fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Exclusivo: delações atingem em cheio candidatura de Marcus Alexandre e PT deve lançar Ney Amorim para Governo do Acre

Publicado

em

Um “plano B” já é tido como prioridade entre os dirigentes da FPA, Aventa-se que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim, possa ser o único capaz de reunir condições para vencer as eleições em outubro de 2018 (Foto: AcJornal)

Com Assem Neto - AcJornal

A busca de provas para o desvio de R$ 700 milhões na construção de rodovias federais no Acre e em Rondônia atingiu, em cheio, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. Duas delações homologadas na última semana agravaram o envolvimento dos suspeitos citados na Operação Buracos, que ganhou repercussão nacional com a condução coercitiva do prefeito e de sua esposa, Gicélia Viana, para depor à Polícia Federal no dia 30 de outubro.  A reportagem de acjornal confirmou a delação de um ex–técnico do Governo do Acre, Dêmio Sangello.

“Tivemos duas delações premiadas. O nível de detalhes e provas que conseguimos trazem nos dão a certeza de um grande esquema de corrupção. Muito desvio de dinheiro, especialmente para as eleições”, informou o delegado Jacob Melo, da Polícia Federal, que está em férias em sua cidade de orígem, no Nordeste Brasileiro. A PF trabalha com extrema discrição e o delegado, por razões óbvias, não pode detalhar a delação neste momento.

As informações recém chegadas na PF servem de preparo para novas fases da Operação Buracos, previstas, provavelmente, para antes do Natal (Foto: Ilustração)

Apuramos que as informações recém chegadas na PF servem de preparo para novas fases da Operação Buracos, previstas, provavelmente, para antes do Natal, com prisões, buscas e apreensões que podem causar enorme estrago nas pretensões do Partido dos Trabalhadores e da Frente Popular do Acre.  A rede social que integra grupos mais focados na conjuntura política local trazem informações de que o prefeito repensa a sua pré-candidatura ao Governo do Acre. As razões seriam o alcance da operação da PF no escândalo que envolve, ainda, grandes empresários, dentre eles um dos principais atacadistas e varejistas do estado. Um deles tem depoimento agendado para esta quarta-feira, na Polícia Federal.

Ordens judiciais para o desdobramento da investigação serão dadas pelos tribunais de Brasília, o que torna ainda mais complicada a vida dos envolvidos no esquema – e do próprio prefeito de Rio Branco. Um “plano B” já é tido como prioridade entre os dirigentes da FPA. E os estudiosos do marketing político precisaram botar o pé no freio diante do futuro incerto. Quem substituiria substituir Marcus Alexandre na disputa com o senador Gladson Cameli e com o coronel Ulisses? Aventa-se que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim, possa ser o único capaz de reunir condições para vencer as eleições em outubro de 2018, dado seu carisma, seu potencial de articulador, sua ascensão rápida e experiência como gestor do parlamento e, sobretudo, pelo fato de ter nome limpo.

O delator e o medo de morrer

Temendo pela própria vida, um dos delatores se viu obrigado a confidenciar detalhes da delação a um amigo, alto servidor do governo, com quem o acjornal.com conversou. Ele admitiu ter sido procurado, mas nega fornecer o teor do que lhe foi confiado. “Não cabe a mim fazer juízo de valor, tampouco levar adiante informações que estão sob a guarda da Justiça, dos investigadores e da polícia”, afirmou. “Não me pergunte as razões para este cidadão ter me procurado. Só posso dizer que ele fez o que achou necessário (delatar) para resguardar a si e a integridade de seus familiares. E agora está sofrendo”.

A Operação Buracos apura o desvio de verbas públicas destinadas a estradas federais no Acre e em Rondônia. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União e Receita Federal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Terça-feira terá sol e chuvas pontuais no Acre, com possibilidade de temporais isolados

Publicado

em

A previsão do tempo para esta terça-feira, 4, indica um dia de sol e nuvens em grande parte do Acre, com possibilidade de chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas regiões, segundo informações do portal O Tempo Aqui.

Apesar do predomínio de sol, pancadas localizadas não estão descartadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 45% durante a tarde e atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de norte, com variações de noroeste e nordeste, em intensidades fracas a calmas.

Confira as temperaturas previstas para esta terça-feira:

• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo