Cotidiano
Ex-árbitro é agredido durante partida de futsal em Manoel Urbano, e anuncia possível abandono da carreira
Thacito da Costa, com 30 anos de experiência, foi atacado por técnico e atletas após decisão polêmica; caso ocorreu nas semifinais do Campeonato Municipal de Futs

Árbitro Thacito da Costa (D) antes da partida entre Villa City x Moto Táxi. Foto: Arquivo pessoal/Thacito da Costa
O ex-árbitro da Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs), Thacito da Costa Furtado, 50 anos, foi vítima de agressão durante o confronto entre Villa City e Moto Táxi, na última sexta-feira (14), no ginásio Almiro Ferreira, em Manoel Urbano, no interior do Acre. O episódio ocorreu nas semifinais do Campeonato Municipal de Futsal e resultou em uma confusão generalizada, levando o árbitro a considerar abandonar a carreira após 30 anos de atuação.
Segundo Thacito da Costa, a agressão partiu do técnico do Villa City, identificado como Snay, e de atletas da equipe. O árbitro relatou que levou chutes e tapas no rosto, além de pancadas nas costelas. A confusão começou após uma decisão polêmica no primeiro tempo, quando Thacito anulou a expulsão do goleiro do Moto Táxi após consultar a mesária. Inicialmente, ele havia aplicado cartão vermelho por suposta agressão, mas, ao ser informado de que houve apenas um empurrão, substituiu a punição por um cartão amarelo.

O Campeonato Municipal de Futsal é organizado pela Prefeitura de Manoel Urbano e conta com arbitragem da Liga de Árbitros de Sena Madureira, conforme a Fafs. Foto: captada
A decisão desagradou o técnico do Villa City, que, no intervalo, dirigiu palavras ofensivas ao árbitro. “Ele disse que eu não era homem porque uma mulher [a mesária] mandava em mim”, contou Thacito. Ao tentar tomar o cartão vermelho das mãos do árbitro, o técnico iniciou a agressão, seguido por atletas da equipe. A confusão só foi contida com a intervenção de jogadores do Moto Táxi e outras pessoas presentes no ginásio.
Além do técnico, dois atletas do Villa City foram expulsos após o incidente. Thacito, que não conseguiu continuar a partida, foi substituído por outro árbitro, que assumiu o jogo com receio de também ser agredido. O confronto terminou com a vitória do Moto Táxi por 6 a 2.
Emocionado, Thacito da Costa revelou que o choro da filha ao saber da agressão o deixou profundamente abalado. “Praticamente vou parar com a arbitragem porque minha filha chorou muito. Não foram as pancadas, foi o choro dela que me deixou muito triste, muito arrasado”, desabafou.

A confusão só foi contida com a intervenção de jogadores do Moto Táxi e outras pessoas presentes no ginásio. Foto: captada
O Campeonato Municipal de Futsal é organizado pela Prefeitura de Manoel Urbano e conta com arbitragem da Liga de Árbitros de Sena Madureira, conforme a Fafs. O caso levanta preocupações sobre a segurança dos árbitros e a violência no esporte, reforçando a necessidade de medidas para coibir esse tipo de comportamento.

Além do técnico, dois atletas do Villa City foram expulsos após o incidente. Thacito, que não conseguiu continuar a partida, foi substituído por outro árbitro, que assumiu o jogo com receio de também ser agredido. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.