Extra
Estudante da zona rural de Brasiléia é selecionada pelo Sisu para cursar medicina na UFAC

Maísa Reis foi entrevistada pelo jornal on-line ao vivo e falou de suas expectativas como futura médica – Foto: Alexandre Lima
Passar numa faculdade de medicina ainda é tabu para muita gente – em alguns casos, tido como sonho impossível. Estudando todo o ensino fundamental e médio na Zona Rural, aos 18 anos, Maísa Trigueiro Reis subverteu as probabilidades. Vai trocar o Sítio, na Zona Rural de Brasiléia, interior do estado, por uma vaga para formar-se médica, na Universidade Federal do Acre – UFAC, em Rio Branco.
Por pouco ela não gabaritou a redação, tirou 980 na nota e somou 867,23 pontos na média geral, conseguindo o nono lugar nas vagas reservadas para ingressos de escola pública pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).
Maísa Trigueiro é filha de produtores rurais e nasceu em Brasiléia, ela sempre gostou de estudar, moradora do km 54 da BR 317, estrada do Pacífico, sentido Brasiléia – Assis Brasil, enfrentava cerca de 30km para chegar na escola Valéria Bispo Sabala, onde iniciou e terminou o ensino fundamental e médio.
Maísa conta que cursar medicina e se tornar uma médica conceituada era um sonho desde criança, mas os caminhos não foram fáceis para essa menina da Zona Rural, que morava a quilômetros da escola e não tinha internet para ajudar nos seus estudos.
A futura médica conta também que a ajuda dos pais foram essenciais para essa conquista, de família evangélica, Maísa diz que sempre colocou Deus em primeiro lugar em tudo na sua vida.

Maísa foi entrevistada pelo jornalista Fernando Oliveira – Foto: Alexandre Lima
“Foi muito difícil, pois moro na zona rural, e como não tinha internet, tinha que ir até a cidade para acessar questões de vestibular para complementar meus estudos e durante o ensino médio tive que sair da casa dos meus pais e morar com minha avó para que pudesse fazer um cursinho pré-vestibular”, disse Maísa.
Em 2020, a jovem Maísa fez o vestibular pela primeira, e embora tivesse tirado uma boa nota, recebeu a notícia que não tinha sido aprovada naquele ano e em seguida recebeu a notícia do falecimento de sua avó. Com o coração abalado mas sempre com fé em Deus, Maísa não desistiu de seus sonhos e se dedicou ainda mais nos estudos.
Em novembro de 2021, Maísa faz novamente o ENEM e sempre confiante em Deus, recebe a notícia de sua aprovação em fevereiro de 2022.
Em seus agradecimentos e colocando sempre Deus a frente de todas as coisas, Maísa agradece aos pais que sempre apoiaram, acreditaram e sonharam junto com ela, agradece aos excelentes professores que teve ao longo desses anos.
Embora o ensino seja muito criticado, a jovem Maísa diz ter orgulho de ter estudado sempre em escola pública e diz que com dedicação, força de vontade, fé em Deus e muita perseverança é possível alcançar seus objetivos.
veja entrevista na íntegra abaixo:
Comentários
Extra
Vítimas de grave acidente na Via Verde são identificadas: um morto e três feridos
Um grave acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (16), na Via Verde, próximo à Terceira Ponte, em Rio Branco, resultou na morte de um homem e deixou outras três pessoas gravemente feridas. As vítimas foram identificadas pelas autoridades.
Márcio Pinheiro da Silva, de 45 anos, técnico em sistemas eletrônicos de segurança, foi a vítima fatal do acidente. Ele estava em uma das motocicletas atingidas por uma caminhonete modelo Ford Ranger, de cor vermelha e placa EEP-2E06, que trafegava no sentido Ceasa–Terceira Ponte.

Márcio Pinheiro da Silva, de 45 anos, técnico em sistemas eletrônicos de segurança, foi a vítima fatal do acidente.
De acordo com informações, o condutor da caminhonete perdeu o controle da direção, invadiu a pista contrária e colidiu com três motocicletas em sequência.
A primeira vítima atingida foi Rayane Xavier Lima Verde, de 31 anos, que conduzia uma motocicleta modelo Factor, de placa NAB-4565. Ela sofreu uma grave laceração na perna esquerda.
Na sequência, o veículo atingiu uma moto da empresa VIP, lançando o técnico Carpeggiane de Freitas Lopes, de 46 anos, para dentro da mata às margens da rodovia. Ele sofreu múltiplos ferimentos, incluindo fratura e laceração na perna, amputação do dedão do pé esquerdo, além de trauma torácico e traumatismo craniano. Durante o impacto, a carrocinha acoplada à motocicleta se desprendeu e atingiu uma caminhonete Amarok branca, de placa QLU-9215.
A terceira motocicleta envolvida também era da empresa VIP e estava ocupada por Márcio Pinheiro e Fábio Farias de Lima, de 34 anos. Márcio morreu no local, enquanto Fábio ficou gravemente ferido e foi levado ao hospital em estado crítico.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros. O técnico de enfermagem Geyson Araújo foi elogiado por sua eficiência e profissionalismo durante o atendimento inicial até a chegada da equipe de suporte avançado.
A Polícia Militar atuou na segurança do local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que compareceu cerca de 30 minutos após o acidente. Após a perícia, o corpo de Márcio foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).
Familiares e amigos das vítimas relataram indignação ao afirmar que o condutor da caminhonete foi liberado pela PRF sem realizar o teste do bafômetro. A decisão gerou críticas e levantou suspeitas de possível favorecimento.
As causas do acidente seguem sob investigação.
Comentários
Extra
Veja vídeo: Mulher é atropelada em Brasiléia e motociclista foge sem prestar socorro
Câmeras de segurança registraram o momento do acidente; vítima sofreu lesões
Uma mulher identificada apenas como Laisa foi atropelada por uma motocicleta, no início da tarde desta quinta-feira (17), na Avenida Manoel Marinho Montes, no município de Brasiléia, no Alto Acre. O acidente ocorreu por volta das 12h e foi registrado por câmeras de segurança de um mercado próximo.
As imagens mostram o momento em que a mulher e o motociclista caem no asfalto após o impacto. O que mais chamou atenção foi a frieza do condutor, que se levantou calmamente, subiu na moto — tipo Honda/Biz — e deixou o local sem prestar socorro à vítima, que permaneceu desacordada na via.
Laisa foi rapidamente socorrida por populares e encaminhada ao Hospital Regional Raimundo Chaar, onde passou por atendimento médico. Segundo informações da unidade, ela apresentava escoriações pelo corpo e uma lesão na cabeça, sendo mantida em observação.
A Polícia Militar foi acionada e classificou o caso como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, conforme o artigo 303 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, além de multa, especialmente em casos de omissão de socorro.
O caso está sob investigação pelas autoridades locais, que tentam identificar o condutor por meio das imagens e depoimentos de testemunhas.
Comentários
Extra
Prefeito Sérgio Lopes se reúne com presidente do ICMBIO para tratativas da autorização de construção de tanques para criação de peixes na Resex
Por Wesley Cardoso
Brasilía/DF – Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Sérgio Lopes se reuniu com o presidente do ICMBIO, Marcelo Marcelino, a reunião teve como pauta a liberação para construção de tanques para criação de peixes para moradores da reserva.
O objetivo é aumentar a renda familiar com baixo impacto ambiental garantindo a preservação do Meio ambiente, hoje as famílias já tem autorização para destoca de até dois hectares por família para plantio de lavoura branca para sustento.
O prefeito Sérgio Lopes busca agora a autorização junto aos órgãos de proteção ambiental para a criação de peixes que, além de servir como reforço alimentar vai proporcionar uma fonte de renda, complementando a castanha e extração de látex, sem causar danos a floresta tendo em vista que as lâminas d’água serão implantadas em áreas já desmatadas.
“Viemos aqui em Brasília para iniciarmos as tratativas com ICMBIO e posteriormente vamos nos reunir com o IBAMA para que tenhamos a autorização para a construção de tanques para criação de peixes, a exemplo da destoca que já está autorizado até dois hectares por família, a construção de tanques vai garantir uma renda extra para famílias no período fora da colheita de castanha, e isso causa baixo impacto ambiental, e é uma forma de evitar o desmatamento”.
O prefeito Sérgio Lopes assegurou com o Deputado federal Roberto Duarte, a viabilização de emendas para aquisição de maquinários para a construção dos tanques, tão logo a autorização será aprovada.
Você precisa fazer login para comentar.