Conecte-se conosco

Flash

Estado mobiliza equipes para assistência às famílias em situação de risco e alagamento na capital e municípios

Publicado

em

Mobilizadas pelo governo do Estado, equipes reunidas com 536 pessoas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Polícia Militar (PMAC), Defesa Civil estadual e municipal, secretarias do Estado e Prefeitura de Rio Branco seguem em campo, nesta sexta-feira, 24, atuando na prevenção e atendimento às famílias atingidas, após fortes chuvas causarem alagamentos, desmoronamentos e o bloqueio de ruas e rodovias em diversos pontos da capital e municípios do estado.

Ação conjunta conta equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil estadual e municipal, secretarias do Estado e Prefeitura de Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

Segundo dados da Defesa Civil Estadual, o nível do Rio Acre atingiu a marca de 15,80 metros nas primeiras horas da manhã, ultrapassando a cota de transbordamento de 14 metros. Com mais de cinco mil famílias atingidas, “estamos trabalhando em conjunto para acolher as famílias em abrigos e escolas”, disse Sandro Cassiano, subcoordenador da Defesa Civil.

Mobilização de equipes

Ainda pela manhã, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, se reuniu com o secretário de governo, Alysson Bestene, e oficiais do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC), com a presença do comandante coronel Breno Victoriano. Na pauta, foram firmadas parcerias para a cessão de embarcações e tripulação do Exército para união ao Corpo de Bombeiros no atendimento das famílias atingidas.

Comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), coronel Charles Santos, em reunião com o secretário de governo, Alysson Bestene, e oficiais do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC), com a presença do comandante, coronel Victoriano. Foto: Neto Lucena/Secom

Com mais de 800 ocorrências registradas, o Corpo de Bombeiros atende 3.605 pessoas atingidas em diversos bairros da capital. “Desde ontem [quinta-feira, 23] focalizamos nos locais que foram atingidos pela enxurrada dentro do município de Rio Branco, deslocando as nossas equipes e forças para estes locais, inclusive com outros parceiros como o Exército e todas as secretarias do Estado, para otimizar o atendimento e tentar mitigar os transtornos”, reafirmou  o coronel Charles Santos.

Corpo de Bombeiros recebe mais de 800 ocorrências e envia equipes para atendimento às famílias atingidas. Foto: Neto Lucena, Secom.

Ação conjunta

A colaboração entre o governo do Estado, Prefeitura de Rio Branco, Defesa Civil estadual e municipal, secretarias de Estado e Exército foi incentivada em reunião sob tutela do governador, Gladson Cameli, ainda na madrugada desta sexta-feira. 24.

“Todas as secretarias do governo do Estado se colocaram à disposição com parte de material, equipamento e pessoal para chegar nos bairros, porque o número de ocorrências já passa de 800 solicitações via 193, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública”, apontou o comandante do CBM/AC.

Apoio às famílias

Corpo de Bombeiros dá suporte às famílias atingidas na capital. Foto: Neto Lucena/Secom

Moradora do Bairro Baixada do Habitasa desde a infância, Nívea Castro disse ter sido pega de surpresa pela alagação e que agradece muito o apoio e suporte dos bombeiros no local. “Moro aqui há muito tempo, desde criança, e aqui já tinha alagado antes, mas é a primeira vez que acontece assim. Foi muito rápido e estou tirando as coisas aos poucos, desde às 6 horas, com o apoio dos bombeiros e amigos”, disse.

Com a ação rápida do Estado, a dona de casa e mãe de quatro filhos, Taís Silva, de 29 anos, agradeceu o atendimento do Corpo do Bombeiros na Baixada da Habitasa. “Moro aqui há dois anos e é a primeira vez que a água chega até aqui. Outra vez, chegou perto, mas agora subiu muito rápido. É excelente ter os bombeiros aqui, porque fiquei muito nervosa. Eu nunca tinha passado por isso”, disse.

Bombeiros auxiliam na retirada de materiais de famílias atingidas pela cheia. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante o atendimento, as famílias estão sendo encaminhadas para a casa de amigos e parentes ou para abrigos instalados pela Defesa Civil nas escolas nos bairros Albert Sampaio, Conquista, Geraldo Fleming, Mocinha Magalhães, Universitário e Sobral.

Como ajudar

Para ajudar as famílias atingidas, o comandante do CBMAC pede que quem tiver uma embarcação pequena com motor e puder colaborar, que compareça ao Batalhão 1° BEPCIF, no Morada do Sol. “Nesse momento, precisamos da ajuda de todos”, destacou.

Para solicitar atendimento, basta ligar para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), através do 193.

Comentários

Flash

Prefeito de Rio Branco apresenta PL que estabelece remissão do IPTU para imóveis atingidos pelas cheias

Publicado

em

Prefeitura beneficiará no mínimo 4.078 contribuintes que foram afetados pelas enchentes (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom apresentou, nesta terça-feira (30), ao lado do presidente da Associação Comercial e Industrial do Acre (Acisa), Marcello Moura, o Projeto de Lei que estabelece a remissão do crédito tributário do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Remoção de Resíduos Sólidos e Entulhos para imóveis prediais, referente ao exercício de 2023, que tiveram sua área territorial afetada, maior ou igual a 40%, pelas enchentes, inundações ou alagamentos causados pelas chuvas ocorridas de março a abril deste ano, em Rio Branco.

O prefeito informou que essa remissão do crédito tributário é mais um gesto solidário aos atingidos para recomeçar a vida.

“Esse foi o maior desastre de água que aconteceu aqui em Rio Branco e atingiu todo mundo, comerciante, moradores e residências. A prefeitura está fazendo tudo o que pode para poder diminuir esse prejuízo para as pessoas, e principalmente, os comerciantes. A gente sabe que teve comerciante que perdeu tudo, e isso não é fácil, para recomeçar novamente, precisa de muita ajuda.”

Com a medida, a Prefeitura de Rio Branco beneficiará no mínimo 4.078 (quatro mil e setenta e oito) contribuintes que foram afetados pelas enchentes, inundações ou alagamentos causados pelas chuvas ocorridas de março a abril de 2023.

Segundo o secretário de Finanças do município, Wilson Leite, serão dez unidades fiscais em desconto, no valor que corresponde a 1.630 reais. Antes o desconto chegava apenas 3 unidades fiscais. As propriedades que irão receber o benefício foram alcançadas por meio de um levantamento geltecnológico usando como parâmetro a curva do rio.

“Nós conseguimos estabelecer pela curva de nível, os imóveis que estavam dentro dessa mancha. Quando nós chegamos a localizar esses imóveis, estabelecemos que somente os imóveis com área alagada até 40%, seriam contemplados e deixamos margem para que outros imóveis que queiram ou comprovem que houve um caso de dano ou uma perda de equipamentos e comprove isso junto à prefeitura faça o requerimento para essa isenção de até 1.630.

Ainda de acordo com o secretário Wilson, àquele imóvel que ultrapassar esse valor, também pode requerer.

“Desde que comprovado por fotos por um laudo da defesa civil que houve um dano no imóvel dele. A gente também atende esse contribuinte, mas tem que requerer junto a prefeitura”, explicou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial do Acre (Acisa), Marcello Moura, diz que o gesto de solidariedade do prefeito Tião Bocalom, irá reduzir os prejuízos dos comerciantes afetados pela catástrofe.

“Mais uma vez eu parabenizo o prefeito e a equipe dele pela sensibilidade. Eu tive a oportunidade de estar junto no momento da alagação. Foi uma alagação de dano muito grande para muitas pessoas. Os empresários pediram socorro, pediram ajuda. A gente veio aqui, fez a solicitação e o prefeito de prontidão, atendeu.”

Comentários

Continue lendo

Flash

Vereadores da base de Brasiléia se reúnem para escolher nome para sucessão de Fernanda Hassem

Publicado

em

Logo após a 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Brasiléia realizado nesta terça-feira, dia 30, os vereadores que fazem parte da base do executivo; Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Lessandro Jorge (Sem Partido), Leonir de Castro (PP), Marcos Tibúrcio (MDB) e Rogério Pontes (PROS) se reuniram com um propósito consolidado por parte dos mesmos.

O objetivo da reunião, seria que um dos seis vereadores, deverá concorrer as eleições de 2024 ao cargo de prefeito no município. Os vereadores que iniciaram a reunião informal, no entanto, a decisão ocorreu sem a presença da Prefeita.
Ao mesmo tempo, se especula a possível indicação de um dos secretários municipais, ou de Carlinho do Pelado, que já foi vereador por duas legislaturas e vice-prefeito nos dois mandatos de Fernanda Hassem.

Carlinho do Pelado, por sua vez, acredita que esta seria sua vez de competir ao cargo executivo, uma vez que esteve nos últimos 16 anos, nos bastidores da política ajudando o Município.

Outro fato que chama atenção na ação do grupo, seria da decisão que ainda pode estar sendo levado ao conhecimento da gestora.

Comentários

Continue lendo

Flash

Onças Maiara e Maraisa serão levadas para “namorar” em centro de preservação

Publicado

em

Queridinhas do público que visita o Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco – Capital do estado do Acre, as onças pintadas Maiara e Maraisa, serão levadas para fora do estado para um período de namoro.

Elas já atingiram a idade adulta e como estão prestes a entrar no cio, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela administração do parque, está finalizando as tratativas para a remoção da dupla.

A princípio, o destino de Maiara e Maraisa é o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, o CENAP, e Atibaia, interior paulista. Elas irão passar por um período de adaptação até que estejam prontas para dividirem o mesmo espaço com um macho.

A data certa da transferência ainda não está confirmada, mas faz parte de um plano de reprodução do CENAP/ICMBIO

Comentários

Continue lendo

Em alta