Conecte-se conosco

Cotidiano

Estado implementa Fórum Estadual de Políticas Públicas para Mulheres

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), celebrou a implementação do Fórum Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, na manhã desta segunda-feira, 21 . Na ocasião, o Estado e os 22 municípios acreanos realizaram a assinatura do termo de compromisso para o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres.

O fórum, primariamente, beneficia os Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OPMs), que trabalham em escala municipal na promoção de direitos. Foto: José Caminha/Secom

O fórum objetiva o fortalecimento de políticas públicas para mulheres e a consolidação entre o governo do Acre e os organismos municipais de políticas direcionadas para a população feminina.

Na solenidade, também foi realizada a assinatura do Pacto Estadual de Fortalecimento das Políticas para as Mulheres, pelos poderes Legislativo, Estadual e Federal. Foto: José Caminha/Secom.

O evento evidenciou a necessária união entre poderes, com todos voltados para uma sociedade igualitária. Frente a isso, o governador Gladson Cameli apreciou o fórum estadual e acrescentou: “As mulheres representam a vida e, em nosso mundo moderno, elas devem ser livres e encorajadas a viverem como quiserem. Devemos garantir a segurança, o respeito e a liberdade delas”.

Em sua fala, o governador do Acre, agradeceu a participação do governo federal o qual tem se mostrado parceiro em todas as estruturas. Foto: José Caminha/Secom.

Ao assinar o pacto estadual, Cameli disse: “Assino este documento com muito orgulho e espero a colaboração de todos os envolvidos. Não há justificativa para aceitarmos uma sociedade desigual”.

A vice-governadora Mailza corroborou: “Ao assumir este cargo, coloquei como prioridade a luta por direitos das mulheres, diminuindo os índices de feminicídio e provendo maior autonomia para todas. Precisamos deixar o papel de coadjuvantes para desempenhar o nosso protagonismo”.

“O governo do Acre está comprometido em cuidar das pessoas e em promover uma sociedade cada vez mais igualitária”, destacou a vice-governadora do Acre. Foto: José Caminha/Secom.

A solenidade contou com a participação do Ministério das Mulheres, representado por Carmen Ferreira, secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, a qual parabenizou o Acre por ser o primeiro estado do Brasil a ter um organismo de política para mulheres em todos os seus municípios.

Carmen Ferreira, representando o governo federal, julga que a articulação entre poderes em prol das mulheres é de extrema importância. Foto: José Caminha/Secom.

A secretária nacional destacou que o governo federal compartilha de preocupações semelhantes ao governo do Acre, como a luta contra a violência doméstica, para a promoção de autonomia econômica e maior participação política das mulheres. “Estamos comprometidos em fazer investimentos para que as mulheres possam ser livres, ter autonomia e dignidade num país tão valoroso como o nosso”, disse.

A titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa, julgou o momento como um dia histórico: “Agradeço a todos os que se voltam para garantir os direitos das mulheres. O trabalho em rede é fundamental para a construção de um futuro brilhante para todas as garotas e mulheres do nosso estado. Com a união de poderes, instituições e sociedade civil, conseguiremos dar um freio nessa desigualdade”.

Secretária de Estado, Márdhia El-Shawwa, agradeceu os esforços de todos, principalmente dos profissionais que atuam no interior. Foto: José Caminha/Secom.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo