Conecte-se conosco

Cotidiano

Esther Dweck anuncia 3.026 vagas em concursos públicos

Publicado

em

Correio Braziliense

Segundo a ministra, serão 2.480 vagas para novas seleções e 546 nomeações em concursos já realizados

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou a autorização de 3.026 vagas para novos concursos públicos e provimentos de cargos, sendo 2.480 vagas para novas seleções e 546 nomeações em concursos já realizados. Ao todo, 22 órgãos serão contemplados, entre eles o Banco Central, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Tesouro Nacional, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e algumas agências reguladoras. A ministra estima que o impacto fiscal será de 546 milhões de reais.

A nomeção de aprovados em certames já realizados ocorrerá em quatro órgãos: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturas Renováveis (Ibama), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Agência Nacional de Mineração (ANM).

A maior remuneração inicial das novas vagas é entre R$ 16 mil a R$ 21 mil. Os novos concursos autorizados serão destinados para os seguintes órgãos:

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – 40 vagas

Agência Nacional de Aviação Civil – 70 vagas

Agência Nacional de Telecomunicações – 50 vagas

Agência Nacional de Energia Elétrica – 40 vagas

Agência Nacional de Saúde Suplementar – 35 vagas

Agência Nacional de Trannsportes Aquaviários – 30 vagas

Agência Nacional de Transportes Terrestres – 50 vagas

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – 50 vagas

Banco Central do Brasil – 100 vagas

Comissão de Valores Imobiliários – 60 vagas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – 895 vagas

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – 80 vagas

Ministerio do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – 50 vagas

Ministério da Fazenda – 40 vagas

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (ATPS) – 500 vagas

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (EPPGG) – 150 vagas

Ministério da Justiça e Segurança Pública – 100 vagas

Ministério do Planejamento e Orçamento – 100 vagas

Superintendência Nacional de Previdência Complementar – 40 vagas

As vagas no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos são divididas entre os cargos de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) e analista técnico de políticas sociais (ATPS).

Esses profissionais atuarão de maneira transversal, atendendo outros ministérios.

Para definir as prioridades da autorização dos novos concursos públicos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos seguiu sete critérios: tempo desde o último edital do concurso, proporção entre o número de vagas e o de cargos aprovados no órgão, proporção de aposentadoria em relação ao total de vagas ocupadas, perdas identificadas com base na ocupação máxima, mudança relevante na estrutura do órgão ou ampliação de atribuições nos últimos 12 meses, nível de impacto imediato dos serviços para a população e importância do órgão para as políticas prioritárias do governo.

O balanço do Ministério da Gestão e da Inovação é o de que o governo já anunciou a autorização de 23.086 vagas neste ano, entre nomeações de aprovados, novos certames e processo seletivo simplificado. Para a ministra Esther Dweck, o número de servidores no poder Executivo Federal ainda é insuficiente para garantir a prestação de “bons serviços para a população”. “É dificil saber qual área do serviço público está mais carente”, pontuou a ministra, na entrevista coletiva desta terç

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo