Acre
Ex-vereador de Brasiléia tem nome cotado para concorrer a uma vaga na ALEAC
Segundo Pacífico, caso decida aceitar, estará reunindo condições para se apresentar à população como candidato oficialmente
Funcionário do Tribunal de Justiça do Acre, lotado na Comarca de Brasiléia, Antônio Pacífico, que foi vereador pelo Município, está sendo sondado para disputar uma das cadeiras de deputado estadual neste pleito de 2018.
Pacífico, como é conhecido pela fronteira, é graduado em Administração de Empresa, com pós-graduação em gestão de pessoas. Já ocupou cargos de relevância na administração pública de Brasiléia, como secretario de administração, esportes, agricultura e meio-ambiente em administrações passadas.
Já foi vereador na legislatura de 2001 a 2004 e vice-prefeito entre 2005 e 2008. Com uma ficha extensa de prestação de serviços por Brasiléia em várias áreas, incluindo na agricultura familiar, também atuou na construção civil, no comércio e no setor bancário.
Forte militante no esporte, é atuante ativo no município e também na área social. Diante desse dessa sua ficha ilibada, vem sendo incentivado a ser candidato a deputado estadual pelo grupo de oposição do Alto Acre, mas, que ainda não foi decidido até o momento.
Segundo Pacífico, caso decida aceitar, estará reunindo condições para se apresentar à população como candidato oficialmente, já que tem uma trajetória de vida em sua região junto com sua família acredita ser um bom nome.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.