brasília. A aliança também encerra a expectativa do Republicanos, que tem o senador Alan Rick como pré-candidato, de contar com o apoio do MDB. Internamente, o partido defende que a decisão leve em conta a formação de chapas competitivas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.

O governador Gladson Cameli (PP) se reuniU pessoalmente com Baleia Rossi, em Brasília, no último dia 10 de dezembro do ano passado. Foto: captada
Comentários
Acre
Acre lidera ranking nacional de feminicídios em 2025, com maior taxa proporcional do país
Estado registrou 14 assassinatos de mulheres, alta de 75% sobre 2024; taxa de 1,58 por 100 mil habitantes é a mais elevada entre todas as unidades federativas

Desde 2015, o Acre contabilizou 122 feminicídios. A marca de 100 vítimas foi ultrapassada em 2023, quando o acumulado da década chegou exatamente a cem casos.
O Acre liderou a taxa proporcional de feminicídios no Brasil em 2025, com 1,58 casos por 100 mil habitantes – a maior do país. Em números absolutos, foram 14 assassinatos de mulheres motivados por violência de gênero ou doméstica, um aumento de 75% em relação a 2024, quando ocorreram oito mortes. O estado igualou os picos históricos registrados em 2016 e 2018, que também contabilizaram 14 feminicídios cada.
Desde 2015, quando a lei do feminicídio foi sancionada, o Acre acumula 122 vítimas. A marca de 100 casos foi ultrapassada em 2023. Em nível nacional, 2025 foi o ano mais letal desde a criação da legislação, com 1.470 feminicídios registrados – uma média de quase quatro mortes por dia. O dado supera o recorde anterior, estabelecido em 2024, e reforça a urgência de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o país.
Comparativo nacional:
-
Acre: 14 casos (taxa de 1,58/100 mil) – maior proporção do país
-
Amapá: 9 casos
-
Roraima: 7 casos
-
Brasil: 1.470 feminicídios em 2025 (recorde desde 2015)
Desde 2015, o estado já contabilizou 122 feminicídios – a marca de 100 vítimas foi ultrapassada em 2023. A reincidência de parceiros ou ex-parceiros como autores e a dificuldade de acesso a medidas protetivas no interior são apontadas como fatores agravantes.
Ações em curso:
A Secretaria de Segurança do Acre intensificar a fiscalização eletrônica de medidas protetivas e ampliar campanhas de conscientização em parceria com o Ministério das Mulheres. O Estado deve instalar mais Delegacia da Mulher no interior e criar um comitê interinstitucional para monitorar casos de alto risco.
O recorde nacional de feminicídios em 2025 (1.470 casos) coincide com o aumento de 75% no Acre, indicando que a violência de gênero escalou mesmo após uma década da Lei do Feminicídio (13.104/2015) – sinal de que a legislação sozinha não basta sem políticas de prevenção e proteção efetivas.

Desde 2015, o estado já contabilizou 122 feminicídios. A reincidência de parceiros ou ex-parceiros como autores e a dificuldade de acesso a medidas protetivas no interior do estado são apontadas como fatores agravantes.
Comentários
Acre
Veja; Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul
Acidente ocorreu em cruzamento de grande fluxo e reacende cobrança por melhorias na sinalização da via
Uma colisão entre um carro e uma motocicleta deixou um motociclista ferido na tarde desta terça-feira (20), no cruzamento da Rua Minas Gerais com a ladeira de acesso ao Comercial Líder, no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul. O trecho é conhecido pelo intenso tráfego de veículos e já é considerado ponto crítico por moradores da região.
Segundo informações apuradas no local, o motociclista seguia em direção ao cruzamento quando, ao tentar atravessar a via, teria invadido a preferencial. Um veículo Volkswagen Gol, que trafegava pela Rua Minas Gerais, não conseguiu frear a tempo e acabou atingindo a motocicleta lateralmente.
Com o impacto, o condutor da moto foi arremessado ao solo, sofrendo escoriações e relatando dores pelo corpo. O motorista do automóvel permaneceu no local, prestou auxílio à vítima e aguardou a chegada das autoridades.
Moradores que presenciaram o acidente, nas proximidades da quadra poliesportiva do bairro, acionaram o serviço de emergência. O motociclista foi socorrido e encaminhado para atendimento médico.
Ainda de acordo com relatos da comunidade, o cruzamento apresenta baixa visibilidade e fluxo constante de veículos, fatores que elevam o risco de novos acidentes. Os moradores cobram providências do poder público, como reforço na sinalização e melhorias na infraestrutura viária.


Você precisa fazer login para comentar.