Acre
Expoacre 2024: Bolívia e Peru aproveitam feira para ampliar presença no mercado acreano
Restaurante peruano é um dos 40 empreendimentos inscritos para exposição no Espaço Internacional. g1 também mostra empresa peruana que trouxe produtos de cupuaçu para exposição.

Chef Bráulio Martinez conta que seu restaurante, da rede La Gran Choza, foi convidado pelo governador Gladson Cameli a participar da feira — Foto: Victor Lebre/g1
Por Victor Lebre, g1 AC — Rio Branco
A Expoacre, maior feira de agronegócios do estado, pode ser resumida como: oportunidades. Todos os anos, o Parque de Exposições Wildy Viana é a vitrine de diversos empreendimentos que buscam fechar negócios e parcerias. Mas a oportunidade também é para o público, que tem acesso a experiências e produtos inovadores.
É assim também na área da gastronomia. Entre os inúmeros restaurantes e praças de alimentação, um se destaca na edição de 2024 da feria: com cardápio peruano, o restaurante da rede La Gran Choza participa pela primeira vez do evento.
O principal nome no cardápio e aposta da empresa para os dias de feira é o ceviche de trucha [ceviche de truta], receita geralmente baseada em salmão, mas com truta, nesta versão. Além disso, o restaurante também traz opções baseadas em frutos do mar, batata e milho roxo.
O chef Bráulio Martinez explica que a rede participa da Expoacre pela primeira vez e se inscreveu a convite do governador Gladson Cameli que, de acordo com o profissional, ocorreu durante uma visita à cidade peruana de Puno, sede da unidade e conhecida pelo Lago Titicaca. O chefe do executivo estadual visitou o restaurante junto com sua equipe e gostou do cardápio.

Ceviche de truta é um dos principais pedidos no restaurante peruano La Gran Choza. Foto: José Caminha/Secom-AC
“Essa é a primeira vez [que participa da Expoacre], por convite do do governador [Gladson Cameli]. O governador foi lá, provou o ceviche de trucha e disse: ‘Por favor, quero levá-lo à Expoacre'”, relembra.
A rede, situada no sul peruano, trabalha com pratos de todas as regiões do país. Além do ceviche, outra aposta do restaurante é o lomo saltado, feito com carne bovina, e a bebida chicha morada, feita com o milho roxo.
“Muita gente veio conhecer o ceviche, o maiz morado [milho roxo], conhecem muitos pratos peruanos. Então, nessa ocasião, estamos trazendo o ceviche e o chincharrón de trucha [espécie de peixe frito]. Quero convidar toda a população do estado do Acre que passem por essa Expoacre para poder degustar desse ceviche de trucha. Vamos estar até o último dia, então venha provar esse ceviche peruano!”, convida.

Cardápio também inclui derivados do milho roxo — Foto: Victor Lebre/g1
“Essa é a primeira vez [que participa da Expoacre], por convite do do governador [Gladson Cameli]. O governador foi lá, provou o ceviche de trucha e disse: ‘Por favor, quero levá-lo à Expoacre'”, relembra.
A rede, situada no sul peruano, trabalha com pratos de todas as regiões do país. Além do ceviche, outra aposta do restaurante é o lomo saltado, feito com carne bovina, e a bebida chicha morada, feita com o milho roxo.
“Muita gente veio conhecer o ceviche, o maiz morado [milho roxo], conhecem muitos pratos peruanos. Então, nessa ocasião, estamos trazendo o ceviche e o chincharrón de trucha [espécie de peixe frito]. Quero convidar toda a população do estado do Acre que passem por essa Expoacre para poder degustar desse ceviche de trucha. Vamos estar até o último dia, então venha provar esse ceviche peruano!”, convida.

Espaço Internacional recebeu 40 inscrições de empreendimentos do exterior — Foto: Jean Lopes/Emater
O restaurante Gran Choza é um dos 40 empreendimentos que se inscreveram para expor produtos no Espaço Internacional da Expoacre, segundo a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).
Ainda conforme a secretaria, o objetivo do espaço é estimular as relações comerciais com os países que fazem fronteira com o estado. Se inscreveram empresários do agronegócio, setor de alimentos, serviços ambientais e logística, além de universidades que já têm grande adesão de acreanos, e pretendem ampliar sua participação no mercado.
“Trouxemos empresas que trabalham com o setor florestal, setor de comercialização de frutos amazônicos, gestão empresarial, representação de empresas brasileiras na Bolívia, madeira e bônus de carbono da Amazônia”, explica Anelisa Lazaro, representante das empresas de Pando e Santa Cruz de la Sierra.
Outro exemplo de empreendimento do exterior que aproveitou a Expoacre deste ano é a Unitepc, que conta com cursos das áreas de saúde, justiça, tecnologia e economia.
Produtos de cupuaçu

Empresa trouxe ao Acre nibs, chocolates e pó de cupuaçu — Foto: Hellen Monteiro/G1
Pela primeira vez participando da Expoacre, a empresa peruana Chozu tem uma variedade de produtos feitos com cupuaçu comemora a adesão dos acreanos ao produto. De acordo com a representante Diana Elite Giraldo Cusado, por já conhecerem a fruta, os acreanos tiveram uma ótima aceitação com os chocolates, nibs e pó feitos de cupuaçu.
A empresa tem sede na região de Madre de Dios, na cidade Puerto Maldonado, e faz produtos naturais sem leite e com açúcar panela, que é um açúcar de cana não refinado, muito utilizado na América Latina. “Fazemos uma variedade de produtos feitos pela zona que é a selva, também fazemos farinha de banana, fazemos sorvete de cupuaçu, tem vários produtos”, explica.
Segundo a representante, a marca se dedica na elaboração de produtos nutritivos e inovadores a base do cupuaçu, banana e cacau e a intenção é difundir a identidade cultural dos povos originários da região de Madre de Dios. Ainda de acordo com ela, a empresa busca a proteção do meio ambiente e a conservação da selva peruana.
Sobre os produtos, a representante explica que além dos chocolates que podem ser 70% cupuaçu, 65% cupuaçu e cacau ou 80% cacau e 70% cupuaçu com castanha, os nibs podem ser consumidos em sobremesas, iogurtes e sorvetes. O pó pode ser colocado em vitaminas, bolos e tortas para adicionar o sabor da fruta.
Diana diz que a ida à Expoacre foi muito positiva e festeja o recebimento dos acreanos aos produtos. “Está sendo muito boa aceitação, conhecem o cupuaçu e vejo que se surpreendem, porque aqui não há chocolate do cupuaçu, então quando o provam se surpreendem e gostam. Estamos nos saindo muito bem por ser a nossa primeira vez, muito bem”, celebra ela.


Representantes da marca comemoram a adesão de acreanos — Foto: Hellen Monteiro/G1
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.