fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Estudo mapeou sites suspeitos de venda ilegal de cigarros eletrônicos no Brasil

Publicado

em

Levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública encontrou cerca de 870 links oferecendo o produto, mesmo sem autorização da Anvisa

Em abril, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil. Com isso, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento e propaganda desses produtos. Os cinco diretores votaram para que a vedação, em vigor desde 2009, continue no país. Porém, na prática, não é assim que acontece.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou com exclusividade para a coluna a pesquisa “Venda Ilegal de Produtos de Tabaco e Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) na internet”, e quer trazer a discussão sobre um plano de ação conjunta a respeito do tema. A pesquisa foi feita com o objetivo de abordar as políticas de controle do tabaco no Brasil.

O estudo mostra que sites suspeitos de venda ilegal de cigarros, cigarros eletrônicos e acessórios foram mapeados, resultando em um total de aproximadamente 870 links. Para o Instagram, a pesquisa textual por meio do Google resultou na identificação de 305 perfis públicos. Em pesquisa manual realizada em 5 Unidades da Federação, em 945 municípios, foram identificados 298 estabelecimentos usando os serviços do iFood para a venda de produtos fumígenos e DEF.

Além disso, de acordo com essa pesquisa, estimou-se que cerca de 51 milhões de pessoas, de 12 a 65 anos, tenham consumido cigarros industrializados na vida (33,5%), e aproximadamente 20,8 milhões tenham consumido nos 30 dias anteriores à pesquisa, correspondendo a 13,6% dos brasileiros dessa faixa etária.

Assim, foram avaliados 945 municípios no total dos cinco estados pesquisados, com os seguintes resultados:

  • Foram encontradas lojas utilizando o serviço de delivery do iFood para venda de cigarros e/ou DEF em todos os estados mapeados.
  • A maioria dos estabelecimentos que utilizam o serviço de delivery do iFood para venda de cigarro e/ou DEF está presente no Sudeste e no Sul, seguidos pelo Centro-Oeste, pelo Nordeste e pelo Norte.

As capitais apresentaram um número maior de estabelecimentos usando serviço delivery com venda de produtos fumígenos (Reprodução/Ministério da Justiça e Segurança Pública)

  • As capitais apresentaram um número maior de estabelecimentos usando serviço delivery com venda de produtos fumígenos do que os demais municípios, bem como havia maior diversidade de produtos de venda e opções com preços mais caros.

As capitais apresentaram um número maior de estabelecimentos usando serviço delivery com venda de produtos fumígenos (Reprodução/Ministério da Justiça e Segurança Pública)

  • Há, de modo geral, um conjunto de estratégias, como a escolha das palavras-chave para nomear os produtos fumígenos e/ou DEF, evitando os sistemas de controle e rastreamento

Seja nas redes sociais, seja nos sites de venda ou em aplicativo para serviço de delivery, foi possível identificar infração às normas vigentes da Anvisa. No Brasil, a agência regulamentadora proíbe tanto a venda de qualquer produto fumígeno ou DEF pela internet, como ações de publicidade e propaganda por meio da apresentação de imagem de embalagens, nome ou marca de produtos.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Carnaval fora de época de Brasiléia será realizado por empresa privada em 2024

Publicado

em

Prefeita Fernanda Hassem, anuncia que o carnaval de 2024 não será o Município que irá realizar.

O tradicional carnaval fora de época – Carnavale, que acontece no mês de julho quando se comemora o aniversário do município de Brasiléia, este ano será em molde diferente, segundo a prefeita Fernanda Hassem.

Em seu gabinete nesta quinta-feira, dia 20, a gestora anunciou que a festa irá acontecer nos dias 5, 6 e 7, já o desfile cívico será no dia do aniversário do município, dia 3 de julho no centro da cidade.

Fernanda Hassem destacou que esse ano especificamente, o evento não será realizado pela Prefeitura como nos anos anteriores. Uma empresa particular irá promover o evento com uma estrutura menor, com bandas locais e convidados como atrações.

“Estava cheia de planos. É meu último ano como prefeita. Não temos condições de colocar recurso público ainda com abrigo aberto (…). Vamos estar com a iniciativa privada cedendo o local, ajudando na divulgação, limpeza antes, durante e depois. Somente isso”, disse a prefeita.

Mesmo com simplicidade, Fernanda espera a participação dos moradores e que o evento aqueça comércios locais, como hotéis, restaurantes, pousadas, entre outros empreendimentos.

A gestora também aproveitou a oportunidade para anunciar o evento “Brasiléia Rural Show”, que deverá acontecer uma semana depois. A programação será anunciada em breve.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil captura acusado de matar homem atingindo artéria da perna com tiro

Publicado

em

Diemesson tem histórico de envolvimento em assalto, homicídio e tentativa de homicídio na fronteira.

Operação da PCAC resultou na prisão de foragido acusado de crimes ligados a organizações criminosas. Confissão e apreensão de arma fortalecem investigações sobre violência em Brasiléia.

A Polícia Civil do Acre através da equipe de investigadores da Delegacia Geral de Brasiléia, capturou Diemesson Silva dos Santos, de 26 anos, foragido da justiça com mandado de prisão preventiva por uma tentativa de homicídio ocorrida em maio deste ano na cidade de Brasiléia.

Diemesson Silva dos Santos é acusado de tentar matar um jovem de 21 anos, morador do bairro Leonardo Barbosa, em um conflito entre organizações criminosas rivais. Além disso, uma segunda investigação o aponta como autor de um homicídio consumado no mesmo bairro.

Em 2016, foi preso após praticar um assalto com um comparsa a luz do dia, em um mercado que funcionava ao lado da rodoviária de Brasiléia. Toda ação foi registrada pelo sistema de vigilância, resultando em perseguição, troca de tiros e prisão dentro do Parque Centenário.

Na madrugada da última segunda-feira, 17, Diemesson teria disparado contra a residência de Raimundo Gonçalves da Silva, de 33 anos, de 33 anos, enquanto este dormia. Um dos projéteis atingiu a vítima na região inguinal, resultando em sua morte dentro do imóvel. Após o ataque, o suspeito ainda atirou em outra residência próxima, sem causar ferimentos.

Raimundo morrei agonizando após ser atingido na perna e perder seu sangue.

Durante o interrogatório, Diemesson confessou ambos os crimes, alegando que estava sendo perseguido por membros de uma organização criminosa, o que o levou a cometer os delitos. Ele afirmou que a morte de Raimundo Gonçalves foi um engano, pois a vítima estava residindo de aluguel na casa de seu verdadeiro alvo.

Com as informações fornecidas pelo suspeito, a polícia conseguiu localizar e apreender a pistola 9mm usada nos crimes, reforçando as investigações e a responsabilidade de Diemesson nos atos violentos.

Veja entrevista com o delegado Erick Maciel sobre a prisão do acusado que confessou o crime da morte de Raimundo.

MATÉRIAS e VÍDEO RELACIONADOS:

Homem é morto com um tiro na perna após ter casa alvejada em Brasiléia

Bandidos assaltam mercado em Brasiléia e são presos após cerco policial

Comentários

Continue lendo

Extra

Brasiléia recebe R$ 1,5 milhão em emenda do deputado Tadeu Hassem para infraestrutura

Publicado

em

Os recursos serão primariamente aplicados em projetos de recuperação de ruas, pavimentação asfáltica e melhorias no meio-fio. Além disso, parte significativa do montante será investida nos ramais da cidade, fundamentais para a produção rural.

“O governador já está liberando as emendas dos nossos parlamentares. Venho trazer esta boa notícia para Brasileia e tenho a certeza de que a prefeita Fernanda Hassem conduzirá um excelente trabalho”, concluiu deputado.

Em um evento marcado por celebração e gratidão, o deputado estadual Tadeu Hassem anunciou a destinação de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para a cidade de Brasileia. Este montante já está disponível na conta da prefeitura e será utilizado para melhorias na infraestrutura urbana e rural, além de atender às necessidades dos produtores rurais.

Durante a transmissão ao vivo da sede da prefeitura, o deputado expressou sua felicidade e emoção ao compartilhar a notícia com os moradores. “Eu tive um propósito na minha vida em 2022 e o povo confiou em nós. Fomos eleitos deputados estaduais e o meu propósito é trabalhar para melhorar as condições de vida do nosso povo que já é tão sofrido”, afirmou Tadeu Hassen.

A prefeita Fernanda Hassem, que também estava presente no evento, destacou a importância desta emenda, considerada uma das maiores já recebidas pelo município de um deputado estadual para a infraestrutura municipal. Segundo a prefeita, os recursos serão primariamente aplicados em projetos de recuperação de ruas, pavimentação asfáltica e melhorias no meio-fio. Além disso, parte significativa do montante será investida nos ramais da cidade, fundamentais para a produção rural.

“O nosso município completará 114 anos no próximo mês, e este recurso chega como um presente para a cidade e para todos os cidadãos de Brasileia. Após um ano difícil, marcado por enchentes terríveis, esta emenda é crucial para a recuperação e melhoria de nossa infraestrutura urbana e rural”, declarou a prefeita Fernanda Hassem.

O anúncio foi recebido com entusiasmo pelos servidores, especialmente pelos pequenos produtores rurais que dependem de melhorias nos ramais para escoar sua produção. O deputado Tadeu Hassen enfatizou seu compromisso com a população, destacando que esta é apenas a primeira de muitas ações que pretende realizar em benefício do estado.

“A nossa primeira emenda, no valor de um milhão e meio de reais, já está disponível para a prefeitura. Isso é só o começo. Nosso papel é estar próximo da população, trazer benefícios e investimentos necessários”, ressaltou o deputado Tadeu Hassem.

Tadeu Hassen também aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador pela liberação das emendas e destacou seu papel como presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, que supervisiona todo o orçamento do estado. “O governador já está liberando as emendas dos nossos parlamentares. Venho trazer esta boa notícia para Brasileia e tenho a certeza de que a prefeita Fernanda Hassem conduzirá um excelente trabalho”, concluiu deputado.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo