Acre
Estudante acreano é selecionado para encontro nacional de jovens talentos em matemática
João Gabriel Bastos, 16 anos, medalhista da OBMEP, representará o Acre no Hotel de Hilbert, evento promovido pelo IMPA no Rio Grande do Norte

Natural de Marechal Thaumaturgo e filho de dois enfermeiros, João Gabriel já conquistou quatro medalhas na OBMEP — duas de prata e duas de ouro. Foto: cedida
João Gabriel Bastos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Elvira Ferreira Gomes, foi selecionado para representar o Acre na 10ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH), promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O evento, que reúne os melhores jovens matemáticos do país participantes do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), será realizado em Natal (RN).
Trajetória de sucesso
Natural de Marechal Thaumaturgo e filho de enfermeiros, João Gabriel já conquistou quatro medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) — duas de prata e duas de ouro. Sua dedicação aos estudos e paixão pela disciplina o levaram a essa oportunidade única.
Viagem de 4 mil quilômetros e expectativas
Para participar do encontro, o jovem percorrerá mais de 4 mil quilômetros até o Rio Grande do Norte. “Vou conhecer um novo estado, nunca visitei o Rio Grande do Norte. Estou ansioso para ver o mar também, que eu vi só uma vez quando era bem pequenininho. Estou animado e muito feliz com essa grande oportunidade”, compartilhou João Gabriel, entusiasmado.
O Encontro do Hotel de Hilbert é uma iniciativa que visa estimular o intercâmbio de conhecimento entre estudantes promissores e pesquisadores renomados na área da matemática. A participação de João Gabriel reforça o potencial acadêmico do Acre em competições nacionais.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.