Flash
Estado mobiliza equipes para assistência às famílias em situação de risco e alagamento na capital e municípios
Mobilizadas pelo governo do Estado, equipes reunidas com 536 pessoas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Polícia Militar (PMAC), Defesa Civil estadual e municipal, secretarias do Estado e Prefeitura de Rio Branco seguem em campo, nesta sexta-feira, 24, atuando na prevenção e atendimento às famílias atingidas, após fortes chuvas causarem alagamentos, desmoronamentos e o bloqueio de ruas e rodovias em diversos pontos da capital e municípios do estado.
Segundo dados da Defesa Civil Estadual, o nível do Rio Acre atingiu a marca de 15,80 metros nas primeiras horas da manhã, ultrapassando a cota de transbordamento de 14 metros. Com mais de cinco mil famílias atingidas, “estamos trabalhando em conjunto para acolher as famílias em abrigos e escolas”, disse Sandro Cassiano, subcoordenador da Defesa Civil.
Mobilização de equipes
Ainda pela manhã, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, se reuniu com o secretário de governo, Alysson Bestene, e oficiais do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC), com a presença do comandante coronel Breno Victoriano. Na pauta, foram firmadas parcerias para a cessão de embarcações e tripulação do Exército para união ao Corpo de Bombeiros no atendimento das famílias atingidas.
Com mais de 800 ocorrências registradas, o Corpo de Bombeiros atende 3.605 pessoas atingidas em diversos bairros da capital. “Desde ontem [quinta-feira, 23] focalizamos nos locais que foram atingidos pela enxurrada dentro do município de Rio Branco, deslocando as nossas equipes e forças para estes locais, inclusive com outros parceiros como o Exército e todas as secretarias do Estado, para otimizar o atendimento e tentar mitigar os transtornos”, reafirmou o coronel Charles Santos.
Ação conjunta
A colaboração entre o governo do Estado, Prefeitura de Rio Branco, Defesa Civil estadual e municipal, secretarias de Estado e Exército foi incentivada em reunião sob tutela do governador, Gladson Cameli, ainda na madrugada desta sexta-feira. 24.
“Todas as secretarias do governo do Estado se colocaram à disposição com parte de material, equipamento e pessoal para chegar nos bairros, porque o número de ocorrências já passa de 800 solicitações via 193, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública”, apontou o comandante do CBM/AC.
Apoio às famílias
Moradora do Bairro Baixada do Habitasa desde a infância, Nívea Castro disse ter sido pega de surpresa pela alagação e que agradece muito o apoio e suporte dos bombeiros no local. “Moro aqui há muito tempo, desde criança, e aqui já tinha alagado antes, mas é a primeira vez que acontece assim. Foi muito rápido e estou tirando as coisas aos poucos, desde às 6 horas, com o apoio dos bombeiros e amigos”, disse.
Com a ação rápida do Estado, a dona de casa e mãe de quatro filhos, Taís Silva, de 29 anos, agradeceu o atendimento do Corpo do Bombeiros na Baixada da Habitasa. “Moro aqui há dois anos e é a primeira vez que a água chega até aqui. Outra vez, chegou perto, mas agora subiu muito rápido. É excelente ter os bombeiros aqui, porque fiquei muito nervosa. Eu nunca tinha passado por isso”, disse.
Durante o atendimento, as famílias estão sendo encaminhadas para a casa de amigos e parentes ou para abrigos instalados pela Defesa Civil nas escolas nos bairros Albert Sampaio, Conquista, Geraldo Fleming, Mocinha Magalhães, Universitário e Sobral.
Como ajudar
Para ajudar as famílias atingidas, o comandante do CBMAC pede que quem tiver uma embarcação pequena com motor e puder colaborar, que compareça ao Batalhão 1° BEPCIF, no Morada do Sol. “Nesse momento, precisamos da ajuda de todos”, destacou.
Para solicitar atendimento, basta ligar para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), através do 193.
Comentários
Flash
Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá
Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local
Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.
O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.
Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.
Comentários
Flash
Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas
Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.
Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.
A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.
A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.
Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.
” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.
O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu
Comentários
Flash
Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.
Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.
No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.
O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.
Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.
Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.
Você precisa fazer login para comentar.