Acre
Everaldo e Coordenadora da AMAC realizam vistorias em prédios da saúde
Em 2013 será construído posto de saúde no ramal do 19, (Quatro Bocas) e reforma e ampliação do Fernando Azevedo Correia.
O prefeito Everaldo Gomes recebeu na última terça-feira (15), a visita da Coordenadora Executiva da AMAC Telma Chaves e equipe, a fim de conhecer a nova administração e colocar a AMAC à disposição da prefeitura na captação de recursos através de projetos apresentados em diversos ministérios no anseio de contribuir para o desenvolvimento do município, principalmente na área de saúde da cidade de Brasileia.
A Coordenadora Telma Maria S. Chaves juntamente com o Prefeito Everaldo Gomes, Secretária de Saúde Aldenice Ferreira e os vereadores: Naldo (PRP), Marquinhos (PSDB), Joelson Pontes (PP), Marivaldo (PMDB) e Bill (PMDB) no Centro de Saúde Fernando Azevedo Correia, bairro Raimundo Chaar, onde foi feito levantamento técnico do atual prédio, como também da área disponível, já que o mesmo passara por reforma e ampliação ainda este ano.
Na ocasião os representantes da AMAC, Prefeitura e vereadores se deslocaram para a zona rural de Brasileia, ramal do 19 (Quatro Bocas), para conhecer de perto o Posto Saúde da Comunidade Chico Leal desativada há mais de 8 anos.
Já na localidade, foram realizadas vistorias técnicas do prédio em ruínas, e foi imediatamente condenada e descartada a possibilidade de uma reforma do mesmo pelos engenheiros da AMAC, já que a demanda será grande por parte das mais de 500 famílias da localidade, o prédio em si, se encontra com as paredes rachadas, estrutura física deterioradas, 95% da cobertura inexistente, sistema hidráulico e sanitário sem funcionar, consultórios odontológicos e médico sem condições de atendimento básico, pias e vasos totalmente tomados por fezes de morcego nos consultórios e equipamentos inexistente.
Esse é o quadro da saúde da localidade do Chico Leal (Quatro Bocas), ramal do 19, a cerca de 34 Km da sede do Município de Brasileia, assim, há situação de saúde facilitam também a identificação de necessidades e prioridades em saúde, como a identificação de intervenções e a situação de abandono prejudicando centenas de moradores rurais.
A visita das autoridades ao ramal do km 19 chegou com uma boa notícia para os moradores da localidade formulada pelo prefeito, representante da Amac, secretaria de saúde e vereadores com o entendimento da construção de um novo prédio para atender as mais de 500 famílias, onde entrara em funcionamento uma Unidade da Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, auxiliares técnicos e dentistas, como também todos os tipos de atendimentos que e oferecidos na cidade, em um curto período de tempo.
Assessoria PMB
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.