Conecte-se conosco

Acre

Everaldo Gomes e vereadores buscam soluções com o governo para Avenida em Brasiléia

Publicado

em

O governador Sebastião Viana (c), recebeu comissão do prefeito Everaldo Gomes em seu gabinete nesta quinta-feira, dia 11 - Foto: Alexandre Lima

O governador Sebastião Viana (c), recebeu comissão do prefeito Everaldo Gomes em seu gabinete nesta quinta-feira, dia 11 – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima, SemCom/PMB, de Rio Branco

Uma comissão composta pelo prefeito Everaldo Gomes (PMDB), assessores e vereadores de Brasiléia, foi recebida no gabinete do governador Sebastião Viana (PT) e seus assessores, na manhã desta quinta-feira (11), onde tinha como pauta principal, o desenrolar dos trabalhos da Avenida Manoel Marinho Montes.

Após pedido oficial feito pelo gabinete do prefeito de Brasiléia, o governador aceitou ver o projeto para que pudesse levar de fato, algo de concreto para os munícipes. Foi apresentado pelo engenheiro chefe, a real situação do projeto, como foi desenvolvido, ajustes, desapropriações, processo licitatório e como está junto ao Ministério da Defesa, através do projeto Calha Norte e Ministério das Cidades.

Everaldo expos a liberações das emendas do senador Gladson Cameli (PP) e do deputado federal Flaviano Melo (PMDB), que já estão alocadas e poderão ser liberadas ainda neste mês para que, aconteça as licitações em caráter de emergência e dar continuidade aos trabalhos.

Everaldo (e) estará se reunindo novamente no dia 21 com o governador, representantes do Deracre e Dnit - Foto: Alexandre Lima

Everaldo (e) estará se reunindo novamente no dia 21 com o governador, representantes do Deracre e Dnit – Foto: Alexandre Lima

Diante do exposto, Sebastião Viana propôs dar continuidade ao que iniciou, na recuperação da via e dar trafegabilidade no espaço de 7 metros de largura. Durante um tempo, o governador deixou a comissão para que deliberassem sobre a proposta de que, transferissem a obra para o Estado junto com Dnit.

Everaldo então, decidiu com o engenheiro chefe Anderson Vidal, vereadores Mário Jorge Fiesca, Benedito Rocha, Marivaldo Rodrigues, do secretario de Obras, Ivanaldo Costa, de que o Município irá trabalhar em conjunto com o Governo, através do Deracre, e Dnit, no que lhes compete dentro do projeto.

No final, ficou agendado para o dia 21 próximo, uma reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), Governo do Estado do Acre, através do Deracre e Prefeitura, para apresentar o projeto com os recursos garantidos a serem aplicados na duplicação da Avenida, com o projeto definitivo.

IMG_6096

Everaldo Gomes, assessores e vereadores, saíram contentes com as medidas tomadas na reunião, onde vinham buscando meios para que os trabalhos da Avenida, tenham continuidade e levar os esclarecimentos à população de Brasiléia.

“Isso vem mostrando o comprometimento da atual gestão. Estávamos buscando essa parceria a tempos e lamentamos que a politicagem em nosso município vem atrapalhando trabalhos que irá beneficiar a todos”, disse o prefeito.

Para o presidente da Câmara de Brasiléia, “foi uma decisão acertada do prefeito Everaldo com o governador Sebastião Viana. Esperamos que a obra seja reiniciada em relação a pista de rolamento e a população será beneficiada e saímos daqui satisfeitos”, disse o parlamentar mirim.

Veja a vídeo reportagem abaixo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo