fbpx
Conecte-se conosco

Geral

“Estamos garantindo a desobstrução das ruas e a dispersão a partir das 22 horas”, diz secretário de Segurança, sobre as manifestações em frente ao 4º BIS

Publicado

em

Paulo Cézar Rocha dos Santos afirmou que o uso da força para retirar as pessoas não foi determinado pela Justiça estadual, nem pelo STF; situação é monitorada e controlada pela Sejusp, por meio das Forças de Segurança e da Inteligência

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo Cézar Rocha dos Santos, afirmou nesta terça-feira, 8, que as manifestações bolsonaristas pós-eleições em frente ao Quartel do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS), em Rio Branco, são monitoradas pela Sejusp e controladas pela Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), em conformidade com as determinações da Justiça estadual e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Socorro Rodrigues, vice-presidente da OAB/AC reuniu-se com o secretário de Segurança, Paulo Cézar Rocha dos Santos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

De acordo com o secretário, em encontro com Socorro Rodrigues, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Acre (OAB/AC), na sede da Sejusp, duas situações estão sendo fortemente coibidas pela PMAC, nesses episódios.

A primeira delas é impedir que o acesso pela Rua Colômbia, em frente ao 4º BIS, seja obstruído e a segunda, fazer valer que a ordem pública não seja perturbada a partir das 22 horas.

Conforme o secretário, as pessoas estão se concentrando na Rua Valério Magalhães, no eixo de entrada do portão principal do quartel, que desemboca na Rua Colômbia. E que na mesma Valério Magalhães também não há prejuízo para o livre acesso da via, já que os policiais colocaram grades no local, concentrando os manifestantes às margens da rua.

Secretário Paulo Cézar apresenta detalhes do que vem sendo feito pelo governo do Estado para manter a ordem em frente ao 4º BIS. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

“É preciso ficar claro que não podemos e não vamos usar a força para a retirada dessas pessoas, porque não há determinação judicial para isso. Pelo contrário, a recomendação é usar a moderação, porém, garantindo a ordem pública e o ir e vir das pessoas”, ressalta o gestor.

Socorro Rodrigues, por sua vez, destaca que a OAB/AC criou entre seus membros um grupo de verificação para acompanhar esses atos. “Viemos aqui conversar, para acompanhar, obter informações e prestar o nosso apoio à Sejusp. Trata-se de um fato anormal, que deve ser tratado com toda a atenção possível para que seja garantida a lei, a ordem e a paz”, destacou a vice-presidente da OAB/AC. Na ocasião, ela presenteou o secretário com uma caneca personalizada da OAB/AC.

Um dado que merece atenção é que a manifestação é esvaziada de dia e vai ganhando consistência à medida que a tarde vai terminando e a noite começando. É partir das 18 horas que famílias inteiras, incluindo crianças e idosos, aglomeram-se nos espaços delimitados pela PMAC na Rua Valério Magalhães.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre prende suspeito de homicídio e integrante de organização criminosa no bairro Chico Mendes

Publicado

em

Conhecido como “FIT” ou “Pitbull”, S.F.S. já tinha condenação por crimes anteriores e ostentava tatuagem que faz referência ao artigo do homicídio no Código Penal

Polícia Civil prende condenado e suspeito de homicídio no bairro Chico Mendes. Foto: cedida

Na manhã desta terça-feira, 11, a Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu S.F.S., conhecido pelos apelidos de “FIT” ou “Pitbull”. O indivíduo, que já havia sido condenado por integrar organização criminosa, é investigado por um homicídio ocorrido em março de 2025. A prisão foi realizada no bairro Chico Mendes, em Rio Branco, e marca um avanço significativo no combate aos crimes violentos na região.

De acordo com o delegado Alcino Sousa, coordenador da DHPP, o preso é reconhecido por sua participação em crimes graves e ostenta uma tatuagem na nuca com a inscrição “121”, referência ao artigo do Código Penal que define o crime de homicídio. “A captura desse indivíduo é um passo fundamental para garantir a segurança da população, uma vez que ele já possuía envolvimento comprovado com organização criminosa e é suspeito de um homicídio recente. A Polícia Civil segue firme no combate à criminalidade e na elucidação de crimes contra a vida”, afirmou o delegado.

A operação reforça o compromisso da Polícia Civil em desarticular grupos criminosos e solucionar casos de violência, garantindo maior segurança para os moradores do Acre.

Comentários

Continue lendo

Geral

Caminhão guindaste tomba entre Sena Madureira e Manoel Urbano

Publicado

em

Fonte: Yaco News

Na tarde desta terça-feira (11), um capotamento foi registrado envolvendo um caminhão guindaste, que vinha do município de Tarauacá com destino a Porto Velho. O acidente ocorreu às margens da BR-364, no km 48, entre os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, por volta das 15h30.

Apesar da gravidade do acidente e da posição em que o caminhão ficou, o motorista saiu ileso, com apenas danos materiais registrados. O caminhoneiro, aparentemente tranquilo e lúcido, não se pronunciou sobre as circunstâncias do acidente. Mais informações sobre o caso serão fornecidas assim que disponíveis.

VÍDEO

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de ameaçar a ex de morte no Dia da Mulher é preso no Acre

Publicado

em

Foto: Ascom/PCAC

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), representou no último domingo, 9, pela prisão preventiva de um homem identificado pelas iniciais J. P. A., investigado por ter ameaçado sua ex-companheira de morte no último dia 08, Dia Internacional da Mulher.

O investigado teria procurado a vítima em sua residência e no momento em que ela foi abrir o portão, percebeu que ele estava portando uma faca. Após ter sua entrada negada, o investigado saiu do local e passou a enviar áudios ameaçando a vítima de morte.

Durante o atendimento na Delegacia, a vítima recebeu um áudio de seu filho informando que seu pai estaria na casa, querendo arrombar o portão, e pedia para ela retornar porque o seu pai estava lá para matá-la, com um facão, contudo, quando a Polícia Militar chegou ao local, ele já tinha se evadido.

O Poder Judiciário deferiu a representação e decretou a prisão do investigado na manhã de ontem, 10, e o investigado foi preso no mesmo dia, pela Polícia Militar, nas proximidades da residência da vítima, quando ele estava a aguardando chegar.

Após a sua prisão, o investigado foi interrogado e se encontra à disposição da Justiça.

A Delegada de Polícia, Michelle Boscaro, reforçou a importância de as vítimas denunciarem qualquer tipo de violência sofrida e ressaltou que a DEAM está à disposição, 24 horas, para atendê-las.

“A Polícia Civil agiu rápido ao tomar conhecimento da ameaça de morte sofrida pela vítima e, após a decretação da prisão, a Polícia Militar, que foi acionada quando o investigado estava nas proximidades da casa da vítima, deu cumprimento ao mandado. Podemos dizer que evitamos um feminicídio, pois os indícios demonstram que o investigado estava inclinado a cumprir com suas ameaças de morte”, ressaltou a delegada.

Comentários

Continue lendo