fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Estudante da zona rural de Brasiléia é selecionada pelo Sisu para cursar medicina na UFAC

Publicado

em

Maísa Reis foi entrevistada pelo jornal on-line ao vivo e falou de suas expectativas como futura médica – Foto: Alexandre Lima

Passar numa faculdade de medicina ainda é tabu para muita gente – em alguns casos, tido como sonho impossível. Estudando todo o ensino fundamental e médio na Zona Rural, aos 18 anos, Maísa Trigueiro Reis subverteu as probabilidades. Vai trocar o Sítio, na Zona Rural de Brasiléia, interior do estado, por uma vaga para formar-se médica, na Universidade Federal do Acre – UFAC, em Rio Branco.

Por pouco ela não gabaritou a redação, tirou 980 na nota e somou 867,23 pontos na média geral, conseguindo o nono lugar nas vagas reservadas para ingressos de escola pública pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Maísa Trigueiro é filha de produtores rurais e nasceu em Brasiléia, ela sempre gostou de estudar, moradora do km 54 da BR 317, estrada do Pacífico, sentido Brasiléia – Assis Brasil, enfrentava cerca de 30km para chegar na escola Valéria Bispo Sabala, onde iniciou e terminou o ensino fundamental e médio.

Maísa conta que cursar medicina e se tornar uma médica conceituada era um sonho desde criança, mas os caminhos não foram fáceis para essa menina da Zona Rural, que morava a quilômetros da escola e não tinha internet para ajudar nos seus estudos.

A futura médica conta também que a ajuda dos pais foram essenciais para essa conquista, de família evangélica, Maísa diz que sempre colocou Deus em primeiro lugar em tudo na sua vida.

Maísa foi entrevistada pelo jornalista Fernando Oliveira – Foto: Alexandre Lima

“Foi muito difícil, pois moro na zona rural, e como não tinha internet, tinha que ir até a cidade para acessar questões de vestibular para complementar meus estudos e durante o ensino médio tive que sair da casa dos meus pais e morar com minha avó para que pudesse fazer um cursinho pré-vestibular”, disse Maísa.

Em 2020, a jovem Maísa fez o vestibular pela primeira, e embora tivesse tirado uma boa nota, recebeu a notícia que não tinha sido aprovada naquele ano e em seguida recebeu a notícia do falecimento de sua avó. Com o coração abalado mas sempre com fé em Deus, Maísa não desistiu de seus sonhos e se dedicou ainda mais nos estudos.

Em novembro de 2021, Maísa faz novamente o ENEM e sempre confiante em Deus, recebe a notícia de sua aprovação em fevereiro de 2022.

Em seus agradecimentos e colocando sempre Deus a frente de todas as coisas, Maísa agradece aos pais que sempre apoiaram, acreditaram e sonharam junto com ela, agradece aos excelentes professores que teve ao longo desses anos.

Embora o ensino seja muito criticado, a jovem Maísa diz ter orgulho de ter estudado sempre em escola pública e diz que com dedicação, força de vontade, fé em Deus e muita perseverança é possível alcançar seus objetivos.

veja entrevista na íntegra abaixo:

CLIQUE AQUI PARA VER VÍDEO.

Comentários

Continue lendo

Extra

Trio acusado de executar jovem é condenado a quase 80 anos de prisão

Publicado

em

Os três envolvidos no assassinato do jovem Pedro da Silva Souza foram condenados pela Justiça do Acre.

A decisão foi do conselho de sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri, após quase 10 horas de sessão, nesta quinta-feira, 16.

Railan da Silva França recebeu a maior pena. Ele terá que cumprir 26 anos 8 meses e 15 dias de prisão.  Walisson Jonatas Gomes da Silva foi sentenciado a 26 anos 10 meses e sete dias de prisão, enquanto Moisés Chaves Craveiro foi condenado a 24 anos 9 meses e 18 dias.

Os três réus foram considerados culpados pelos crimes de homicídio qualificado, corrupção de menores, ocultação e vilipêndio de cadáver, corrupção de menores e também por integrar organização criminosa.

Consta na denúncia do Ministéro Público do Acre, que Pedro da Silva Souza foi assassinado em 16 de novembro de 2022.

O crime teria ocorrido no interior de uma casa, no Residêncial Cabreúva e foi motivado pela guerra entre organizações criminosas.

Na mesma decisão que condenou os réus, o juiz Flávio Mariano negou aos réus o direito de recorrer da decisão em liberdade.

Comentários

Continue lendo

Extra

Ação das polícias na fronteira soluciona assalto na Bolívia

Publicado

em

Investigações levaram os policiais até o quinteto que foram identificados e presos, mas, após serem ouvidos, foram liberados.

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar do Acre, resultou na identificação dos envolvidos em um assalto ocorrido na manhã desta quarta-feira (15) em Cobija, na Bolívia.

O crime aconteceu em plena luz do dia na Avenida Internacional, onde dois indivíduos em uma motocicleta abordaram a vítima, apontaram uma arma e levaram uma bolsa contendo aproximadamente 19 mil bolivianos, cerca de 14 mil reais.

A vítima aguardava uma pessoa com quem havia combinado, por telefone, uma troca de reais por bolivianos. A investigação revelou que o contato foi feito por uma mulher de 17 anos. O crime foi registrado por câmeras de segurança no lado boliviano da fronteira.

Ao todo, cinco pessoas estão envolvidas no crime: quatro homens e a adolescente. Além dos dois assaltantes, outros dois forneceram apoio logístico após o assalto. Todos foram identificados, localizados e levados à delegacia para depoimentos.

Apesar de terem sido recuperados cerca de 4 mil bolivianos do montante roubado, os suspeitos não foram presos em flagrante e, após serem ouvidos, foram liberados. Eles deverão se apresentar à justiça posteriormente.

Matéria relacionada:

Veja vídeos: Brasileiro é vítima de assalto à luz do dia em avenida de Cobija, na Bolívia

Comentários

Continue lendo

Extra

Acidente entre veículos na Estrada do Pacífico quase termina em tragédia

Publicado

em

Fiat invadiu a contra-mão na curva e bateu na lateral do Chevrolet o fazendo cair no barranco.

Era por volta das 15:40 desta quinta-feira, dia 16, quando dois veículos se envolveram em um acidente que por pouco não termina em tragédia na BR 317 (Estrada do Pacífico), no quilometro 5, em uma curva que dá acesse a reta onde ocorreu outro acidente fatal no domingo passado.

No local, um veículo modelo Fiat/Mob, placa SHA2I52, que ia sentido cidade de Brasiléia vindo de Assis Brasil, colidiu na lateral de um Chevrolet/Tracker, placas SJA7C24, que ia sentido contrário. A batida na lateral fez com a SUV caísse em um barranco e por pouco capotasse com os dois passageiros.

Segundo foi levantado no local, o senhor Antônio Venâncio, que é representante comercial de uma empresa de ração do estado de São Paulo, estava se deslocando para o km 10, onde teria uma reunião com um cliente. Já o condutor do Fiat, Gustavo Castro, retornava da cidade de Assis Brasil na companhia de um amigo.

Na versão de Antonio, o representante comercial, ao acessar a curva percebeu que o Fiat vinha invadindo sua pista e ainda teria tentado desviar, mas o choque na lateral foi inevitável, fazendo com que perdesse o controle e foi rumo ao barranco saindo da estrada.

“Ainda bem que estávamos a uns 60km por hora. Caso estivéssemos com mais velocidade, talvez teria sido mais grave”, destacou o representante comercial. Já o condutor do Fiat, ainda estava assustado com o acontecido e se recuperava do susto.

Policia Rodoviária Federal esteve no local e orientou os condutores.

Por um milagre, todos saíram ilesos do acidente, registrando apenas danos materiais dos veículos e deveriam acionar os seguros para poder fazer os consertos. Uma viatura da Policia Rodoviária Federal – PRF, que fazia fiscalização na BR, chegou no local e realizou os procedimentos relacionado ao incidente.

Como não houve feridos ou vítimas fatais, os envolvidos foram liberados para que dessem início aos procedimentos relacionado ao acidente. O Fiat foi retirado do meio da pista com ajuda de um caminhão e o Chevrolet que é de uma locadora, seria acionada para buscar o veículo.

Comentários

Continue lendo