Flash
“Eu acordo todos os dias querendo fazer o bem para as pessoas”, diz ex-prefeita Fernanda Hassem, a nova “embaixadora” do governo para o Alto Acre

Fernanda Hassem – Foto: Sérgio Vale
Por Jorge Natal
A convidada do Papo de Domingo é a ex-prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (Progressistas), de 43 anos. Ao jornalista Jorge Natal, ela falou sobre o desafio de ter sido a segunda prefeita eleita, bem como ser reeleita com a maior votação da história do município (quase 60% dos votos válidos). Comentou também sobre os desafios de seus mandatos e destacou que o desenvolvimento chegou à região. “Organizamos a Casa, colocamos os serviços essenciais em dia, fizemos obras estruturantes e agora o atual prefeito, o Carlinhos do Pelado, vai criar oportunidades de trabalho”, assim resumiu a ex-alcaldesa.
Ela lembrou os desafios e as dificuldades, principalmente porque recebeu o município completamente destruído (o prefeito anterior e alguns secretários haviam sido afastados por corrupção), ao mesmo tempo em que teve que enfrentar as consequências de uma grande inundação. “De onze itens que fazem uma prefeitura ficar inadimplente, tínhamos nove”, relatou Fernanda, que pertence a uma tradicional família, cujo avô, José Hassem, foi vereador na primeira legislatura e o terceiro prefeito do município. Ela foi prefeita aos 34 anos e já tinha exercido um mandato de vereadora, eleição na qual foi a mais votada.

Comprometendo-se em fazer o segundo mandato melhor que o primeiro, enfatizou a importância da mulher na política e também dos problemas causados pela pandemia. “Naquele momento salvar vidas era a nossa prioridade”, lembrou a ex-prefeita. “Eu vivi muitos desafios, a começar por ser mulher. Peguei o município impedido de receber recursos e firmar parcerias, além de dívidas com prestadores de serviços e fornecedores”, explicou. “Tornei-me mais forte como mulher, como gestora e como ser humano”, completou, acrescentando que recebeu a prefeitura com mais de R$ 25 milhões em dívidas.
Adversidades e agruras à parte, ela, por sete anos, foi considerada a melhor prefeita do Acre e recebeu prêmios por colocar o município entre os melhores do estado quando o assunto é saúde e educação. “Eu entrei para a vida pública e comecei a trabalhar muito jovem. Não tinha isso como objetivo para a minha vida. No entanto, descobri que é a forma mais direta e apropriada para melhorar a vida das pessoas, declarou Fernanda Hassem, para quem a política é para servir.
Recentemente, foi nomeada como coordenadora regional para assuntos do governo estadual na região do Alto Acre. “Essa expressão embaixadora é apenas uma forma carinhosa dos meus amigos progressistas. Vou fazer o que for possível para ajudar a nossa gente. Eu acordo todos os dias querendo fazer o bem para as pessoas”, destacou Fernanda Hassem. Veja os principais trechos desta rápida entrevista:
A senhora foi reeleita prefeita com quase 60% votos válidos. Explique isso.
Fernanda Hassem – A reeleição é sempre um desafio gigantesco porque o parâmetro é para si próprio. Acredito que tenha sido o reconhecimento de um trabalho. Por causa da pandemia, os recursos foram travados. Foram muito difíceis aqueles dois primeiros anos, mas nos unimos para que Brasiléia não fosse um local onde estava morrendo gente. Tivemos muito cuidado com o comodismo e as vaidades. Eu prestei contas e a minha equipe deu o seu melhor. Estou muito tranquila com relação a isso. Eu deixei projetos no valor de R$ 46 milhões para o meu sucessor. Nós urbanizamos o maior bairro periférico da cidade, o Nazaré, onde moram mais de trezentas famílias. Saí da prefeitura de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido.
Qual foi e qual é a sua relação política com o governador Gladson Cameli?
Fernanda Hassem – Sempre foi muito respeitosa e fraterna. Ele sempre honrou com os compromissos assumidos, portanto, foi um parceiro da minha gestão e porque não dizer de Brasiléia. Esse foi um dos motivos para eu ter vindo para o Progressistas. Integrar o Progressistas é uma honraria e uma alegria para mim.
Por que alguns dirigentes do Progressistas estão dizendo que a senhora é a “embaixadora” do Alto Acre?
Fernanda Hassem – Isso para mim é uma surpresa e, com certeza, é uma forma carinhosa dos meus companheiros de partido. Recentemente, eu fui nomeada pela Segov (Secretaria de Estado de Governo) para cuidar de assuntos políticos e institucionais do Alto Acre. Nos meus mandatos, eu sempre lutei muito por esta região. Apenas os deputados estaduais Manoel Moraes e o Tadeu Hassem são os nossos representantes no parlamento.
É possível fazer política com ética? O que são propósitos políticos?
Fernanda Hassem – Ética e causa não podem andar separados. A ética é inerente à pessoa e faz parte do próprio caráter dela. Já tentaram manchar a minha honra inúmeras vezes. Sabe por que nunca funcionou? Porque eu nunca respondi com ataques e dei como resposta o trabalho. Eu fui muito julgada e, apesar disso, nunca desconstruí ninguém. No tocante aos propósitos, a política só tem sentido se for assim, ou seja, é para servir às pessoas.
A região do Alto Acre já teve representantes no Congresso Nacional. A senhora será candidata nas próximas eleições?
Fernanda Hassem – Seria muito prepotente eu achar que posso ser candidata a este ou àquele cargo. Eu faço parte de um partido e de um grupo político aqui em Brasiléia. Serão estas instâncias que decidirão o nosso destino político. É verdade que a região se ressente dessa representação, porém isso é um processo natural. Também é verdadeiro afirmar que existe essa motivação para aumentar a nossa representação no parlamento, como já tivemos no passado. Quanto à minha pessoa, existe sim essa expectativa e confiança da população do Alto Acre. Eu vou colocar o meu nome à disposição do partido e da população. A história e o tempo mostram o trabalho das pessoas. Eu acredito demais na lei da semeadura.
Qual é a mensagem que a senhora manda para o aniversário de sessenta anos do Progressistas?
Fernanda Hassem – Eu faço parte dessa família. Eu desejo que sigamos firme como uma rocha. E também muita sabedoria para conduzir o destino dos acreanos. Somos o maior partido do Acre. Isso é resultado de muita unidade e de política com grandeza. Parabéns aos dirigentes, destacadamente ao nosso presidente e governador Gladson Cameli, que é o regente dessa orquestra, o nosso líder maior.

Fernanda Hassem ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e do ministro da Integração, Waldez Góes, durante a enchente que atingiu Brasiléia, em 2024 – Foto/Reprodução
Comentários
Flash
Defesa Civil Municipal realiza simulado de alerta de desastres naturais em todo o Acre
A Defesa Civil Municipal participou, neste sábado (13), de um simulado de alerta para desastres naturais e situações de emergência, que mobilizou toda a estrutura de resposta da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado do Acre. A ação teve como objetivo testar os sistemas de alerta, a capacidade operacional e a integração entre os órgãos envolvidos.
O alerta foi emitido de forma simultânea e chegou a todos os telefones celulares no estado. Apesar de se tratar de um exercício simulado, a mensagem surpreendeu parte da população. A estudante Isabela Araújo relatou que o aviso chamou a atenção pelo impacto imediato.

“Fiquei assustada no início, achei que pudesse ser algum desastre real”, afirmou Isabela. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Eu estava em casa me arrumando e, de repente, o alerta apareceu no celular. Fiquei assustada no início, achei que pudesse ser algum desastre real”, afirmou.
Para o eletricista Claubanir Alves Maia, a iniciativa é positiva e necessária, especialmente para quem vive em áreas de risco. Segundo ele, “é muito importante ter esse tipo de alerta, principalmente para as pessoas que moram em periferias e áreas perigosas. O aviso chegou para todo mundo e é uma ação muito boa da Defesa Civil e do Estado”.
A partir do Centro de Comando da Defesa Civil Municipal, instalado no Corpo de Bombeiros da capital, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenou a mobilização das equipes. Diversas secretarias municipais participaram da ação, entre elas a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, além do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual e da Defesa Civil Nacional.

“Esse simulado foi planejado anteriormente, com a participação das coordenadorias municipais de Defesa Civil”, destacou o coronel Batista (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante o simulado, caminhões, embarcações e equipamentos foram deslocados de maneira ordenada e sincronizada. O comandante da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, explicou que o exercício foi planejado com antecedência e envolveu os 22 municípios acreanos.
“Esse simulado foi planejado anteriormente, com a participação das coordenadorias municipais de Defesa Civil. O acionamento ocorreu por meio do Sistema de Interface de Divulgação de Alertas Públicos do Governo Federal, que já é um sistema validado”, destacou.
O coronel acrescentou ainda que, após o exercício, será elaborado um relatório para avaliar a eficiência do sistema. “Vamos entrar em contato com as coordenadorias municipais e com a população para verificar quem recebeu o alerta, quem não recebeu e os motivos, em parceria com a Anatel, para aprimorar ainda mais o serviço”, completou.

“Esse tipo de ação é essencial para testar as equipes e a preparação da população”, disse Rodrigo (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Todo o tempo de resposta foi acompanhado por uma equipe da Defesa Civil Nacional. De acordo com o analista técnico Rodrigo Souto, o exercício foi fundamental para avaliar a capacidade de reação diante de cenários críticos.
“É um simulado muito amplo, envolvendo os 22 municípios do Acre, voltado para situações de chuvas intensas e vendavais. Esse tipo de ação é essencial para testar as equipes e a preparação da população”, afirmou.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, avaliou o resultado como positivo e destacou a importância do treinamento contínuo.

“Além do resgate, é fundamental garantir acolhimento e dignidade às famílias retiradas de áreas de risco”, explicou Falcão (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“O simulado é essencial para aprimorar nossa capacidade operacional e testar toda a estrutura que a prefeitura dispõe para prestar socorro à população”, disse.
Falcão ressaltou ainda o papel da assistência social durante as operações de resposta.
“Além do resgate, é fundamental garantir acolhimento e dignidade às famílias retiradas de áreas de risco. A partir do momento em que essas famílias são abrigadas, passam a estar sob a tutela do município, o que exige responsabilidade e cuidado”, explicou.
Segundo o coordenador, após a conclusão do exercício, será realizada uma análise detalhada da operação.
“Vamos elaborar um relatório final para apresentar ao prefeito Tião Bocalom, destacando nossos pontos fortes e também os pontos que precisam ser aprimorados, para que possamos estar cada vez mais preparados para situações reais”, concluiu.
Comentários
Flash
Governo promove ações do Programa Juntos pelo Acre em Rio Branco e Epitaciolândia
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou neste sábado, 13, duas ações do Programa Juntos pelo Acre, beneficiando comunidades de Rio Branco e do município de Epitaciolândia, na região do Alto Acre, com a oferta de serviços essenciais e a entrega de kits do Vestuário Social.
Em Rio Branco, a ação ocorreu na Escola Estadual Belo Jardim, em parceria com o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), onde foram distribuídos 300 kits do Vestuário Social à população. Já em Epitaciolândia, a iniciativa foi realizada na Escola Municipal Bela Flor, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Acre, com a entrega de outros 300 kits, além da oferta de serviços de registro civil.
Durante as ações, a população teve acesso a diversos atendimentos, como serviços de saúde, atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, orientação jurídica, recreação infantil e outros serviços sociais, garantindo cidadania, cuidado e acolhimento às famílias atendidas.
A promotora de Justiça do MPAC, Joana Martins, destacou a importância da atuação integrada entre as instituições.
“Esta é uma ação do Ministério Público junto à comunidade, realizada aqui na Escola Estadual Belo Jardim, com a oferta de diversos serviços, como atendimento da Defensoria Pública, entrega de roupas, serviços médicos e odontológicos. Também contamos com o apoio do Estado e da Prefeitura, garantindo um atendimento amplo à população. Essa parceria é fundamental para que mais pessoas sejam beneficiadas”, afirmou.

Joana Martins, destacou a importância da atuação integrada entre as instituições. Foto: Daniel Villamor/SEASDH
A coordenadora do Programa Juntos pelo Acre, Ieidna Chaves, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do governo com as comunidades mais vulneráveis.
“O Programa Juntos pelo Acre vai além da entrega de serviços. Ele promove cuidado, escuta e acolhimento. Cada ação representa o compromisso do governo com a dignidade humana, levando políticas públicas com sensibilidade, respeito e presença tanto em Rio Branco quanto em Epitaciolândia”, destacou.

Ieidna Chaves, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do governo com as comunidades mais vulneráveis. Foto: Cedida
Moradora do bairro Belo Jardim, em Rio Branco, Rosilda Rodrigues expressou gratidão ao receber o kit do Vestuário Social.
“É a primeira vez que recebo um kit como esse. Essa ação faz muita diferença para as famílias do bairro. Estou muito feliz, porque esse kit vai ajudar bastante a minha família”, relatou.

Rosilda Rodrigues expressou gratidão ao receber o kit do Vestuário Social. Foto: Daniel Villamor/SEASDH
Comentários
Flash
Após mais de 20 dias desaparecida, mulher de Sena Madureira é localizada em Manaus
Por yaconews
A Nauana Fernanda, natural de Sena Madureira, que estava desaparecida há mais de 20 dias em Manaus (AM), já foi localizada e encontra-se em segurança. A informação foi confirmada por meio de uma postagem feita pelo irmão da jovem nas redes sociais, na manhã deste domingo (14).
Na publicação, o familiar agradeceu o apoio recebido durante o período de buscas, destacando a importância da mobilização popular, das orações e das informações compartilhadas pela comunidade. Segundo ele, cada gesto de solidariedade fez a diferença para que o desfecho fosse positivo.
“Informamos que Nauana Fernanda já foi encontrada e encontra-se em segurança. Agradecemos imensamente a todos que compartilharam informações, demonstraram solidariedade, oraram e se mobilizaram de alguma forma”, escreveu.
Ainda na mensagem, o irmão fez uma reflexão sobre a luta silenciosa enfrentada por pessoas que convivem com o vício, ressaltando que o problema não atinge apenas quem enfrenta a dependência, mas também toda a família e pessoas próximas, sendo muitas vezes marcado por dor, fragilidade emocional e falta de apoio.
O desaparecimento da jovem havia sido divulgado anteriormente, gerando grande repercussão e preocupação entre familiares, amigos e moradores de Sena Madureira. Com a confirmação de que ela foi encontrada, o caso passa agora a ter um desfecho que traz alívio à família e à comunidade.
Até o momento, não foram divulgados detalhes adicionais sobre as circunstâncias em que Nauana Fernanda foi localizada.





































Você precisa fazer login para comentar.