Conecte-se conosco

Acre

Estudantes lamentam fechamento de única biblioteca pública que estava funcionando em Rio Branco: ‘Me sinto injustiçado’

Publicado

em

A capital acreana está sem bibliotecas públicas abertas a menos de um mês do Enem. Mesmo com o governo informando o fechamento do local por meio de nota no site oficial na segunda-feira (17), muitos disseram que não sabiam.

Biblioteca Pública está fechada por tempo indeterminado  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Biblioteca Pública está fechada por tempo indeterminado — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Muitos estudantes que foram até a Biblioteca Estadual Adonay Barbosa, que fica no Centro de Rio Branco, se depararam com as portas fechadas nessa terça-feira (18). Mesmo com o governo informando o fechamento do local por meio de nota no site oficial na segunda-feira (17), muitos disseram que não sabiam.

A Fundação Elias Mansour (FEM) informou que o local deve ficar fechado devido a problemas de ordem técnica, mas não detalhou quais são os problemas especificamente. O local é ponto de encontro de estudantes, amantes da leitura e muito utilizado para pesquisas e o único nesse formato que ainda estava aberto, já que a Biblioteca da Floresta está fechada desde 2019. Ou seja, a capital acreana está sem bibliotecas públicas abertas a menos de um mês do Enem.

Na terça, Igor Caleb Cordeiro, que vai ao local todos os dias foi pego de surpresa. “Não deixaram nenhuma informação falando que estava fechada, porque semana passada eu tava conseguindo entrar tranquilo. Me sinto injustiçado, porque poderia estar lá dentro, lendo um livro e me divertindo”, disse.

A Camile Souza, que vai fazer o Enem nos dias 13 e 20 deste ano, diz que os prejuízos são grandes para quem depende da biblioteca. Na reta final de preparação, ela se sente prejudicada, já que a biblioteca era onde ela conseguia boa parte dos materiais para estudar.

“Não avisaram nada e isso afeta não só a mim, mas outros estudantes que às vezes precisam vir ler um livro que não tem em casa ou porque não tem acesso à internet”, reclama.

Além de auxiliar na alfabetização, a biblioteca, inaugurada em 1979, funciona como espaço para construção de conhecimento, disponibilizando os recursos necessários para a pesquisa e o descobrimento de novas ideias, realidades, culturas e perspectivas.

Mesmo assim, as duas bibliotecas públicas da capital acreana estão fechadas e sem previsão para reabertura.

“Só tinha essa biblioteca, tem gente que não tem como comprar um livro caríssimo ou simplesmente mora em uma zona rural e não tem acesso a internet”, desabafa.

Biblioteca Pública em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Biblioteca Pública em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

A biblioteca foi inaugurada em 1979 e, em 2008, precisou passar por uma reforma. Em dezembro de 2108 a antiga equipe do governo informou que o espaço ia ser fechado para ser modernizado, adaptado e ampliado e com acessibilidade. A obra tinha prazo para durar quatro meses e estava avaliada em R$ 740 mil.

Um mês depois do anúncio da reforma, a biblioteca continuava fechada e não havia uma data prevista para iniciar a reforma. O espaço chegou a ficar dez meses fechado e foi reinaugurado no dia 15 de outubro de 2019.

A biblioteca ficou mais de um ano fechada devido à pandemia de Covid-19 e foi reaberta no dia 8 de setembro de 2021.

Uma nota, assinada chefe da Divisão de Livro Leitura e Literatura da FEM e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Acre, Cláudia Valéria Martins Jorge, informa oficialmente o fechamento do espaço.

Colaborou Consuela Conzalez, da Rede Amazônica Acre

Comentários


Acre

Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre cumpre oito mandados judiciais contra integrantes de facção criminosa

Publicado

em

A Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre (FTSP-AC), cumpriu na manhã desta terça-feira (06), oito mandados judiciais, sendo 03 (três) de prisão preventiva e 05 (cinco) mandados de busca e apreensão para reprimir crimes de integrar organização criminosa. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco.

A investigação conduzida pela Força-Tarefa de Segurança Pública, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, contou com a participação de 26 (vinte e seis) policiais no cumprimento dos mandados.

As investigações iniciaram-se em abril de 2020, quando da deflagração da Operação Partum I, através da qual logrou-se êxito em prender dezenas de integrantes da organização criminosa, coletando provas quanto a participação de outras pessoas, as quais são objetos da presente investigação. A partir desta operação foi possível identificar diversos indivíduos que integram facção criminosa.

Cerca de 10KG de entorpecentes foram apreendidos na ação de hoje.

Os envolvidos responderão pelos crimes de integrar organização criminosa, cujas penas podem chegar a 12 (doze) anos de prisão.

Comentários


Continue lendo

Acre

Com aviso amarelo, Inmet alerta para chuvas fortes com ventos intensos em todas as regiões acreanas

Publicado

em

Alerta foi dado na manhã desta segunda-feira (5) e vai até às 10h desta terça (6). Previsão é de chuva 50 milímetros por dia e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo de chuvas intensas em todo o Acre entre esta segunda-feira (5) e às 10h desta terça (6).

A previsão é de chuva 50 milímetros por dia e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h, além de ventos intensos. Ainda de acordo com o instituto, não há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As chuvas intensas devem atingir também outras localidades da região Norte, como o Vale do Acre, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Vale do Juruá e Madeira-Guaporé

As instruções dadas são:

 

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comentários


Continue lendo

Acre

Com chapa única, Emerson Jarude será aclamado presidente municipal do MDB em Rio Branco

Publicado

em

Candidato único a presidente da executiva municipal do MDB em Rio Branco, o vereador e deputado estadual eleito Emerson Jarude deve ser aclamado para o cargo nesta segunda-feira (5).

A votação acontece na sede do partido, na rua Antônio da Rocha Viana, até o meio-dia.

Jarude vai presidir o MDB pelos próximos dois anos com a missão de comandar a sigla nas eleições municipais de 2024. A intenção é começar a pensar uma chapa proporcional competitiva e uma candidatura à prefeitura.

“Feliz pela confiança que os MDBistas depositaram em mim na condução dessa nova etapa. Uma missão muito importante nesse processo de reestruturação do partido que terá como foco a reabertura do diálogo com as nossas bases, a busca por novos quadros que qualifiquem a sigla e as futuras discussões a respeito do pleito eleitoral de 2024. Nosso método de trabalho sempre foi respeitado dentro do MDB e fico grato que o partido tenha reconhecido nele um dos caminhos a seguir nos próximos anos.
O importante é ajudar a conduzir o MDB com base nas diretrizes democráticas de Ulysses Guimarães, respeitando as lideranças históricas do partido e dando voz às novas gerações”, afirmou Jarude.

Saiba quem serão os integrantes da direção municipal do MDB em Rio Branco:

Emerson Jarude (presidente)

Pádua Bruzugu (1º vice-presidente)

Williandro Derze (2º vice-presidente)

Edvilson Moura (secretário)

Fernando Cabanelas (secretário adjunto)

João Marcos Luz (tesoureiro)

Franck Vidal (2º tesoureiro)

Atevaldo Santana (1ª vogal)

André Marques Miguéis (2ª vogal)

Comentários


Continue lendo

Em alta