Conecte-se conosco

Geral

“Estamos garantindo a desobstrução das ruas e a dispersão a partir das 22 horas”, diz secretário de Segurança, sobre as manifestações em frente ao 4º BIS

Publicado

em

Paulo Cézar Rocha dos Santos afirmou que o uso da força para retirar as pessoas não foi determinado pela Justiça estadual, nem pelo STF; situação é monitorada e controlada pela Sejusp, por meio das Forças de Segurança e da Inteligência

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo Cézar Rocha dos Santos, afirmou nesta terça-feira, 8, que as manifestações bolsonaristas pós-eleições em frente ao Quartel do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS), em Rio Branco, são monitoradas pela Sejusp e controladas pela Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), em conformidade com as determinações da Justiça estadual e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Socorro Rodrigues, vice-presidente da OAB/AC reuniu-se com o secretário de Segurança, Paulo Cézar Rocha dos Santos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

De acordo com o secretário, em encontro com Socorro Rodrigues, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Acre (OAB/AC), na sede da Sejusp, duas situações estão sendo fortemente coibidas pela PMAC, nesses episódios.

A primeira delas é impedir que o acesso pela Rua Colômbia, em frente ao 4º BIS, seja obstruído e a segunda, fazer valer que a ordem pública não seja perturbada a partir das 22 horas.

Conforme o secretário, as pessoas estão se concentrando na Rua Valério Magalhães, no eixo de entrada do portão principal do quartel, que desemboca na Rua Colômbia. E que na mesma Valério Magalhães também não há prejuízo para o livre acesso da via, já que os policiais colocaram grades no local, concentrando os manifestantes às margens da rua.

Secretário Paulo Cézar apresenta detalhes do que vem sendo feito pelo governo do Estado para manter a ordem em frente ao 4º BIS. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

“É preciso ficar claro que não podemos e não vamos usar a força para a retirada dessas pessoas, porque não há determinação judicial para isso. Pelo contrário, a recomendação é usar a moderação, porém, garantindo a ordem pública e o ir e vir das pessoas”, ressalta o gestor.

Socorro Rodrigues, por sua vez, destaca que a OAB/AC criou entre seus membros um grupo de verificação para acompanhar esses atos. “Viemos aqui conversar, para acompanhar, obter informações e prestar o nosso apoio à Sejusp. Trata-se de um fato anormal, que deve ser tratado com toda a atenção possível para que seja garantida a lei, a ordem e a paz”, destacou a vice-presidente da OAB/AC. Na ocasião, ela presenteou o secretário com uma caneca personalizada da OAB/AC.

Um dado que merece atenção é que a manifestação é esvaziada de dia e vai ganhando consistência à medida que a tarde vai terminando e a noite começando. É partir das 18 horas que famílias inteiras, incluindo crianças e idosos, aglomeram-se nos espaços delimitados pela PMAC na Rua Valério Magalhães.

Comentários

Geral

Em Mâncio Lima, mulher acusada de ter matado a própria sobrinha é morta a facadas

Publicado

em

Por Alex William, do Mâncio Lima em Foco

Na tarde deste sábado, 26, uma mulher foi morta a facadas no bairro da Cobal, no município de Mâncio Lima.

A vítima, das iniciais S.S.P., de 28 anos, é acusada pela morte de uma adolescente, quando na companhia de outros criminosos teria matado a facadas Ana Clara da Silva Sampaio, de 15 anos, nas proximidades do clube Paquera no dia 04 de novembro de 2020.

O corpo da mulher foi recolhido pelos peritos do Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil de Mâncio Lima, sob o comando do delegado José Obetânio.

Comentários

Continue lendo

Geral

Músico Diogo Soares apresenta projeto de show autoral em escolas de Rio Branco

Publicado

em

Financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da FGB-PMRB, projeto será apresentado a alunos do EJA

O cantor e compositor Diogo Soares, vocalista da banda Los Porongas, inicia uma série de apresentações em escolas públicas municipais de Rio Branco a partir desta sexta-feira (25). Serão cinco shows, programados para os dias 25, 29 e 30 de novembro, e 01 e 06 de dezembro. As apresentações fazem parte do projeto “Música, Papo e Palco Aberto nas Escolas”, que é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da FGB-PMRB e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), através da coordenadoria do EJA, e da Gênesis Produções.

Atualmente Diogo está em fase de preparação do seu primeiro disco solo e pretende levar aos estudantes um mosaico do seu trabalho, com canções que fizeram sucesso e novas composições, que tem na poesia a ferramenta fundamental para a transformação da realidade.

O projeto, que será apresentado a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas Monte Castelo (25/11), Caminho de Luz (29/11), Ilson Ribeiro (30/11), Juvenal Antunes (01/12) e Anice Dib Jatene (06/12) será no formato pocket show, com apresentação autoral de Soares e palco aberto para a participação dos estudantes, com início sempre às 19h. O show conta ainda com a participação especial do cantor e compositor Savnes, irmão de Diogo. Ao fim de cada apresentação, o vocalista da banda Los Porongas abrirá uma roda de conversa com os alunos, professores e funcionários das escolas.

“Uma das coisas mais legais desse projeto é que nos shows vou poder contar com a participação de toda a comunidade escolar, sejam alunos, professores e todos os demais servidores. Na escola Anice Dib Jatene, por exemplo, uma servidora vai cantar Pingos de Amor, do Paulo Diniz comigo. Estou muito feliz”, confessou um animado Diogo Soares.

Ficha Técnica:

O projeto tem produção executiva da atriz Sacha Alencar, cobertura de mídias sociais de Lucas Cavalcante, Design Gráfico, still e cobertura audiovisual de Samuel Moura e da Gênesis Produtora.

Comentários

Continue lendo

Geral

CIE recebe finais do Estadual de futsal 11, 13 e 15

Publicado

em

PHDEsporteClube

Serão disputadas neste sábado, 26, a partir das 14 horas, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) as finais dos campeonatos Sub 11, 13 e 15 promovidos pela Federação Acreana de Futsal (Fafs).

“Pensamos a programação para promover uma grande festa do futsal. Vamos fechar mais três competições e mesmo com pouco tempo de trabalho, estamos realizando os torneios programados”, disse o presidente da Fafs, Rafael do Vale.

Todas as finais

O Fluminense/CT Furacão do Norte vai disputar as finais das três categorias.

“Realizamos um trabalho bem consistente na base. O esporte abre portas e precisamos de mais incentivo para as nossas escolinhas”, disse o técnico Bruno Melo.

Duelos decisivos

Flu/CT Furacão x AME (Sub 15)

Flu/CT Furacão x Volta Redonda/CT Edson (Sub 13)

Flu/CT Furacão x ABC/Bola 15 (Sub 11)

Comentários

Continue lendo

Em alta