Conecte-se conosco

Cotidiano

Explosão em silo de cooperativa deixa 8 mortos e 11 feridos no Paraná

Publicado

em

 

Uma explosão em um silo da cooperativa agroindustrial C.Vale, em Palotina (PR), a 595 km de Curitiba, deixou pelo menos oito mortos e 11 feridos, afirmou o delegado Pedro Lucena, responsável pelo caso à GloboNews.

O que aconteceu:

A explosão ocorreu em um túnel de transporte de grãos, por volta das 16h50 de quarta (26), mas a causa ainda não foi identificada, segundo a C.Vale informou em comunicado. A cooperativa ressaltou que a “prioridade” agora é a “integridade dos colaboradores atingidos e seus familiares”.

Uma pessoa segue desaparecida. A última atualização da C.Vale, às 9h30 desta quinta-feira (27), contabilizava: oito mortes (1 funcionário da C.Vale e sete do sindicato da categoria), 11 feridos hospitalizados (10 funcionários e 1 do sindicato) e uma pessoa desaparecida.

O silo estava sendo usado para armazenar milho e fica a 15 km do centro de Palotina, numa área com vários silos. A explosão teria ocorrido em um túnel de transporte e, segundo os bombeiros, também destruiu parcialmente outros dois silos.

Funcionários da cooperativa estavam fazendo a manutenção na estrutura quando ocorreu a explosão, cuja causa ainda não foi identificada. Durante o resgate, segundo o Corpo de Bombeiros, como o silo ameaçava ruir, primeiro foi necessário fazer o escoramento da estrutura, para ingressar com segurança e procurar os desaparecidos.

O estrondo foi ouvido a quilômetros de distância e provocou a quebra de vidros de janelas de imóveis em bairros próximos.

Vítimas e resgate

Os bombeiros disseram que foram acionados por volta das 17h, quando foram até o local. Uma força-tarefa com 11 viaturas, mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo foi mobilizada para ajudar a conter as chamas e socorrer os feridos.

Inicialmente, o número estimado de vítimas era de 4 mortes e até 27 desaparecidos. A informação foi corrigida pelo Corpo de Bombeiros, que assumiu a coordenação da ação no local.

Equipes aeromédicas e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram enviadas para o local da explosão a fim de socorrer as vítimas, segundo a Consamu (Consórcio de Saúde Intermunicipal Samu Oeste).

Em nota, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) disse que pelo menos uma pessoa foi transferida do Hospital Municipal de Palotina para a Policlínica de Cascaval, e que “aguarda novas demandas” para a transferência de pacientes feridos no incêndio. “A Sesa já acionou os hospitais de referência do Estado para possíveis acolhimentos de outros feridos”, informou.

Susto dentro e fora de cooperativa

Relatos de tremores após a explosão foram feitos nas redes sociais por quem estava no município na hora do impacto. Autoridades se manifestam

Segundo o Governo do Paraná, o Corpo de Bombeiros mandou para Palotina 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação e dois cães farejadores, em dois voos com aeronaves da Casa Militar do Paraná, ainda na noite de quarta-feira.

O governador Ratinho Júnior disse que as equipes continuarão “atuando para garantir pronto atendimento” e um “avião com profissionais”.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo