fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Explosão de casos de zika vírus no Acre acende alerta nas autoridades de Saúde

Publicado

em

A infecção costuma durar de dois a sete dias, mas pode trazer riscos significativos para mulheres grávidas

Brasil após os surtos de 2015 e 2016, quando foi associado a quadros de microcefalia em recém-nascidos e à síndrome neurológica de Guillain-Barré. Foto: cedida 

O avanço do zika vírus no Acre transformou o estado no epicentro da doença em 2024. Com 26,3 casos prováveis por 100 mil habitantes, o território acreano ultrapassou todos os demais estados brasileiros em incidência proporcional, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde.

Apenas nas primeiras 12 semanas epidemiológicas do ano, 232 notificações foram feitas. Embora não haja registro de óbitos, o cenário preocupa pela velocidade de propagação e pelo perfil das vítimas: a maioria é composta por mulheres (59%), em especial entre 20 e 29 anos. A população parda representa 87,5% dos infectados até agora.

A zika, causada pelo vírus ZIKV, é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da chikungunya. Descoberto inicialmente em 1947, o vírus ganhou notoriedade no Brasil após os surtos de 2015 e 2016, quando foi associado a quadros de microcefalia em recém-nascidos e à síndrome neurológica de Guillain-Barré.

Os sintomas, embora muitas vezes leves ou até ausentes, incluem febre baixa, manchas na pele, dores articulares e musculares, conjuntivite não purulenta e cansaço. A infecção costuma durar de dois a sete dias, mas pode trazer riscos significativos para mulheres grávidas.

Com o aumento expressivo de casos, especialistas reforçam a necessidade de ações urgentes de controle do mosquito transmissor. Entre as recomendações estão o uso de repelentes, a eliminação de água parada e a vigilância redobrada por parte de gestantes.

O Ministério da Saúde segue monitorando a situação em todo o território nacional. No Acre, autoridades sanitárias alertam para a importância da notificação precoce e da mobilização comunitária no enfrentamento da doença.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez terá o Operário/MS como adversário na 2ª fase do Brasileiro

Publicado

em

Foto Gilson Melo: Galvez terá uma sequência de partidas decisivas

Depois de conquistar uma classificação de maneira inédita com três vitórias na primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino A3, o Galvez terá o Operário, do Mato Grosso do Sul, como adversário na segunda fase.

O primeiro jogo será disputado no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 17 deste mês e o segundo confronto será na Arena da Floresta, dia 24.

Decidir em casa

Galvez vai ter a vantagem de fazer o segundo jogo em casa porque terminou a primeira fase como líder do grupo A1.

“Os números do Galvez são expressivos. Fizemos nove gols e tomamos quatro. A vantagem de decidir em casa foi conquistada”, comentou o presidente do Galvez, Igor Oliveira.

Brasileiro e Copa do Brasil

O elenco do Galvez volta aos treinamentos na próxima terça, dia 13, no campo do Sesc.

O técnico Maurício Carneiro vai começar a preparar a equipe para um mês de jogos decisivos, os duelos contra o Operário pelo Brasileiro e o confronto diante do Ypiranga, do Amapá, pela Copa do Brasil.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Tuna Luso bate o Manaus e volta à liderança do grupo A1

Publicado

em

Foto Glauber Lima: O atacante Ronaldy marcou um dos gols da Tuna em Belém

A Tuna Luso bateu o Manaus por 3 a 0 neste domingo, 11, no estádio do Souza, em Belém, no Pará, e voltou à liderança do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D com 9 pontos. Jayme (2) e Ronaldy marcaram os gols da Águia Guerreira.

Empate em Manaus

Manauara e Águia de Marabá fizeram um jogo muito movimentado neste domingo, 11, no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, mas não saíram do 0 a 0.

Fecha na quarta

A 4ª rodada do grupo A1 do Brasileiro da Série D será fechada na próxima quarta, 14, no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá, com duelo entre Trem e Humaitá.

Classificação do grupo A1

1º Tuna Luso/PA 9 Pts

2º Manauara/AM 8 Pts

3º Águia de Marabá/PA 8 Pts

4º Independência/AC 7 Pts

5º Manaus/AM 5 Pts

6º Trem/AP 2 Pts

7º GAS/RR 1 Pt

8º Humaitá/AC 0 Pt

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

98 atletas participam do Campeonato Acreano Sub-16 e 18

Publicado

em

Foto Facat: Melhores atletas das duas categorias disputaram o Acreano,

98 atletas disputaram nesse domingo, 11, na pista do Sesi, o Campeonato Acreano de Atletismo Sub-18. As provas de pista e campo irão selecionar atletas das duas categorias para os torneios regionais e nacionais.

“Estabelecemos marcas para as competições fora do Estado. Vamos avaliar todos os resultados com muita cautela para podermos convocar os atletas”, explicou o presidente da Federação Acreana de Atletismo (Facat), professor João Jácome.

Mais eventos

Segundo João Jácome, mais eventos estão programados para a sequência da temporada de 2025.

“Vamos promover torneios em todas as categorias. Esses eventos estão programados no calendário da federação”, afirmou o presidente.

Comentários

Continue lendo