Cotidiano
ETA I é paralisada novamente e abastecimento de água em Rio Branco volta a ficar comprometido
Balseiros e aumento do Rio Acre impedem captação; ETA II também opera com redução, afetando milhares de moradores

O Saerb afirmou que a grande quantidade de balseiros descendo o rio compromete o funcionamento da ETA I. Foto: Arquivo/Saerb
Em menos de um mês, a Estação de Tratamento de Água I (ETA I) teve suas atividades interrompidas novamente, comprometendo o abastecimento em Rio Branco. Segundo o Serviço de Água e Esgoto (Saerb), a paralisação total ocorreu às 14h desta sexta-feira (18) devido ao acúmulo de balseiros próximo à bomba de captação no Rio Acre.
A ETA II também enfrenta dificuldades por causa da elevação do nível do rio, reduzindo a distribuição de água em regiões como o Segundo Distrito e parte do Primeiro Distrito. Em março, as duas estações já haviam sido paralisadas, deixando cerca de 300 mil moradores sem água.
O Rio Acre começou a subir na terça-feira (15), passando de 7,41 metros para 10,68 metros nesta sexta. O Saerb alertou que, além dos balseiros, a alta turbidez da água tem prejudicado o tratamento. A situação pode se agravar caso o rio continue a subir.
Com essa elevação das águas, o Saerb afirmou que a grande quantidade de balseiros descendo o rio compromete o funcionamento da ETA I. “Além disso, os níveis elevados de turbidez da água têm dificultado o processo de tratamento”, destacou.
O funcionamento da estação começou a ser comprometido na quinta. Na região do Horto Florestal, por exemplo, o abastecimento foi suspenso na mesma data. Já nas regiões do Centro e Baixada da Sobral parou de cair água nesta sexta-feira, 18.
“Todas as equipes técnicas estão mobilizadas, para restaurar o abastecimento ainda neste sábado”, afirmou o gerente administrativo da Estação de Tratamento de Água I (ETA I).
É disse mais. “A forte correnteza, está dificultando os serviços de limpeza dos balseiros. Reforçamos o compromisso em restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível e agradecemos a compreensão da população”, diz o serviço.
Responsável por abastecer os 40% restantes da capital acreana, a ETA I também passou por problemas recentemente. Em fevereiro deste ano, um deslizamento de terra na captação da estação interrompeu o serviço.

A maior cidade do estado (Rio Branco), tem cerca de 380 mil habitantes, ou seja, praticamente toda a cidade ficou afetada. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.